Antiparos é uma belíssima ilha grega destinada a estar. Simplesmente estar. Uma ilha super tranquila ideal para descansar. Mas, se procura o que fazer em Antiparos, a pequena pérola das Cíclades que vive à sombra da vizinha ilha de Paros, está no lugar certo. Vamos por partes.
Ora, aproveitando a curta distância de ferry e a frequência das ligações a partir de Paros, muita gente opta por visitar Antiparos num passeio de um dia. É melhor do que nada, naturalmente, mas eu sinto que vale mesmo a pena pernoitar na ilha. Até porque não faltam bons hotéis onde ficar em Antiparos.
Durante a minha estadia, fui visitar grutas e aldeias, castelos e praias e posso garantir que não há muito o que visitar em Antiparos para preencher 2 ou 3 dias de viagem. Mas isso não é qualquer problema. Claro que a ilha é pequena e se vê rapidamente. Mas é como digo: Antiparos é uma ilha para se deixar estar; para desfrutar, para relaxar. Não é um destino para quem tem pressa ou sede de visitar mil e uma atrações turísticas.
Neste artigo, vou então ajudar a organizar a sua viagem, deixando desde já uma dica. Considere incluir Antiparos num mais abrangente roteiro pelas ilhas Cíclades, incluindo ilhas belíssimas e mais famosas como Ios, Mykonos, Milos ou Santorini, entre outras.
Seguem então as minhas sugestões sobre o que fazer em Antiparos. Inclui referência a uma gruta impressionante e às melhores praias da ilha, para além de restaurantes onde comer bem durante a estadia. É disso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para visitar Antiparos… mas com calma. Vamos a isso.
Dica Alma de Viajante: Se preferir conhecer algumas das atrações de Antiparos numa visita organizada a partir da ilha de Paros, veja este tour guiado pelas ilhas Paros e Antiparos, que passa por vários dos pontos referidos neste roteiro de Antiparos. Reserve com antecedência, até porque pode cancelar até 24 horas antes caso os planos se alterem.
O que fazer em Antiparos
Visitar a Gruta Antiparos
Porventura ex-libris turístico da pequena mas pitoresca ilha de Antiparos, a homónima Gruta Antiparos é uma maravilha natural que, ao longo dos tempos, terá primeiramente sido utilizada como refúgio e, mais tarde, como local de culto.
Para o visitante, o mais relevante é, no entanto, a sua beleza natural. A gruta está repleta de estalactites e estalagmites de diferentes formatos. A estalagmite mais antiga da gruta está localizada à entrada, e estima-se que tenha cerca de 45 milhões de anos – o que provavelmente faria dela, também, a estalagmite mais antiga da Europa.
A gruta fica no sudeste da ilha de Antiparos, a menos de 10km da cidade. À entrada da gruta, cuja parte visitável desce até aos 100 metros de profundidade, encontra-se a capela branca de Agios Ioannis Spiliotis, construída no século XVIII. Se não sabe o que visitar em Antiparos, não hesite – é das melhores coisas que pode fazer na ilha.
Dica Alma de Viajante. Se não quiser alugar carro em Antiparos (ou trazer o seu carro de Paros), saiba que há autocarros que fazem a ligação da cidade para a gruta. Creio que apenas no verão, com cinco saídas por dia, mas veja os horários dos autocarros no site da Oliaros Tours.
Explorar as ruas da capital Antiparos Town (Chora)…
A localidade de Chora é a principal cidade de Antiparos. É lá que fica o porto marítimo e é, naturalmente, o povoado mais habitado da ilha. Sem surpresa, várias dos principais atrações de Antiparos ficam ali, incluindo várias igrejas antigas e o icónico Castelo Veneziano.
Mas a cidade é, em si mesmo, e mesmo descontando igrejas e castelos, muito bonita. Eu gostei muito de explorar a Chora de Antiparos, mesmo tendo visitado numa época já de bastante turismo. Trata-se de um lugar movimentado à escala de Antiparos, mas não deixa de ser um povoado muito mais tranquilo do que outras capitais das ilhas gregas. É, sem dúvida, o melhor lugar onde ficar em Antiparos.
E, como seria de esperar, tem todos os serviços fundamentais para os turistas. Incluindo muitos restaurantes de qualidade (ver “Gastronomia e onde comer”, no final do artigo), cafés muito agradáveis, para além de lojas, farmácias e e até discotecas. Em suma, é um lugar com boa onda.
… incluindo o Castelo de Antiparos
Há meia dúzia de séculos, a ilha de Antiparos atraía visitantes indesejados com vontade de a saquear. Muitos piratas do Mar Egeu terão por ali atracado, ao ponto de ser necessário construir um castelo para proteger a população. E assim nasceu o Castelo Veneziano de Antiparos (Kastro).
