Viseu

Viseu, Portugal
Centro histórico de Viseu, Portugal

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, situada na província da Beira Alta, sendo a segunda maior cidade da região do Centro de Portugal, depois de Coimbra. É limitada a norte pelo concelho de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sudeste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.

Viseu merece uma visita. Faz-nos pecar pela deliciosa gastronomia, devolve-nos a saúde nas termas, incita-nos a observar gratuitamente a arte urbana e faz-nos sentir orgulhosos quando provamos os Vinhos do Dão, aqui produzidos. Rodeada por várias serras e rios, a sua localização é bem central no mapa de Portugal e já foi considerada das melhores capitais de distrito portuguesas para se viver.

Viseu tem vindo a assistir a uma forte renovação da sua oferta cultural. O melhor exemplo é o Festival Jardins Efémeros, evento único em Portugal, que promove o encontro entre o público e novas formas de expressão artística. Durante este festival, levado a cabo anualmente, em finais de julho, todo o Centro Histórico de Viseu é transformado num jardim acolhendo o talento de diversos criadores portugueses e internacionais. A utilização de espaços icónicos como a Sé de Viseu, a Misericórdia, museus, capelas, jardins, logradouros, praças, o edificado do centro histórico (casas, lojas e edifícios industriais), reforça o carácter urbano do festival, valorizando o património da cidade. Os jardins bem ornamentados, que lhe conferiram o título de cidade-jardim desde 1935, a belíssima Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia, os vários parques urbanos, a Praça D. Duarte e a da República, as Cavalhadas (24 de junho) e a Cava de Viriato onde costuma decorrer a Feira de São Mateus (agosto-setembro) são algumas referências que vai gostar de conhecer.