Procura o que fazer em Mykonos, um roteiro pela mais luxuosa, festiva e gay-friendly ilha grega das Cíclades? Pois bem, muita gente sonha em visitar Mykonos durante umas férias na Grécia. E com razão. É daqueles destinos que fazem mesmo sonhar. Pois bem, recentemente tive oportunidade de viajar para Mykonos, explorando a ilha de ponta a ponta. E Mykonos continua linda e cheia de motivos de interesse, embora com mais turistas (já lá vamos!).
Ora, durante a minha estadia, fui visitar museus, as melhores praias de Mykonos e várias aldeias tradicionais no interior da ilha (como Ano Mera). E posso garantir que não falta o que visitar em Mykonos em 2, 3 ou 4 dias de viagem. Ou mais. E isto para além das suas praias maravilhosas.
No fundo, é um destino tão bom para uma escapadinha rápida quanto para férias de verão mais prolongadas.
Na preparação da sua viagem a Mykonos veja também o artigo sobre o roteiro para visitar Atenas e aproveite a viagem para conhecer a capital da Grécia.
Dica Alma de Viajante: Se preferir visitar algumas das atrações de Mykonos com um guia especializado, veja este Tour particular na ilha com um morador local, que passa por vários dos pontos referidos neste roteiro de Mykonos. Ou, se preferir um passeio de barco, não se esqueça deste muito elogiado passeio de veleiro ao pôr-do sol-com jantar. Pode cancelar até 24 horas antes.
- 1 Mykonos: luxo, praias e muita festa
-
2
O que fazer em Mykonos
- 2.1 Visitar Mykonos Town
- 2.2 Passear por Little Venice
- 2.3 Apreciar o pôr-do-sol junto aos moinhos de Mykonos
- 2.4 Conhecer a igreja Panagia Paraportiani
- 2.5 Visitar o Museu Arqueológico de Mykonos
- 2.6 Visitar a aldeia de Ano Mera
- 2.7 Mosteiro de Tourliani
- 2.8 Fotografar a Capela de Agios Stefanos (a mais bonita de Mykonos)
- 2.9 Passar a tarde num beach club
- 2.10 Dar um mergulho na praia Kalo Livadi
- 2.11 Praia Kalafati
- 2.12 Dançar no areal da Super Paradise Beach
- 2.13 Fazer um tour a Delos
- 2.14 Outras coisas a visitar em Mykonos
- 3 O que fazer em Mykonos: mapa de todos os lugares
- 4 Turismo gay em Mykonos
- 5 Roteiro de 3 dias em Mykonos. Lugares a visitar e coisas (imperdíveis) para ver e fazer na ilha
- 6 Dicas para visitar Mykonos
Mykonos: luxo, praias e muita festa
Para quem gosta de festa e animação com o pé na areia, a ilha de Mykonos é uma aposta segura. Entre todas as ilhas gregas, e porventura a par de Ios, Mykonos é uma das ilhas Cíclades mais viradas para as sunset parties e animação noturna com DJs consagrados. É uma ilha propícia à diversão, paixões de verão, ambientes sofisticados e muita praia. A Ibiza das ilhas gregas, por assim dizer. Ou seja, um destino perfeito para gente de espírito jovem com alguma capacidade financeira.
Pela minha parte, admito que a vida noturna não foi o foco da minha viagem. Mas eis algumas sugestões sobre o que fazer em Mykonos e onde comer bem numa escapadinha à mais animada das ilhas gregas. O artigo inclui referência às principais atrações turísticas, locais para ver o pôr-do-sol em Mykonos e bons restaurantes onde comer bem.
Depois de chegar a Mykonos, o que visitar? É disso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para viagens à ilha mais animada das Cíclades. Vamos a isso.
O que fazer em Mykonos
Visitar Mykonos Town
Epicentro turístico e cultural da ilha, a cidade de Mykonos – ou Chora! – é ponto de paragem obrigatória para quem visita a ilha. Na verdade, e sendo a melhor região onde se hospedar na ilha de Mykonos, não seria de estranhar se montasse a sua base na capital. E isso facilita ainda mais a exploração de Mykonos Town, especialmente se gostar de acordar cedo e apreciar a cidade a amanhecer.
