Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Espanha » Castela e Leão » Salamanca

Quatro olhares sobre Salamanca (Eurasia #03)

Por Rafael Polónia e Tanya Ruivo | Atualizado em 10 Fev 2020 | Eurasia Castela e Leão Espanha Europa Salamanca Deixe um comentário
Tempo de leitura: 4 minutos

Quatro olhares sobre Salamanca - Eurásia

Salamanca é uma bela cidade da comunidade autónoma de Castela e Leão, dominada pela imponência e espiritual da Catedral. Estes são quatro, entre muitos possíveis, olhares sobre os prazeres da urbe.

Um. São mais de 20, as filas de mesas e bancos corridos em madeira bruta que correm a sala de aula mais antiga de Salamanca, a sala Frei Luis de Léon. Eram também muitos os que frequentavam a sua aula, porém, nem todos com os mesmos direitos. Cabia aos mais pobres, aqueles que pertenciam à tuna – os que cantavam na rua para ganhar dinheiro para o pão – entrar na sala de aula 30 minutos antes de todos os outros. Mais tarde, quando os alunos nobres e os alunos convidados dos professores entravam, os pobres levantavam-se dos seus lugares já aquecidos e cediam-nos, mudando para os bancos de trás, gelados. Momentos depois entrava o professor, que permitia que os queixosos se levantassem dos bancos e batessem com os pés no chão até que chegasse ao seu lugar. Este gesto – el pataleo – era visto pelos desafortunados como um protesto, e como uma oportunidade para que aquecessem os pés, pelo professor.

Dois. Fica o visitante que olha para a fachada de Ramos da Catedral Nova de Salamanca surpreendido. Um astronauta suspenso em mais de novecentos anos de tanta história. Pergunta o visitante a si próprio se será verdade, se uma mente visionária de outro século esculpia de forma tão futurista. Olha à sua volta e repara que, além de si, outros não menos curiosos se questionam sobre o mesmo. Descobre depois mais figuras que não parecem fazer qualquer sentido: um lince ibérico, um touro, o diabo que come um gelado com três bolas.

Catedral de Salamanca
Catedral de Salamanca

Decide então o visitante pesquisar e, debruçando-se sobre o assunto descobre que, como forma de assinalar a recuperação de 1992 e seguindo a tradição dos antigos restauradores de incorporar motivos modernos como uma marca, tiveram os responsáveis a feliz ideia de marcar o feito com figuras diferentes das demais. Contudo, não se sabe se por puro prazer de vandalizar, se pelo facto dos gostos serem muito discutíveis, houve alguém, já neste século, que decidiu desmembrar o tão polémico astronauta.

Três. Caminhando por entre as várias salas, a escadaria que sobe em espiral e os corredores, o olhar mais atento prende-se em diferentes sinais que marcam o centro de cada pedra do monumento. Em tempos, houve necessidade de decidir quanto pagar a cada trabalhador na construção da Catedral, cabendo a quem trabalhava mais, um melhor salário. A solução encontrada foi a marcação de cada pedra colocada com traços, triângulos, quadrados, círculos, cada símbolo correspondente a um trabalhador ou grupo de trabalhadores e, no final, contar-se o número de símbolos e pagar-se a quantia devida a cada um.

Quatro. Chegava todos os anos o dia em que o Padre Lucas, conhecido mais tarde por Padre Putas, tinha a tarefa de levar todas as prostitutas para o lado de lá do Rio Tormes onde estas ficavam durante 40 dias sob a guarda do pároco para que os estudantes, do lado de cá do rio, não pecassem durante o período da Quaresma! Salamanca, que durante toda a história sempre teve fama de cidade abastada de prostituição, fazia os seus estudantes jejuarem de vício e luxúria durante mais de um mês. No entanto, na primeira segunda-feira a seguir à Semana Santa, todos saíam alegres à rua e, juntamente com o Padre Putas, traziam as prostitutas de novo à cidade e nas margens do rio faziam piqueniques e uma grande festa, onde a comida, a bebida e, claro está, o usufruto da prostituição era levado tão a sério que ainda hoje se comemora este dia – é o chamado Lunes de Agua.

Veja também os textos sobre o que fazer em Salamanca e onde ficar em Salamanca.

O projecto Eurásia é uma viagem de bicicleta entre Portugal e Macau, com passagem pela Europa, Médio Oriente e Ásia Central e 19 meses de duração. Ao longo de todo o percurso foram publicadas crónicas com periodicidade média quinzenal.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Eurasia Castela e Leão Espanha Europa Salamanca

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Salamanca e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« EasyJet anuncia base em Lisboa
Voos para o Funchal a 36 euros »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Salamanca

Reserve um hotel em Salamanca ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens