Visitar Tinos: 17 coisas (imperdíveis) para fazer em 3 dias

Por Filipe Morato Gomes
Visitar Tinos: Pombais em Tarabados
Os pombais característicos de Tinos, na região de Tarabados

Tinos, Grécia. Procura o que fazer em Tinos, a mais discreta vizinha da exuberante Mykonos? Pois bem, depois de visitar Tinos durante 4 dias, posso garantir que rapidamente ficou a ser uma das minhas ilhas gregas favoritas.

É certo que não tem as melhores praias das ilhas Cíclades ou as aldeias mais charmosas, mas há algo em Tinos que me deixou verdadeiramente encantado. Talvez seja o ambiente descontraído da ilha, os maravilhosos pombais (adoro!), o Mosteiro de Kechrovouni, as pequenas igrejas ortodoxas, as praias tranquilas. Ou tudo um pouco.

O que fazer na ilha de Tinos: visitar Isternia
Isternia, uma das mais belas aldeias de Tinos

Assim, e apesar de não constar da maioria dos roteiros pelas ilhas gregas, deixo aqui a sugestão para visitar Tinos logo que tenha oportunidade. É uma ilha perfeita para uma escapadinha de 3 dias e combinar com Mykonos, Andros e Delos – e mesmo Paros e Antiparos ficam bastante perto.

Tinos, a ilha dos pombais

Pyrgos, visitar Tinos
Vista de Pyrgos, uma das povoações mais bonitas de Tinos

Neste artigo, vou então partilhar o que ver e fazer na ilha de Tinos, num roteiro que pode ser de 2, 3 ou 4 dias de viagem. Ou mais! Porque, entre museus, sítios arqueológicos e belas aldeias, não faltam motivos para viajar para Tinos e dedicar-lhe algum tempo. Indico também boas tavernas locais onde comer bem e barato (ou, pelo menos, a preços decentes!), para poder visitar Tinos de estômago aconchegado.

Depois de chegar a Tinos, o que visitar? É disso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para viajar sem sobressaltos até à maravilhosa ilha dos pombais. Vamos a isso.

Paisagem na ilha de Tinos, Grécia
Paisagem na ilha de Tinos, Grécia

Dica Alma de Viajante: Se estiver na vizinha Mykonos e preferir visitar Tinos numa excursão organizada, veja o passeio De Mykonos: viagem de dia inteiro à ilha de Tinos, da Kiklomar Tours. Não vai conseguir conhecer todos os lugares referidos neste roteiro, mas é melhor do que nada. Pode cancelar até 24 horas antes.

O que fazer em Tinos

Explorar a cidade de Tinos (Chora)

Tinos, Ilhas Cíclades
Ao anoitecer, a principal povoação de Tinos ganha outra vida

A cidade de Tinos (Chora) é a capital e o principal porto marítimo da ilha. É lá que todos os visitantes chegam assim que o ferry atraca na ilha dos pombais. E ainda bem – é uma vila bonita, que proporciona uma belíssima introdução aos encantos da ilha de Tinos.

A vila tem duas estradas principais. Uma, onde se encontram a Câmara Municipal e o Museu Arqueológico de Tinos. E outra, mais antiga, pavimentada em pedra e onde existe uma fonte de mármore do século XVIII com esculturas imponentes. Mas é nas ruelas entre ambas que se situa o principal encanto de Tinos Town.

Loja de venda de artigos religiosos, Tinos
Loja de venda de artigos religiosos, Tinos

Ruelas estreitas por vezes caóticas mas bem cuidadas, muitos cafés e tavernas de qualidade, galerias de arte, museus e lojas de artesanato, e um ambiente com profunda ligação ao mar fazem de Tinos Town um lugar muito agradável. Há bastante turismo, é certo, mas ainda não ao ponto de arruinar a experiência – como em algumas épocas do ano já acontece na vizinha ilha de Mykonos ou em Santorini.