Vai-se cruzar com os últimos noctívagos a saírem dos clubes, mas encontrará as ruas despidas e ainda sem os turistas oriundos dos cruzeiros. E isso é uma bênção.
Pode até custar a acordar cedo, mas assim poderá visitar Mykonos ainda antes do seu branco imaculado começar a ferir os olhos. E não estou a brincar. Levar óculos de sol é fundamental para conseguir explorar a cidade de Mykonos mal o sol penetra nas ruelas estreitas e iluminar as fachadas. A luz refletida no branco da cal fere os olhos, mas o sacrifício vale a pena dada a beleza da malha urbana.
Ora, uma das áreas mais emblemáticas da cidade de Mykonos é uma pequena região colada ao mar denominada de Little Venice. É para lá que se vira a bússola deste roteiro de viagem em Mykonos.
Passear por Little Venice
O bairro Little Venice de Mykonos é tido como um dos mais românticos de toda a ilha. Trata-se de uma área labiríntica, com casas antigas elegantes e muito bonitas, beijadas pelos salpicos das águas do Mar Egeu. É, sem qualquer dúvida, um bairro encantador e fotogénico, que vai da pitoresca praia de Alefkandra até aos arredores de Kastro.
Para os amantes da fotografia, aliás, dificilmente encontrarão maior inspiração do que Little Venice. As ruelas são um deleite visual. As vistas do pôr do sol são incríveis. E há muitos bares localizados à beira-mar com o ambiente sofisticado mas descontraído tão característico da ilha de Mykonos.
Tudo somado, não há como não incluir Little Venice no seu roteiro para visitar Mykonos. De manhã cedo ou ao anoitecer, é uma das principais atrações da capital da ilha.
Apreciar o pôr-do-sol junto aos moinhos de Mykonos
Tal como em Santorini, também em Mykonos o pôr do sol é uma instituição. E em poucos lugares ele é tão mágico como junto aos fotogénicos moinhos de vento de Mykonos, a dois passos de Little Venice. São provavelmente a imagem de marca mais icónica da paisagem da ilha.
Na verdade, é possível encontrar os circulares moinhos de vento em muitos locais da ilha – especialmente em Chora e Ano Mera! -, muito por culpa dos ventos fortes que assolam a região (Mykonos é conhecida como a “ilha dos ventos”). Mas, entre todos eles, aqueles que estão instalados diante do bairro de Little Venice são sem dúvida os mais emblemáticos. É lá que, todos os dias, uma multidão se despede do astro rei.
Uma nota final, apenas para recordar que, apesar de hoje em dia não terem função que não a decorativa, os moinhos de vento já foram muito importantes. Eram utilizados principalmente para moer alguns produtos agrícolas produzidos na ilha e eventualmente transportados para locais fora de Mykonos..
Dica Alma de Viajante. Outro afamado moinho em Mykonos é o chamado Moinho de Bonis, atualmente transformado em museu. Fica nos arredores da capital, com vistas magníficas para a cidade e o seu porto.
Conhecer a igreja Panagia Paraportiani
Tido como um dos locais mais fotografados da ilha de Mykonos, a igreja Panagia Paraportiani é um edifício verdadeiramente adorável. A igreja está localizada à beira-mar, na entrada do bairro Kastro, sendo que o seu nome (Paraportiani) significa estar junto à porta – a igreja ficava de facto junto à porta do castelo.
Mas o mais fascinante na igreja Panagia Paraportiani é o facto de, na verdade, ser composta por cinco pequenas igrejas construídas gradualmente, ao longo dos séculos, em cima ou ao lado das outras.
Em concreto, a igreja Agios Efstathios é o centro do complexo, rodeada pelas igrejas de Agios Anargyros, Agios Sozon e Agia Anastasia. No topo destas quatro igrejas está a igreja da Virgem Maria, que parece uma cúpula.