O castelo encontra-se atualmente em ruínas, no meio do povoado tradicional. Tem uma forma quadrada com uma torre circular construída no meio e casas de habitação muralhadas construídas em redor. Reza a história que a base desta torre circular foi a casa do governador de Antiparos, sendo a única parte do castelo que resistiu à passagem dos tempos. As muralhas das casas serviam como muralhas do castelo.
Ora, apesar de na verdade não haver muito para ver, vale pena referência histórica Além de que esta zona do centro histórico de Antiparos Town é muito, muito bonita. Fica a dica.
Dia de praia na Praia Soros
A praia, em si, não me pareceu a melhor da ilha, apesar das águas tranquilas e transparentes (opinião pessoal!). Mas o Soros Beach Club sim. Seleto e elegante, senti-me peixe fora da água quando lá parei para tomar um café.
Assim, com uma estrutura de praia daquele calibre, num estilo casual chic, pode ser um bom sítio para passar meio dia de praia e usufruir do ambiente e boa música do Soros Beach Club. Se tem tempo livre e não sabe o que fazer em Antiparos, relaxar na Praia Soros pode muito bem ser a opção ideal. Ou então conduzir mais um pouco até Agios Georgios. Ora veja.
Ir até Agios Georgios…
Não muito longe da Praia Soros fica a povoação de Agios Georgios. Outrora ainda mais tranquila, a aldeia tem-se desenvolvido nos últimos anos, à boleia da maior procura turística. É de lá que saem os barcos para a ilha Despotiko, há restaurantes de grande qualidade e algumas praias que passaram a integrar os roteiros para visitar Antiparos.
Por tudo isso, têm surgido novas casas de férias e pequenas pousadas e hotéis, de que são exemplo os maravilhosos estúdios Kameo. E existem algumas tabernas e cafés localizados junto ao mar e ao pequeno cais de embarque, onde se come peixe fresquíssimo de grande qualidade. Um deles é o excelente e muito popular restaurante Captain Pipinos Seafood Taverna, onde é possível recuperar energias de um dia na Praia Vathis Volos.
Tudo somado, a região é um excelente local para férias com total privacidade e tranquilidade, longe das ruas movimentadas de Chora.
… e dar uns mergulhos na Praia Vathis Volos
Confesso que esta é a minha praia favorita de Antiparos. Não tem um beach club como na Praia Soros, mas oferece uma língua de areia muito bonita, águas cristalinas e vistas para a ilha Despotiko, do outro lado do canal. Como bónus, há uns gregos empreendedores que decidiram alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras durante o verão, colmatando a ausência de um bar de praia.
Em suma, para quem anda à procura do que fazer em Antiparos e tem tempo para passar uma manhã ou tarde na praia, recomendo a Praia Vathis Volos conjugado com uma refeição no Captain Pipinos. Pode confiar.
Visitar as ruínas de Despotiko
Localizada ao largo de Antiparos, a ilha de Despotiko alberga um sítio arqueológico de grande revelo histórico. Embora atualmente desabitada, existem indícios significativos de que nos tempos pré-históricos a ilha terá desempenhado “um papel importante na navegação marítima”. Isto devido “à sua posição central entre as Cíclades e a grande Baía Despotiko (entre a ilha e Antiparos), proporcionando um ancoradouro seguro”.
Ao que consta, escavações recentes terão demonstrado que Despotiko era um centro de culto desde o século VII a.C. até à época romana. Foram sinalizados “antigos cemitérios de um templo de Apolo”, onde terão sido encontradas “espadas, jóias de ouro, pequenas estátuas e peças de cerâmica”, artefactos que levam os arqueólogos a concluir que Despotiko foi próspera e desenvolvida.
Infelizmente, quando visitei Antiparos o sítio arqueológico de Despotiko estava encerrado ao público por tempo indeterminado. Ao que consta, estariam a melhorar as condições para os visitantes, porventura com um pequeno edifício para receber os turistas à semelhança de Delos. Mas fica a dica, até porque pode reabrir a todo o momento.
Em Agios Giorgios há um senhor que organiza passeios de barco até à ilha Despotiko, com paragem numa praia muito bonita e outras baías. Trata-se de George Marianos, conhecido como ;“Capitão Sargos”. O passeio tem a duração de duas horas e meia e custa 35€. Pode reservar no local ou pelo telefone +30 6973794876.