A terminar, de referir a profunda religiosidade que se sente em cada esquina, muito por “culpa” da Igreja da Virgem Maria Evangelistria (ver abaixo). Há imensas lojas de artigos religiosos, incluindo souvenirs e artigos de melhor qualidade. Mas até isso faz parte do encanto de Tinos!

Igreja da Virgem Maria Evangelistria

Igreja Panagia Evangelistria, Tinos
Entrada da Igreja da Virgem Maria Evangelistria, em Tinos

Reza a história que a Igreja da Virgem Maria Evangelistria foi construída a partir do sonho de uma freira do Mosteiro de Kechrovouni, em Tinos. Ao que consta, a freira sonhava frequentemente com a Virgem Maria, que lhe daria indicações sobre a sua casa, dizendo-lhe para a encontrar num determinado lugar.

Ora, quando a freira escavou o local indicado, a 30 de janeiro de 1823, encontrou um ícone representando a Virgem Maria a rezar. O ícone foi considerado milagroso e hoje está colocado no interior da igreja, atraindo milhares de peregrinos à ilha de Tinos. É um dos lugares de peregrinação mais populares em toda a Grécia – não é apenas a padroeira de Tinos, mas também uma espécie de santa protetora do país.

Igreja Panagia Evangelistria, Tinos
Interior da Igreja Panagia Evangelistria, Tinos

Note que a Igreja da Virgem Maria Evangelistria é, na verdade, um complexo monástico. Foi originalmente construído no local de uma igreja bizantina dedicada a São João, também ela construída sobre um antigo templo de Dionísio. No piso térreo, encontra-se a chamada Capela do Apocalipse, construída após ter sido encontrado o ícone sagrado.

Curioso é o facto de muita gente levar garrafas vazias para encher numa fonte de água benta que existe no interior da igreja.

A igreja está localizada numa colina na parte alta de Chora, a capital de Tinos, e é um local de visita obrigatória. A incluir no roteiro de viagem em Tinos, portanto!

Visitar o Museu Arqueológico de Tinos

Roteiro Tinos: Museu Arqueológico
Museu Arqueológico de Tinos

O Museu Arqueológico de Tinos está localizado na Avenida Megalocharis, em Chora, a caminho da Igreja da Virgem Maria. Inclui achados das escavações efetuadas na ilha, principalmente nos antigos templos de Deméter e Poseidon. Acredito que vale a pena incluir o museu na lista com o que fazer em Tinos, mas apenas se moderar as expectativas.

Isto porque, tal como escrevi a respeito de um museu semelhante na ilha de Paros, não pense encontrar a opulência e riqueza dos achados arqueológicos do museu da Acrópole de Atenas. O de Tinos é muitíssimo mais modesto, mas ainda assim eu gostei de ter conhecido. Em suma, e até porque a entrada é barata, não custa passar por lá e visitar. Fica a dica.

Sítio Arqueológico de Kionia Tinos (Santuário de Poseidon)

Sítio Arqueológico de Kionia Tinos
Sítio Arqueológico de Kionia Tinos

Localizado na estrada marginal que bordeja o litoral sul da ilha de Tinos, muito perto da praia de Kionia, o Sítio Arqueológico de Kionia Tinos, também conhecido como Santuário de Poseidon, é outro dos locais que vale a pena visitar na ilha grega dos pombais.

A data exata da construção do templo não é totalmente conhecida, mas “os arqueólogos acreditam que data do século IV d.C.”. Crê-se que a existência do templo contribuiu para que Tinos se tenha tornado num importante centro religioso. Li algures, aliás, que muitas pessoas visitavam Tinos para se limparem e purificarem antes de seguirem para a ilha sagrada de Delos. Desconheço a veracidade desta afirmação, mas é um indicador da provável importância histórica do Sítio Arqueológico de Kionia Tinos.

Dica Alma de Viajante. Se tiver pouco tempo e não quiser pagar o bilhete de entrada, pode entrar no complexo e apreciar as ruínas à distância. Desde que não passe os muros de pedra junto à bilheteira, está autorizado a observar. Como é natural, caso queira apreciar com mais pormenor, vale a pena pagar o bilhete e visitar o Santuário de Poseidon mais de perto.

Visitar o Mosteiro de Kechrovouni

Visitar Tinos Mosteiro de Kechrovouni
Complexo do Mosteiro de Kechrovouni, ilha de Tinos

Tido como um dos principais atrativos de Tinos, o impressionante Mosteiro de Kechrovouni está instalado no topo de uma encosta, sobranceiro à ilha.

É considerado um dos maiores e mais belos mosteiros da Grécia, sendo também o único mosteiro ainda ativo da ilha de Tinos. Dizem os entendidos que “combina as características da arquitetura insular e as de um povoado fortificado veneziano”, mas para mim o mais impressionante foi mesmo presenciar a devoção de muitos visitantes ao visitarem uma cela particular.

Mosteiro de Kechrovouni, Tinos
Mosteiro de Kechrovouni, Tinos

No mosteiro existem sete igrejas, é certo, mas é a pequena cela da Irmã Pelagia o espaço mais procurado. Foi lá que, alegadamente, a freira Pelagia teve o referido sonho que a levou a encontrar o ícone milagroso da Virgem Maria.

O local parece, na verdade, uma pequena aldeia, com várias casas individuais e ruelas estreitas encavalitadas umas nas outras. É possível visitar o interior do mosteiro, embora com restrições (há secções compreensivelmente vedadas aos visitantes). Pode também combinar a ida ao Mosteiro de Kechrovouni com uma visita à aldeia de Dio Choria.

Fotografar a igreja ortodoxa de São Marco

Roteiro Tinos: Igreja de São Marco
Exterior da pequena igreja de São Marco

Talvez não tenha qualquer interesse simbólico ou arquitetónico, mas a verdade é que esta pequena igreja na estrada que liga Chora a Kionia chamou a minha atenção. Debruçada sobre a falésia junto à “praia” da Tsâmbia, é incrivelmente fotogénica.

Ora, como é certo e sabido que passará por ali durante o seu roteiro pela ilha de Tinos, aproveite para parar e fotografar a pequena igreja de São Marco. Fica a dica.

Visitar a aldeia de Tarabados…

Aldeia de Tarabados, Tinos
Casa na aldeia de Tarabados, ilha de Tinos

Localizada a apenas 7km de Chora, a aldeia de Tarabados é uma pequena aldeia tradicional ao estilo das Cíclades, com ruas estreitas, casas caiadas de branco embelezadas com detalhes em mármore, e pequenas igrejas medievais. Mas a característica mais notável de Tarabados, que contribui para uma paisagem verdadeiramente encantadora, são os belíssimos – e ímpares! – pombais de Tinos.

Os pombais estão espalhados um pouco por toda a ilha, mas existe uma enorme concentração nas encostas em redor de Tarabados, fazendo dessa aldeia o local ideal para apreciar os maravilhosos pombais de Tinos.

… e apreciar os pombais de Tinos

O que fazer em Tinos: visitar pombais
Pombais na ilha de Tinos, Grécia

Falemos então de pombais. Para quem opta por visitar Tinos, é difícil não ficar deslumbrado com a arquitetura dos seus belíssimos pombais. Não sei bem explicar porquê, mas aos meus olhos parecem uma fusão entre a criatividade sem limites de Gaudí e as linhas orgânicas e curvilíneas de César Manrique. São lindos!

Na verdade, são estruturas de pedra parecidas com pequenas fortalezas decoradas com padrões geométricos. O nível térreo é normalmente utilizado para guardar utensílios ligados à agricultura, sendo a parte superior destinada aos pombos.

Pensa-se que os pombais mais antigos de Tinos datam dos séculos XVIII e XIX. E é muito provável que a sua existência esteja relacionada com o fato de Tinos ser uma das ilhas mais férteis do Mar Egeu, se não mesmo da Grécia (para além dos pombos servirem de alimento, os seus excrementos eram usados como estrume).

Para o visitante, o melhor é que muitos pombais estão bem conservados, alguns dos quais ainda em uso nos dias de hoje. Podem ser encontrados por toda a ilha, com ênfase no vale em redor de Tarabados, e são uma espécie de marca registada da ilha de Tinos. Uma obra-prima, portanto!

Estando em Tarabados, recomendo que desça a pé até perto do pequeno cemitério. E depois siga por um caminho junto a uma levada que o levará até junto de alguns pombais em bom estado de conservação. Na dúvida, pergunte. Mas não deixe de tentar apreciar os pombais de perto. Se há coisas obrigatórias em qualquer lista com o que fazer em Tinos, apreciar os seus pombais é, seguramente, uma das principais.

Se tem interesse em pombais, veja o trabalho documental do Rostos da Aldeia sobre a aldeia de Uva, em Trás-os-Montes, Portugal.

Museu de Arte Contemporânea Kostas Tsoclis

O que visitar em Tinos: Museu Kostas Tsoclis
Escadaria de acesso ao Museu de Arte Contemporânea Kostas Tsoclis, aldeia de Kampos

Instalado na antiga escola primária da aldeia de Kampos desde 2011, o Museu de Arte Contemporânea Kostas Tsoclis é dedicado à vida e obra de Kostas Tsoclis, um artista originário de Atenas. Quando o conheci, tinha 94 anos e ainda trabalhava todos os dias – estava a terminar um mural megalómano com 70 x 14 metros no seu atelier defronte do edifício do museu.

No que toca ao museu propriamente dito, confesso que não estava à espera de encontrar algo assim numa ilha rural como Tinos. Não que seja o supra-sumo dos museus de arte contemporânea, mas porque é uma lufada de ar fresco na cena cultural da ilha. Se procura o que visitar em Tinos, anote este nome: Museu de Arte Contemporânea Kostas Tsoclis. Fica na aldeia de Kampos, a dois passos de Tarabados.

Explorar a vila de Pyrgos

Rua de Pyrgos, Tinos
Rua de Pyrgos, Tinos

A aldeia de Pyrgos é, muito provavelmente, a povoação mais bonita de Tinos. As ruelas estão muito bem cuidadas, com chão empedrado, casas caiadas de um branco tão branco que ofusca, as flores coloridas, o artesanato local, lojas muito bonitas e excelentes restaurantes. Não fora a localização geográfica um pouco fora de mão, e Pyrgos seria o melhor lugar para procurar bons hotéis em Tinos.

Para além de tudo isso, não posso esquecer o mármore. A nobre pedra está presente em toda a aldeia, seja por cima das portas das casas, nos fontanários ou em peças decorativas. E, claro, no museu a ele dedicado. Para quem gosta de design e alguma elegância, é um deleite passear em Pyrgos. Maia um dos lugares a visitar em Tinos.

Visitar o magnífico Museu da Mármore de Tinos

O que fazer em Tinos: visitar Museu da Mármore
Interior do Museu da Mármore de Tinos

O Museu da Mármore (ou Museu do Artesanato em Mármore), localizado nos arredores da vila de Pyrgos, é das atrações mais diferenciadoras da ilha de Tinos. É mesmo muito bom!

Antes de mais, de referir a importância do mármore na economia local. É, na verdade, um material com um lugar especial na arquitetura e na arte de toda a Grécia. E Tinos, tal como Paros, era uma ilha produtora de mármore.

Museu da Mármore de Tinos
Museu da Mármore de Tinos

Ora, o museu apresenta a história da produção de mármore em Tinos ao longo dos tempos. O acervo do museu inclui ferramentas de extração, corte e talha, equipamento mecânico, material audiovisual (como filmes antigos, muito interessantes!) e uma coleção de esboços de antigas esculturas em mármore.

Pela minha parte, e juntamente com os pombais e algumas aldeias, visitar o Museu da Mármore é das melhores coisas que pode fazer em Tinos. Até porque Pyrgos é outro local imperdível, pelo que não há motivo para não incluir no roteiro. Vá à confiança – vai adorar!