Em suma, é mesmo um edifício invulgar, de grande beleza e fotogenia. Imperdível no seu roteiro para visitar Mykonos.
Visitar o Museu Arqueológico de Mykonos
O Museu Arqueológico de Mykonos está instalado num edifício neoclássico de 1905 do coração da cidade velha. Segundo as palavras oficiais, “a coleção do museu inclui itens das escavações em Rineia, um ilhéu onde se encontrava a extensa necrópole da antiga Delos durante a era clássica e helenística, bem como importantes achados da ilha de Mykonos”.
Conte encontrar potes e outros objetos de cerâmica, várias estátuas a alguns mosaicos.
Pela minha parte, fascinou-me particularmente a coleção de vasos de cerâmica, muitos deles datados de tempos pré-históricos e com designs bastante complexos. Referência também para um painel de mosaicos em particular, oriundo de Delos, retratando a cabeça de um tigre. É lindo.
Visitar a aldeia de Ano Mera
Ano Mera é a segunda maior povoação da ilha, apenas ultrapassada pela cidade principal de Mykonos Town (Chora). É uma aldeia tranquila onde os habitantes locais continuam a sua vida quotidiana sem a multidão de turistas que ocorrem à capital. E isso torna Ano Mera uma espécie de oásis urbano na ilha de Mykonos.
Há, também, em redor da praça principal, várias tabernas tradicionais que vale a pena visitar. E alguns hotéis e estúdios para alugar, sendo uma das opções onde ficar em Mykonos alternativas mais elogiadas. Isto sem esquecer as ruínas do Castelo Gyzi, nos arredores de Ano Mera. E, claro, o mosteiro de Panagia Tourliani, principal atrativo da região. Fica no coração de Ano Mera, a dois passos da praça principal do povoado.
Mosteiro de Tourliani
Como referido, o mosteiro de Panagia Tourliani fica na aldeia de Ano Mera. Construído no século XVI e restaurado em 1767, reza a história que o mosteiro deve o seu nome atual a uma referência a Virgem Maria encontrada nas proximidades de Tourlos.
Ora, talvez isso dica pouco à maioria dos visitantes, pelo que mais relevante é porventura a arquitetura do edifício. É lindo e impressionante, com um exterior caiado de branco e uma cúpula colorida. Destaque para a bela torre sineira e para uma fonte de mármore localizada no pátio interior, e vale a pena ver. Ou a igreja principal, que alberga uma soberba coleção de obras de um pintor oriundo da ilha de Creta.
Ainda assim, o que mais gostei foi mesmo de perceber que não estava a visitar um museu. Sim, existe também um museu real, com diversos artefactos e trajes religiosos, mas o mosteiro tem vida. Quando visitar Mykonos, não deixe pois de conhecer Ano Mera e o seu icónico Mosteiro Tourliani.
Cerca de 1km a sudeste do Mosteiro de Panagia Tourliani encontra-se o Mosteiro de Paleokastro, construído no século XII, e também digno de incluir no roteiro para visitar Mykonos. Eu fui lá e, apesar de estar fechado, deu para conhecer as referidas ruínas do Castelo Gyzi.
Fotografar a Capela de Agios Stefanos (a mais bonita de Mykonos)
Desconfio que esta pequena capela não faça parte da maioria dos guias de viagem existentes sobre Mykonos. Compreendo, até porque fica numa rua sem saída a caminho de lado nenhum. Mas, para mim, porventura a par da famosa igreja Panagia Paraportiani, é o edifício religioso mais bonito de Mykonos.
A afirmação é subjetiva, mas passe por lá e diga de sua justiça. Fica a 2km do porto marítimo onde atracam os ferries para as ilhas gregas, já depois da bem conhecida Praia Agios Stefanos.
Passar a tarde num beach club
Se há coisa que distingue Mykonos de outras ilhas gregas mais tranquilas é a atmosfera festiva que paira sobre a ilha. Especialmente no verão, claro. Há discotecas e festas pela noite dentro em Mykonos Town. E há os clubes de praia que, a partir do meio da tarde, convocam os amantes de música – maioritariamente eletrónica! – e DJ sets para o ambiente descontraído de um bar de praia.
Não está a visualizar? Pense num areal com um bar de praia bem decorado, frequentado por homens e mulheres bem parecidos, bronzeados e elegantes com algum dinheiro para gastar nos cocktails a preços inflacionados.
Se a discrição o assusta, prefira praias mais isoladas. Mas se tem espírito jovem e a ideia lhe agrada, não hesite; Mykonos é a ilha grega certa para desfrutar de beach clubs bem animados.
Dar um mergulho na praia Kalo Livadi
Já escrevi que, na minha opinião, Mykonos é uma das ilhas gregas com praias mais bonitas. Ora, para mim, entre todas elas, a praia Kalo Livadi é das melhores praias de Mykonos – se não mesmo a melhor!
Kalo Livadi é, na verdade, uma das praias mais extensas da ilha. Não falta por isso espaço para colocar uma toalha no areal e desfrutar das límpidas águas azul-turquesa do Mar Egeu. Seja a dois ou em família. Até porque as águas são rasas e sem grandes ondas, ideais para crianças pequenas. Por tudo isso, Kalo Livadi é a praia ideal para quem procura um dia tranquilo longe do barulho das multidões.
Ora, mas isso não quer dizer que não haja estruturas organizadas (ou festas na praia). Pelo contrário. Há o restaurante-bar Solymar, além de algumas tabernas e alojamentos que tornam a área concorrida mesmo após o entardecer.
Kalo Livad fica entre as praias de Kalafatis e Elia, a apenas 2km de distância de Ano Mera. De fácil acesso para quem está a visitar Mykonos, portanto!
Praia Kalafati
Não muito longe fica outra das praias mais bonitas da ilha: Kalafati. É mais uma área do litoral de Mykonos banhado por águas cristalinas, com a particularidade de ser uma praia com muitas árvores que oferecem sombra para quem chegar cedo nos dias quentes de verão.
Pelo que me apercebi, não creio que esteja na lista com o que fazer em Mykonos de muitos viajantes, estando fora dos circuitos habituais. Costuma ser uma praia tranquila, com algumas famílias a desfrutarem das águas tranquilas. Mas também apela aos amantes dos desportos náuticos, incluindo windsurf.
Tudo somado, se está a viajar em Mykonos e pretende uma praia menos concorrida, talvez Kalafati seja uma boa opção. Não é tão bonita como praia Kalo Livadi, mas ainda assim vale a visita.
Dançar no areal da Super Paradise Beach
Provavelmente a praia mais famosa de Mykonos – se não mesmo das ilhas Cíclades! -, Super Paradise está localizada numa bela enseada da costa sul da ilha. A areia é fina e as águas transparentes e com poucas ondas, sendo por isso procurada por todo o tipo de veraneantes – incluindo famílias (principalmente de manhã!). Mas não é isso que distingue Super Paradise Beach.
Ora, a praia é sinónimo de festa e diversão. À medida que as cores do entardecer vão tomando conta do areal, os bares de praia transformam-se em discotecas ao ar livre, com DJ’s a animarem os decks de madeira cheios de foliões animados. Para quem procura diversão em Mykonos, está sem dúvida no sítio certo.
Por último, mas não menos importante, a praia é uma das preferidas da comunidade LGBTQ+. Não por acaso, o famoso bar Jackie O’ – que oferece cocktails, piscina com vista para a baía e shows de drags num ambiente chique ideal frequentado pela comunidade gay! – fica na zona oeste da Super Paradise Beach.
Pode reservar online espreguiçadeiras no Thalas Mykonos, um dos beach bars da Praia Super Paradise.
Fazer um tour a Delos
A ilha de Delos, localizada ao largo de Mykonos, no coração das ilhas Cíclades, é um sítio arqueológico que desempenhou um papel importante na história da Grécia antiga, tanto a nível político quanto espiritual. Visitar Delos estava pois, no topo da minha lista com o que fazer em Mykonos.
Seja como for, é bom moderar as expectativas. Não sou entendido na matéria mas, para o visitante, Delos não é tão espetacular quanto Pompeia. Mas é uma cidade gigantesca, com templos e santuários, estruturas comerciais como mercados ou até edifícios públicos. Conte ver, entre muitos outros edifícios ou monumentos, um teatro romano; o chamado Terraço dos Leões; o Templo de Hera; a Residência de Dionísio (ótimo exemplo de uma casa particular de Delos); as cisternas; e muitos painéis de mosaicos espalhados pelo complexo.
Existe também um museu arqueológico tido como “um dos mais importantes da Grécia”, com uma vasta coleção de esculturas, mosaicos e artefactos. Mas, na altura em que visitei Delos, estava encerrado para renovações.
Para visitar as ruínas de Delos na companhia de um guia especializado, reserve este Passeio guiado de meio dia ao Sítio Arqueológico de Delos. Foi o que eu fiz.
Outras coisas a visitar em Mykonos
Nunca é demais ressalvar que esta não é uma lista exaustiva com o que fazer em Mykonos. Até porque, para além do ambiente festivo e do encanto da Chora, os principais atrativos da ilha de Mykonos são mesmo as suas praias. Se quisesse, poderia facilmente preencher um roteiro de 3, 4 ou 5 a visitar Mykonos saltando de praia em praia. Mas claro que a ilha é mais do que isso.
Assim, e para além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), eis outras coisas que pode incluir no seu roteiro em Mykonos. A saber:
- Visitar a ilha de Rineia.
- Conhecer outras praias de Mykonos não referidas acima. São disso exemplo as praias Ornos, Psarou (a praia das celebridades), Platis Gialos, Paradise Beach, Agrari, Elia e Lia.
Excursões de grupo a partir de Mykonos
Caso o seu tempo seja limitado ou prefira não ter de planear as visitas, pode valer a pena contratar antecipadamente uma excursão privada, seja para Delos ou outros passeios. No caso de Mykonos, há por exemplo vários passeios de barco maravilhosos, que podem complementar na perfeição o seu roteiro na ilha de Mykonos. Eis as melhores tours que pode fazer a partir de Mykonos:
- Para visitar as ruínas de Delos na companhia de um guia especializado, reserve o já referido Passeio guiado de meio dia ao Sítio Arqueológico de Delos.
- Se preferir combinar Delos com outra ilha, é de aproveitar este Cruzeiro pelas ilhas Delos e Rineia com refeição de churrasco.
- Quanto a passeios de barco 100% lazer, veja este Cruzeiro de catamarã de luxo com almoço e bebidas e este outro Passeio de barco ao pôr do sol com jantar leve e bebidas. São ambos muito elogiados.
- Caso queira conhecer um lado menos visitado de Mykonos, veja o tour Visita guiada à fazenda, vila de Ano Mera e praias.
O que fazer em Mykonos: mapa de todos os lugares
Se procura o que visitar em Mykonos, nada como visualizar a localização exata dos lugares referenciados no artigo. Use estas informações para montar o seu próprio itinerário, personalizando-o em função dos seus gostos e ritmo de viagem.
Turismo gay em Mykonos
A ilha de Mykonos é o principal destino de férias na Grécia para viajantes LGBTQ+. É, na verdade, um dos destinos de viagem mais populares em todo o mundo entre a comunidade gay. Existem vários hotéis e discotecas gay-friendly na ilha, como a Jackie O’ ou a vizinha Babylon, tida como a discoteca gay mais popular de Mykonos Town. E há também algumas praias (entre as quais praias nudistas) quase só frequentadas por viajantes gay, como Elia Beach.
Em suma, e apesar de não conhecer suficientemente bem a realidade LGBTQ+, Mykonos pareceu-me ser um lugar totalmente inclusivo. Pelo que me apercebi, gays e lésbicas não sentem qualquer discriminação por se expressar publicamente na ilha de Mykonos. Nem com os habitantes locais nem com outros visitantes da ilha. A homossexualidade é um não-assunto na ilha de Mykonos.