O que fazer em Antiparos: mapa de todos os lugares
Se procura o que visitar em Antiparos, nada como visualizar a localização exata dos lugares referenciados no artigo. A ilha é pequena, mas use estas informações para montar o seu próprio roteiro, personalizando-o em função dos seus gostos e ritmo de viagem. Quer vá de Paros e volte no mesmo dia, quer pernoite na ilha (coisa que recomendo).
Dicas para visitar Antiparos
Melhor época para visitar Antiparos
Dada a sua natureza, a melhor época para visitar a ilha de Antiparos são os meses de verão europeu. Ou um pouco antes. Gosto particularmente do final de maio / início de junho, e principalmente do mês de setembro – provavelmente a melhor época de todas! Como é natural, o pico da época alta ocorre nos meses de julho e agosto, altura em que os preços mais altos e os ferries estão mais lotados.
Quantos dias são necessários para visitar Antiparos
Depende do seu ritmo e tipo de viagem, mas eu diria que três dias completos são suficientes para visitar Antiparos. Seria essa a minha recomendação: reservar três noites de hotel para desfrutar de um roteiro de dois dias completos na ilha. Mas há quem fique muito mais tempo, especialmente para fazer férias de praia desfrutando da tranquilidade da ilha de Antiparos.
Como chegar a Antiparos
De ferry
Estando na ilha de Paros, há duas formas de chegar de barco a Antiparos.
Há um barco do porto de Parikia (cidade de Paros) para Antiparos, que demora mais, é menos frequente e menos utilizado pelo facto de não transportar carros. A viagem dura 30 minutos e o barco não transporta veículos, estando as viagens previstas desde a Páscoa até outubro.
Mas existe um outro ferry que liga o porto de Pounta (ilha de Paros) à cidade de Antiparos em apenas 7 minutos. Esta ligação marítima funciona diariamente durante todo o ano e, além disso, transporta veículos. Assim, caso tenha carro e o queira levar para Antiparos, é este ferry que tem de utilizar. Mas, caso não tenha carro, também o pode fazer: há autocarros regulares de Parikia (a estação rodoviária está localizada no porto) até ao porto de Pounta, local onde pode apanhar o ferry. Em qualquer dos casos, não é possível reservar – paga-se a bordo.
De resto, veja o artigo sobre viajar de ferry na Grécia para ver algumas dicas importantes sobre a compra de bilhetes e coisas a ter em conta na hora de escolher os barcos. Se preferir, pesquise diretamente no link abaixo para ter uma ideia dos ferries disponíveis para Paros (isto porque tem sempre de ir primeiro a Paros e só depois seguir para Antiparos). Há um mapa interativo com as rotas nas ilhas gregas que facilita muito o processo.
Pesquisar ferries nas ilhas gregas
Como se deslocar em Antiparos
Não há volta a dar. Para explorar a ilha de Antiparos precisa mesmo de ter viatura própria. Note que não precisa de alugar um carro em Antiparos, uma vez que o pode trazer no ferry desde a ilha de Paros.
Onde ficar em Antiparos
Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Antiparos para todas as dicas sobre as melhores regiões e hotéis onde se hospedar na ilha. Em resumo, para mim, o melhor lugar para procurar um hotel é na cidade, onde há vários hotéis com excelente relação preço / qualidade.
É o caso do Hotel Artemis e do Kouros Village – este último com a vantagem de ter um restaurante e pequeno-almoço muito elogiados. Para outras opções de hospedagem na ilha grega de Antiparos pesquise no link abaixo.
Gastronomia e onde comer
Antes de mais, convém saber que a esmagadora maioria dos restaurantes de Antiparos estão fechados cinco meses por ano (entre novembro e março, inclusive). O dono de um restaurante foi mais explícito, e garantiu que apenas três restaurantes abrem durante o ano todo. Ou seja, se viajar para Antiparos nesses meses, estas sugestões sobre onde comer não se aplicam.
Assim, destaque para a gastronomia superlativa do eclético restaurante Kalokéri, na rua principal da cidade (é obrigatório fazer reserva). E, num registo mais tradicional e barato, não deixe de experimentar fazer uma refeição no restaurante Argo – é também uma pousada bem cotada. Eu acabei por lá ir diversas vezes, visto ter uma relação preço / qualidade muito boa.
Num registo totalmente distinto, o Time Marine Beach Bar revelou-se uma opção agradável para um almoço ao ar livre. Fica fora da cidade, perto da Praia Kato Psaraliki. De resto, em Agios Georgios, na região sul de Antiparos, referência para o bonito restaurante Casa Fistiki. Fica perto da Praia Vathis Volos, que faz parte deste roteiro para visitar Antiparos.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.