Visitar Volax, a aldeia dos poemas

Aldeia de Volax, Tinos visitar
As portas e paredes da aldeia de Volax, Tinos, estão decoradas com poemas

Volax é uma aldeia, digamos, diferente. Está instalada num local repleto de enormes formações rochosas graníticas, que conferem à paisagem um cenário distinto da maioria das aldeias de Tinos.

Mas não é só isso. É uma aldeia muito bonita e arranjada, onde pontifica a arte e o artesanato. A começar pela característica única de haver muitos poemas pintados em portas, janelas e fachadas.

Não consegui saber como tudo começou, mas creio que foi de forma não planeada. Alguém fez o primeiro e, aos poucos, poemas e letras de músicas antigas foram sendo escritas nas paredes sem uso da aldeia. E agora é a imagem de marca de Volax.

Visitar Tinos: cestaria em Volax
O senhor Ludovico a trabalhar na sua loja na aldeia de Volax, ilha de Tinos

Mas, amante de artesãos e artes tradicionais, fiquei igualmente fascinado pelo Senhor Ludovico. Encontrei-o na sua loja / atelier a fazer cestaria. Os poucos habitantes de Volax são cesteiros e as suas oficinas podem ser visitadas. Entrei e tentei encetar uma conversa, dificultada pela ausência de uma língua em comum. Mas Ludovico permitiu que por ali ficasse a observá-lo a trabalhar na sua arte manual, coisa que sempre me emociona. Foi um prazer.

Tudo somado, e para além de projetos como The Hut Project, do artista Alexandros Fitsopoulos, com impressões a linóleo à disposição dos visitantes, Volax tem estes dois grandes atrativos que justificam a inclusão no roteiro de viagem em Tinos. A poesia e a cestaria. Uma aldeia a visitar, portanto!

Caso tenha interesse em cestaria, veja por exemplo o artigo sobre o que fazer em Esposende, onde falo do artesanato de junco na aldeia de Forjães.

Aldeia de Isternia

Turistas a visitar Isternia, Tinos
Casal de turistas nas ruas de Isternia, Tinos

Isternia é uma pitoresca aldeia de Tinos instalada numa encosta perto de Kardiani. Na ausência de melhor descrição, socorro-me das seguintes palavras retiradas do portal Greeka.

“Construída em forma de anfiteatro num belo local natural, nas encostas do Monte Meroviglia, Isternia é um pequeno povoado com ruas pavimentadas em mármore, casas de dois andares, bem como belas vergas de mármore e arcos pitorescos que sombreiam os caminhos estreitos. Toda a aldeia é um exemplo requintado de escultura em mármore”.

Arquitetura em Isternia, visitar Tinos
Pormenor arquitetónico na aldeia de Isternia, Tinos

É, de facto, uma aldeia muito bonita. E, dada a sua localização, oferece vistas magníficas sobre a vizinha ilha de Syros (não conheço!) e o Mar Egeu. Tudo somado, é uma das aldeias de Tinos que aconselho a visitar. Tal como a vizinha Kardiani…

Visitar Kardiani

Kardiani, Tinos
Rua da aldeia de Kardiani, Tinos

A aldeia de Kardiani fica nas encostas do Monte Pateles, e tem a particularidade de ter no seu seio uma vegetação pouco habitual de plátanos e oliveiras.

As ruas são naturalmente estreitas e pavimentadas em pedra, mas há muitos degraus e arcos, para além das típicas casas antigas tradicionais caiadas de branco com portas coloridas e pátios com flores coloridas.

Kardiani, Tinos o que visitar
Na aldeia de Kardiani, Tinos, há fotografias dos seus habitantes espalhadas pelas paredes da aldeia

Ora, de Kardiani diz-se ser uma das mais belas aldeias de Tinos. Mas o que verdadeiramente me surpreendeu foi encontrar fotografias dos seus habitantes espalhadas pelas ruas. Não sei se era um projeto temporário ou uma instalação permanente, mas a humanização destas paisagens rurais e tantas vezes despovoadas é sempre de aplaudir. Gostei muito!

Dar um mergulho na praia Kolympithra (costa Norte)…

O que visitar em Tinos: praia Kolympithra
Vista da praia Kolympithra, uma das melhores praias de Tinos

Direto ao assunto. Não fosse o vento forte que sopra quase sempre de Norte e Kolympithra seria, muito provavelmente, a melhor praia da ilha de Tinos. A baía de Kolymbithra é , na verdade, constituída por duas praias. Li algures que são ambas “bem protegidas dos ventos fortes”, mas não foi isso que eu testemunhei.

Seja como for, a praia pequena está mais organizada, mas é também mais sobrelotada e barulhenta. Eu prefiro a praia maior, retratada na foto acima, com um ambiente muito mais tranquilo e agradável – para o meu gosto. O bar de praia é bastante bom, facto que permite que passe algum tempo na praia longe das multidões mas com todas as comodidades.

… ou na praia Agios Fokas (costa Sul)

Praia Agios Fokas, Tinos
Praia Agios Fokas, no sul de Tinos

Ao contrário, não gostei tanto de Agios Fokas, uma das praias mais longas e frequentadas de Tinos. A praia estende-se por vários quilómetros da linha de costa, até à praia de Agios Sostis, ao longo dos quais há vários beach bars mais ou menos exclusivos.

É claro que as águas são boas para tomar banho, mas houve algo em Agios Fokas que não me conquistou. Mas sinta-se livre para a incluir no seu roteiro para visitar Tinos – não tenho nada de concreto a apontar à praia. Pela positiva, há muitas árvores que proporcionam sombra, um bem precioso nos escaldantes dias de verão.

Visitar a ilha de Mykonos

Visitar Mykonos
Pôr do sol junto aos moinhos de Mykonos, uma das experiências imperdíveis quando visitar a ilha de Mykonos

Estando ali tão perto, seria uma pena não aproveitar para visitar Mykonos, uma das ilhas gregas mais afamadas. São apenas 30 minutos de ferry entre Tinos e a ilha de Mykonos, pelo que são dois destinos perfeitamente combináveis em qualquer roteiro pelas ilhas Cíclades. Até porque Mykonos é daqueles destinos que fazem mesmo sonhar, sendo Tinos o complemento perfeito (mais tranquilo) para o bulício da sua vizinha mais famosa.

Outras coisas a visitar em Tinos

Visitar Tinos
Marginal de Chora, principal povoação da ilha de Tinos

Nunca é demais ressalvar que esta não é uma lista exaustiva com o que fazer em Tinos. Até porque, como disse, estive apenas 4 dias na ilha e, por isso, há sempre coisas que ficam por ver ou fazer. Dito isto, além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), eis outras coisas que pode incluir no seu roteiro quando visitar a ilha de Tinos. A saber:

  • Visitar as ruínas do Castelo de Exombourg. Estava no meu roteiro em Tinos e passei lá muito perto, mas por algum motivo os planos mudaram e depois acabei por não visitar as ruínas do Castelo de Exombourg. Fica muito perto da aldeia de Komi.
  • Apreciar as obras expostas no Museu dos Artistas Tinianos, em Pyrgos.
  • Explorar as pedreiras de mármore em Panormos (eu não visitei, mas dizem ser de difícil acesso).

Tinos: mapa dos lugares a visitar

Se procura o que visitar em Tinos, nada como visualizar a localização exata dos lugares referenciados no artigo. Use estas informações – sobre aldeias, praias, museus e outras atrações – para montar o seu próprio roteiro de 2, 3, 4 ou mais dias, personalizando-o em função dos seus interesses.

Dicas para visitar Tinos

Melhor época para visitar Tinos

Na opinião dos habitantes locais, a melhor época para visitar Tinos é em setembro. Isto porque a época alta em Tinos é apenas julho e agosto, sendo que depois disso a ilha já está mais calma e a temperatura da água do mar continua perfeita.

Alternativamente, os meses como maio, junho e outubro são também boas apostas para viajar para Tinos.

Quantos dias são necessários para visitar Tinos

Manda a verdade dizer que, muito provavelmente, em dois longos dias conseguirá ver a maioria das atrações de Tinos aqui referidas. Mas, como adoro a ilha, aconselho que fique pelo menos três ou quatro dias, antes de rumar a Andros ou Mykonos. Não se vai arrepender de visitar Tinos com mais calma.

Como chegar a Tinos

De ferry

A ilha de Tinos não tem aeroporto, pelo que só é acessível por ferry a partir da capital Atenas e de outras ilhas do Mar Egeu. A título de curiosidade, saiba que o aeroporto mais próximo está localizado em Mykonos.

Recomendo a leitura do artigo sobre viajar de ferry nas ilhas gregas. Lá partilho algumas dicas importantes sobre a compra de bilhetes e coisas a ter em conta na hora de escolher o barco. Se preferir, pesquise diretamente no link abaixo para ter uma ideia dos ferries disponíveis para Tinos (há muitos!). Até porque no site da Ferryhopper há um mapa interativo com todas as rotas dos ferries que operam nas ilhas gregas. Muito útil.

Pesquisar ferries nas ilhas gregas

Como se deslocar em Tinos

Para visitar Tinos é fundamental dispor de transporte próprio, porque de outra forma estará extremamente limitado nos seus movimentos. Por isso, na elaboração deste roteiro em Tinos assume-se que tem um carro alugado para se deslocar na ilha. Para tal, recomendo sempre que procure carro na DiscoverCars, de preferência com antecedência caso viaje na época alta.

Alugar carro em Tinos

Onde ficar em Tinos

Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Tinos para todas as dicas sobre as melhores regiões e hotéis onde se hospedar na ilha. Em resumo, tenho a profunda convicção que é o melhor é ficar na cidade de Tinos (Chora) – até porque há bons hotéis por ali.

Eu fiquei num hotel com excelente relação custo / benefício chamado Eleana Hotel, um espaço familiar onde será bem recebido por Dimitris e a sua mãe. Mas há outros hotéis em Tinos de grande qualidade. Alternativamente, tinha ponderado ficar a dormir na pousada Chora 5 – Central Rooms by TinosHost, mas acabei por escolher o Eleana.

Se estivesse a viajar a dois, provavelmente escolheria o elegante hotel de luxo Tinos Dove Suites, cujos estúdios têm piscinas interiores privadas. Ou então o maravilhoso Infinity View Hotel Tinos. São mais caros, naturalmente, mas para uma estadia mais especial valem ambos a pena. Mas use o link abaixo para outras opções de hospedagem na ilha grega de Tinos – para todos os gostos e orçamentos.

Pesquisar hotéis em Tinos

Gastronomia e onde comer

Antes de mais, dizer que comi muitíssimo bem na ilha grega de Tinos, e a preços mais em conta do que na vizinha ilha de Mykonos. Em concreto, a Botilia,a Malamatenia e a Myrtilo são três tabernas gregas muito boas no coração da cidade de Tinos. Recomendo todas.

Referência também para o chamado Traditional Cafe Two Villages (é assim que aparece no Google Maps), em Dio Choria. E ainda para o restaurante Svoura Tinos, instalado numa bonita praça da aldeia de Komi (embora neste último a comida estivesse extremamente salgada).

A terminar, a adorável vila de Pyrgos tem vários restaurantes de grande qualidade, incluindo na praceta principal. Entre eles, posso recomendar o To Yiasemi e o Athmar; mas há outros com bom aspeto, pelo que o melhor será seguir o instinto.

De resto, e caso o seu hotel não sirva pequeno-almoço, saiba que o café Mikro Tinos, na capital, é um excelente sítio para fazer a primeira refeição do dia.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros destinos a visitar na Grécia

Se está a pensar visitar Tinos, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades e ilhas gregas.

AntiparosAtenasDelosKefaloniaMeteoraMykonosParosSantorini

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.