Roteiro de 3 dias em Mykonos. Lugares a visitar e coisas (imperdíveis) para ver e fazer na ilha
Tendo por base a minha experiência a visitar Mykonos, incluindo todas as atrações mencionadas neste artigo, eis um possível roteiro de 3 dias em Mykonos para aproveitar ao máximo a estadia numa das mais vibrantes e exclusivas ilhas Cíclades – a par com Santorini, naturalmente.
Encare este roteiro como uma base para planear a sua própria viagem a Mykonos, salvaguardando que pode ser necessário regressar ao hotel depois de almoço para descansar e deixar passar o calor excessivo.
Roteiro para visitar Mykonos | Dia 1
Nascer do sol em Little Venice (Chora); explorar Mykonos Town, incluindo o Museu Arqueológico; visitar Agios Stefanos e fotografar a incrível Capela de Agios Stefanos; tempo de praia na Costa sul, entre Psarou, Platis Gialos, Paradise Beach ou Super Paradise Beach (se gostar da animação de um beach club). Se preferir, regresse a Chora para ver o pôr do sol junto aos moinhos de vento (ou faça isso no segundo dia deste roteiro em Mykonos).
Roteiro para visitar Mykonos | Dia 2
De manhã, visitar a aldeia de Ano Mera, no interior de Mykonos, incluindo o Mosteiro Tourliani e as ruínas do Castelo Gyzi. Ano Mera é, aliás, um bom lugar para almoçar, pelo que pode aproveitar as sugestões gastronómicas que deixo no final deste artigo sobre o que fazer em Mykonos.
De resto, pode aproveitar para fazer praia na região. Nesse caso, opte pela praia Kalo Livadi (a melhor da ilha, para mim), ou então as praias Kalafatis ou Elia (LGBTQ+). Mas, se a sua onda for mais Paradise e Super Paradise e no dia anterior não esteve lá, pode sempre aproveitar o fim de tarde de festa numa destas duas praias. Vai ser animado!
Roteiro para visitar Mykonos | Dia 3
Manhã dedicada a visitar Delos (vá o mais cedo que for possível, em função dos horários dos barcos e dos tours). No que resta da tarde, não será mal pensado aproveitar para desfrutar tranquilamente de uma das praias onde ainda não esteve, antes de pensar apanhar um ferry para outra ilha grega ou regressar a casa.
Dicas para visitar Mykonos
Melhor época para visitar Mykonos
Na opinião dos habitantes gregos que conheci na ilha, a melhor época para visitar Mykonos é durante os meses de setembro e outubro. É uma época em que a ilha já está mais calma (depois das enchentes do verão!) e a temperatura do mar está ao seu melhor nível. Ou seja, se quer fazer praia e fugir das multidões de julho e agosto, aposte nestes meses.
O mês de maio pode também ser uma alternativa interessante (especialmente a primeira quinzena), uma vez que o clima está bom, os dias são longos e a ilha ainda não está tão lotada. Mas vá preparado que a temperatura da água do mar pode ainda não ser a ideal para umas férias em Mykonos. Sim, o mar está mais quente em setembro e outubro do que em maio.
Dito isto, em termos puramente climatéricos, saiba que quase nunca chove na maioria das ilhas Cíclades, pelo que qualquer altura pode ser boa para visitar Mykonos. Mas as ligações aéreas e marítimas diminuem drasticamente e muitos hotéis e serviços encerram as suas portas.
Quantos dias são necessários para visitar Mykonos
Manda a verdade dizer que, muito provavelmente, em dois longos dias conseguirá ver a maioria das atrações de Mykonos referidas neste roteiro. Mas eu aconselho que fique pelo menos 3 dias completos.
Como chegar a Mykonos
De avião
Não há voos diretos de Portugal (ou do Brasil) para Santorini, mas várias companhias, como a Aegean Airlines e a Lufthansa, têm voos para a ilha (com escala em Atenas e Frankfurt ou Munique). Eu voei com a Aegean de Mykonos para o Porto, com escala na capital Atenas. Comprado com antecedência, paguei cerca de 250€ para um voo de ida e volta a partir do Porto (ida para Santorini, regresso de Mykonos). Pode procurar voos no Google Flights ou no link abaixo.
