Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Viseu

Um dia entre as maçãs de montanha de Armamar

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Portugal Viseu
Atualizado em 19.11.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Armamar, Capital da Maçã de Montanha
Apanha de maçãs em Armamar

Habituado a participar na apanha da azeitona ou nas vindimas no Douro, nunca tinha, no entanto, presenciado uma apanha de maçãs. Foi o que fui fazer a Armamar, conhecida como a Capital da Maçã de Montanha (ou “maçã de altitude”) pelo facto de serem cultivadas a mais de 800 metros de altitude.

Pomar de Armamar, Viseu
Trabalhadores num pomar de Armamar

Na verdade, e apesar de localizado junto ao rio Douro, a paisagem do município é marcada, a sul, por extensos pomares de macieiras e muito granito. É um contraste gritante com a zona norte do concelho, dominada por vinhedos e solo xistoso – contraste ainda mais curioso num município tão pequeno como Armamar.

Armamar, Capital da Maçã de Montanha

Maçãs Fuji, em Armamar
Maçãs da variedade Fuji, em Armamar

Assim, com os vinhedos substituídos por enormes pomares de macieiras ao longo de 1.400 hectares de área plantada e o aroma da fruta madura a perfumar o ambiente, fiz companhia aos trabalhadores que apanhavam a maçã das árvores com um cuidado extremo.

Gente sorridente e apaixonada pela sua terra. Mãos de trabalho, fortes e rijas. Como as maçãs de Armamar.

Redes para proteção num pomar de macieiras
Recolha de redes para proteção da geada

“São maçãs, muitas maçãs. Colhidas uma a uma com o cuidado de pai e mãe diante do recém-nascido. O cordão umbilical é cortado (para que a fruta não se danifique) e cada maçã é colocada num berço aveludado em forma de cesta de fundo falso. Calmamente. Em Armamar, a Capital da Maçã de Montanha, a fruta é tratada como uma preciosidade. Rija e doce. Como a vida.”, escrevi no Instagram durante a visita a Armamar.

E é exatamente isso que senti ao visitar os pomares de Armamar: as maçãs são mesmo um bem precioso. E pessoas como Ti Neca, figura emblemática que conheci no lugar de Travanca, são uma verdadeira inspiração.

Fruticultor de Armamar
Ti Neca, fruticultor de Armamar

Ti Neca, 72 anos, é um afável fruticultor com a sabedoria que os mais de 50 anos a cultivar maçãs lhe conferem. Na sua companhia, andei a passear pelo pomar e a aprender sobre as diferentes variedades de maçãs de montanha de Armamar. Como são a Gala, a Fuji, a Jeromine e a Golden.

Feliz ou infelizmente, no momento em que visitei a região, faltava apenas colher a variedade Fuji. São deliciosas e provavelmente as minhas maçãs preferidas. Consolei-me.

Capital da Maçã de Montanha
Maçãs de Armamar

Depois de várias horas entre macieiras, tempo ainda para visitar a aldeia de Arícera e vivenciar a hospitalidade do simpático casal que gere o turismo de aldeia Outros Tempos, onde provei compotas caseiras feitas com maçãs de Armamar, em combinações tão improváveis como surpreendentes, como maçã com piripiri ou maçã com canela e cravinho.

E, claro, tempo para visitar uma pequena unidade de fabrico dos afamados bolinhos de maçã de Armamar, tão pequenos quanto deliciosos, feitos naturalmente com as maçãs dos pomares da região.

Bolinhos de maçã de Armamar
Bolinhos de maçã de Armamar

O dia terminou com um fantástico piquenique organizado pela Girls on Douro, no miradouro São Domingos, com vista para o rio Douro, ao fundo, iluminado pelos últimos raios de sol.

Foi a forma perfeita de acabar um dia muito agradável entre os pomares da Capital da Maçã de Montanha: Armamar.

Visitar Armamar: miradouro São Domingos
Piquenique ao entardecer no miradouro São Domingos, Armamar

Guia prático

Como chegar a Armamar

Armamar pertence ao distrito de Viseu, na margem esquerda do rio Douro. Para chegar à vila, e tendo como referência a cidade do Porto, o melhor é seguir sempre pela A4 em direção a Vila Real; de lá prosseguir pela A24 até Peso da Régua e cruzar o rio Douro. Depois é só fazer a EN313 até Armamar. São sensivelmente 130 km de viagem.

Quando ir

Apesar de poder visitar Armamar durante todo o ano, talvez a primavera e o final do verão/início do outono sejam das épocas mais interessantes. Por um lado, o clima ajudará a viagem, permitindo combinar facilmente com visitas a outros locais como o Douro Internacional.

Por outro lado, no fim do verão há grande atividade nos pomares, facto que é sempre uma mais-valia numa visita a Armamar; já na primavera, poderá ter a sorte de encontrar as macieiras floridas, que dão um encanto especial à paisagem.

Onde comer

Caso tenha orçamento, considere uma refeição no restaurante DOC, do chef Rui Paula. Pela minha parte, acabei por almoçar na Quinta da Barroca (recomendo), mas restaurantes tradicionais como a Fonte Nova ou o Cantinho da Manuela recolhem também boas opiniões dos comensais.

Onde ficar

Caso queira ficar hospedado na região, saiba que existe um conjunto de hotéis de qualidade em Armamar. Desde logo, o alojamento local Palácio Nova Seara, um espaço muito acolhedor localizado no centro de Armamar; e a magnífica guesthouse Casal da Viúva, no povoado de Queimada.

Outras alternativas excelentes são o B&B Quinta da Portela Douro, em Vacalar; e o turismo de aldeia Outros Tempos, em Arícera. De resto, para um hotel mais convencional, considere o Hotel Folgosa do Douro, instalado junto ao rio Douro, na metade vinhateira do concelho.

Seja como for, caso, por algum motivo, estas unidades não sejam do seu agrado, encontra outras opções de hospedagem em Armamar no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Armamar

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Texto escrito com o apoio da Câmara Municipal de Armamar.

Saiba mais sobre: Viagens Europa Portugal Viseu

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Armamar e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Visitar o Passadiço das Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos
Igreja de Válega (Ovar), uma das igrejas mais bonitas de Portugal »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Armamar

Reserve um hotel em Armamar ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens