Destino: África » Uganda

Uganda

Visitar Uganda: Lago Bunyonyi
Vista do Lago Bunyonyi, Uganda

Uganda

A Floresta Impenetrável de Bwindi é, porventura, a razão que mais visitantes leva ao Uganda, interessados em conseguir um possível frente-a-frente com os gorilas de montanha que ali encontraram o seu melhor refúgio. Território coberto por savanas e selvas equatoriais de altitude, com grande número de rios e lagos (partilha com o Quénia e a Tanzânia as margens do Lago Vitória), e também a mais alta cordilheira de África. Por todas estas características, e também por ser banhado pela bacia do Nilo, o Uganda tem um clima variado. É ainda um dos países mais seguros do continente africano.

Pesquisar hotéis no UgandaAlugar carro no UgandaFazer seguro de viagem

Visitar Uganda: guia prático

Factos sobre o Uganda

Bandeira do Uganda

Melhor época para viajar para o Uganda

A melhor altura para visitar o Uganda é entre os meses de junho e setembro, altura em que as chuvas são mínimas e não está demasiado quente. Para subidas aos montes Elgon e Rwenzori, os melhores meses são janeiro e fevereiro. Nos meses de outubro e novembro as chuvadas são mais fortes e há menos turistas – o que torna mais fácil obter autorizações para os trekkings em Bwindi em busca dos gorilas de montanha.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Uganda ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Uganda

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Uganda.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Uganda

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Uganda. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro no Uganda

Caso necessite de alugar um carro no Uganda, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Uganda

Dinheiro

  • Moeda: Xelim do Uganda (UGX). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Apenas algumas caixas automáticas juntos dos bancos em Kampala aceitam cartões de débito e de crédito da rede Visa. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Algumas empresas turísticas, hotéis e restaurantes permitem pagamentos com cartões de crédito da rede Visa. Fora da cidade são praticamente inúteis.

Internet e dados móveis no Uganda

A forma mais prática de ter acesso à internet no Uganda é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Uganda

Património Mundial da UNESCO no Uganda

Património Mundial no Brasil. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Brasil.
Ver artigo

De canoa entre as brumas do Lago Bunyonyi

Inspirado pelos múltiplos tons de cinza das brumas matutinas, cruzei as águas tranquilas do Lago Bunyonyi em canoas tradicionais e suei as estopinhas subindo e descendo as colinas em redor, em busca dos povos Twa (Batwa) e Kiga (Bakiga) e suas lendas. Localizado bem perto da fronteira com o Ruanda, o Bunyonyi começa aos poucos ...
Ver artigo

Com gorilas de montanha na Floresta Impenetrável de Bwindi

Há pouco mais de 700 gorilas de montanha em todo o mundo e mais de metade habitam a Floresta Impenetrável de Bwindi, no sudoeste do Uganda. Caminhei, suei, escorreguei e cai na peugada da família Shongi, com quem privei no coração da floresta. Um privilégio inolvidável. A manhã não podia ter começado de forma menos ...
Ver artigo

Património Mundial: Floresta Impenetrável de Bwindi, Uganda

Sempre que possível tento incluir nas minhas viagens alguns lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO e, no caso do Uganda, a situação era incontornável: visitar os gorilas de montanha de Bwindi é, inquestionavelmente, a principal razão que leva viajantes ao país. O facto de só haver cerca de 700 gorilas de montanha em todo ...
Ver artigo

Impressões do Uganda: Lago Bunyonyi

Tem sido uma viagem mais corrida que o normal. Muito trabalho (a propósito de trabalho, desde dia 15 e até ao final do verão que tenho uma crónica no Diário de Notícias, sempre às segundas-feiras). Depois de passar pela capital Kampala e por Jinja, a putativa Meca do rafting em África, por Fort Portal, da ...
Ver artigo

Kampala, impressões sobre a capital do Uganda

Desde que cheguei a Entebbe, onde se situa o aeroporto internacional que serve Kampala, a capital do Uganda, não tenho parado muito tempo para relaxar e escrever. Passei em Kampala 3 dias. Já saí entretanto, e voltei hoje por uma breve noite, antes de prosseguir viagem. Tempo de vos falar ao de leve da cidade. ...
Ver artigo