De ferry
Alternativamente, saiba que o ferry é um meio de transporte muito prático para quem pretende um roteiro nas ilhas gregas. No caso de Mykonos, uma das ilhas mais turísticas da Grécia (a par de Santorini), há muitas partidas diárias a partir da capital Atenas e de outras ilhas do Mar Egeu.
Veja o artigo sobre viajar de ferry nas ilhas gregas para dicas importantes sobre a compra de bilhetes e coisas a ter em conta na hora de escolher o barco. Se preferir, pesquise diretamente no link abaixo para ter uma ideia dos ferries disponíveis para Mykonos (há muitos!). Até porque no site da Ferryhopper há um mapa interativo com todas as rotas dos ferries que operam nas ilhas gregas. Muito útil.
Pesquisar ferries para Mkyonos
Como se deslocar em Mykonos
Se ficar hospedado em Chora, é possível visitar algumas das atrações de Mykonos usando os transportes coletivos. Mas saiba que ficará extremamente limitado nos seus movimentos. Por isso, este roteiro para visitar Mykonos assume que tem um carro alugado (não se meta a alugar motos, pela sua segurança).
Para tal, sugiro que pesquise carros para alugar na DiscoverCars, que tem a vantagem de mostrar a oferta e preços disponíveis de dezenas de rent-a-car que operam em Mykonos. E, se me permite um conselho adicional, se viajar no verão reserve o carro com a máxima antecedência possível.
De resto, há naturalmente táxis. Eu não usei, mas sei que não são baratos.
Onde ficar em Mykonos
Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Mykonos para todas as dicas sobre as melhores regiões e hotéis onde se hospedar na ilha. Em resumo, eu fiquei a dormir no Sahas Suites, a 15 minutos a pé do centro de Mykonos. E posso garantir que, para quem tem um carro alugado, é uma escolha muito boa (tem estacionamento privativo). Mas, como é evidente, há hotéis muito melhores.
Por exemplo, nos arredores de Mykonos Town fica um dos hotéis mais procurados pelos turistas portugueses e brasileiros. Chama-se Aeolos Resort, fica a dois passos do aeroporto.
Mais central são as Mykonos Town Suites, com localização perfeita no centro histórico de Mykonos. Tal como o maravilhoso She Mykonos Boutique Hotel, ligeiramente mais dispendioso. Mais barato e com localização excelente, o Matogianni Hotel em Mykonos Town pode muito bem ser o alojamento ideal caso não queira gastar muito dinheiro.
Para outras opções de hospedagem na ilha grega de Mykonos, incluindo resorts de praia, pesquise no link abaixo.
Gastronomia e onde comer
Tal como tudo o resto, também os restaurantes de Mykonos são muito caros. Para ter uma ideia, cheguei a pagar 5€ por uma garrafa de água num restaurante aparentemente normal. Isto para dizer que há vários restaurantes de grande qualidade onde acabei por não ir para não destruir o orçamento.
Ainda assim, tive algumas experiências gastronómicas muito boas. A começar pelo Pasta Fresca Barkia, um maravilhoso restaurante italiano com massas caseiras bem no coração da cidade de Mykonos. Foi um dos primeiros restaurantes italianos de Mykonos, e continua com a qualidade de sempre. É mesmo muito bom!
Quanto a comida grega, comi muito bem no Limnios Tavern, em Agios Stefanos. Não é no centro, mas na verdade fica a dois passos do porto novo de Mykonos. Para comida honesta e a preço justo (nem parece Mykonos), o restaurante Philotimo cumpre essa função com grande qualidade – e o proprietário albanês é uma simpatia!
Foram-me também recomendados pelos meus anfitriões gregos os restaurantes To Karteri e Apaggio. Este último fica na praia de Ornos e tem como especialidades peixe e marisco, mas acabei por não experimentar. Fica a dica caso queira lá ir jantar.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.