Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Oceânia » Nova Zelândia » Ilha Sul

Uma estrela cadente nos céus de Tekapo (Pikitim #42)

Por Luísa Pinto | Volta ao Mundo em Família Ilha Sul Nova Zelândia Oceânia
Atualizado em 12.09.2018 | Tempo de leitura: 6 minutos

Lago Tekapo, Nova Zelândia
A família posando em Monte John, com o Lago Tekapo em pano de fundo

Quando a realidade desmente a imaginação de uma criança é natural que surja alguma tristeza. Mas quando se encarrega de concretizar os seus desejos, a felicidade instala-se no seu rosto em doses desmedidas. Foi o que aconteceu num dos melhores observatórios astronómicos do hemisfério sul, no Monte John, Lago Tekapo, e não foi a paisagem deslumbrante que mais a encantou, nem tão pouco avistar o sol ou os anéis de Saturno – e isso já foram motivos de imensa alegria. “O meu desejo realizou-se!”. Bem-vindos à Nova Zelândia.

Ainda o avião não tinha pousado na pista de Christchurch, a principal cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, e já se vislumbrava o sol a nascer e a pintar de laranja os picos nevados dos Alpes do Sul. Estávamos avisados: os cenários seriam de cortar a respiração, porque as forças da Natureza tinham andado por estas latitudes a desenhar paisagens mais-que-perfeitas.

É certo que essas forças também podem ser assustadoras e destrutivas, como facilmente comprovámos no centro de Christchurch, com inúmeros edifícios destruídos e boa parte dos quarteirões do centro ainda fechados ao movimento de pedestres e carros na sequência do violento sismo de Fevereiro de 2011. Mas são, sobretudo, talentosas, essas forças.

Lago Tekapo
As cores quentes de um entardecer invernal no Lago Tekapo

É preciso ser muito exigente e perfecionista para conseguir desenhar um cenário como aquele que vimos a partir do Astro Cafe, em Monte John, uma colina sobranceira ao majestático Lago Tekapo. Com águas de um inacreditável azul-turquesa, calmas e escuras, o Lago Tekapo mais parecia um espelho destinado a refletir as silhuetas alpinas onde não poderia faltar o Monte Cook, o pico mais alto da Nova Zelândia. No alto do sobranceiro Monte John, e com uma panorâmica que permite um ângulo de 360 graus sobre a bacia de MacKenzie, a beleza chega a espantar.

A paisagem alpina, as planícies de MacKenzie, muita floresta, algum gado, cores quentes do outono, e a pequena Igreja do Deus Pastor lá ao fundo – o cenário era tão perfeito que um casal japonês o escolheu como pano de fundo para as poses fotográficas do livro de noivado.

A Pikitim estava deliciada com as vistas “para baixo”, em terra, onde a pequena aldeia de Tekapo lhe parecia ter a forma de “um oito”, e deslumbrada com o cenário lá em cima, no céu. Sobretudo depois de a terem deixado “espreitar para dentro do sol”, pelo telescópio do observatório astronómico instalado lá no topo.

Monte John, Tekapo
Turistas junto ao Astro Cafe, no topo do Monte John

O Observatório de Monte John resultou de uma parceria das universidades de Canterbury (Nova Zelândia) e de Nagoya (Japão), que não quiseram deixar de aproveitar aquele que é considerado um dos céus mais limpos da Nova Zelândia, não só pela latitude em que se encontra, mas também pela estabilidade e transparência da sua atmosfera e pela poluição reduzida. E o espanto da Pikitim foi enorme: “Afinal, o sol é vermelho!”, constatou, espantada, enquanto pedia para espreitar outra e outra vez pelo telescópio para a “bola de fogo”.

Como é natural, a Pikitim gostou do poder que lhe dava um telescópio, e ficou delirante quando percebeu que poderia voltar à noite para ver as estrelas. O convite foi feito por uma portuense de gema que vive em Tekapo e reconheceu o sotaque da Pikitim mal ela entrou no Astro Cafe. Patrícia Baptista convidou-a a voltar a subir ao Monte John à noite para ver as estrelas “arco-íris” e planetas com anéis brilhantes à volta. Era um convite irresistível!

Só o percurso de regresso ao Monte John, de noite, por si só, já merecia a viagem. Foi uma emoção: subir o monte com as luzes do carro apagadas (para não interferir nos trabalhos de pesquisa do poderoso microscópio gravitacional MOA) e uma temperatura exterior a rondar os zero graus. Mas todos estávamos quentes e muito animados com a aventura.

Igreja Tekapo
Noivos japoneses posam junto à pequena Igreja do Deus Pastor, nas margens do Lago Tekapo

Chris, um dos astrónomos do observatório, começou a descrever o céu do hemisfério sul (“tão límpido que permite ver toda a via Láctea e inclusive as nuvens de Magalhães”) e a mostrar como as estrelas se mexem, mas foi só quando falou em pedir desejos às estrelas que a atenção da Pikitim ficou verdadeiramente sintonizada. “Se nós pensarmos num desejo, temos de lhe dizer qual é?”, sussurrou, preocupada. Apesar da resposta negativa, confessou que o que mais gostaria de ver naquela noite era uma estrela cadente. E não falou mais no assunto.

Depois das explicações, seguiu-se a possibilidade de ir “espreitar para o planeta dos anéis”. A Pikitim posicionou-se na dianteira da fila para ver Saturno, para logo reclamar que não via “nada!”. À segunda tentativa, ajustado o banquinho e o telescópio gigante, soltou os ansiados gritinhos: “Já vi! Já vi!”. Também “olhou para dentro” de Marte e viu que era “uma grande bola branca, muito iluminada e brilhante”, e depois foi olhando por outros telescópios para muitas estrelas e nebulosas. E foi ficando triste. “Eu pensava que as estrelas tinham muitas cores, e eu só vejo estrelas brancas. E não brilham assim tanto”. Quanto mais pensava, mais inconsolável ficava.

Desenho Saturno
Desenho (com colagem) que a Pikitim fez sobre Saturno, após ver o planeta pelo telescópio no Observatório do Monte John

Chris saiu em socorro da Pikitim, e prometeu que lhe haveria de mostrar uma “disco star”. Mas o brilho da estrela que espreitava através do telescópio continuava a ser muito diferente daquele que havia imaginado :“já percebi que vão mudando de cor, mas não brilham com todas as cores do arco-íris ao mesmo tempo! Assim não tem graça”, disse, mergulhando numa visível frustração.

Estava já ao colo, a ouvir as tentativas da mãe de explicar que, às vezes, as coisas não são exatamente como as imaginamos, quando interrompeu: “Mãe, vi uma estrela a mexer-se!”. “A sério? Então devia ser uma estrela cadente…”, entusiasmou-se a mãe. “Não sei”, respondeu ela, e continuou: “a estrela fez um risquinho no céu, mas ia muito depressa! E não estava a cair para baixo, fez assim, um risco para cima”, explicou com detalhe, apontando o dedo para os céus. “Era uma estrela cadente?”, perguntou, ansiosa. “Então, o meu desejo realizou-se!”.

Guia prático

Onde ficar

Pesquisar hotéis em Tekapo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Sobre o Diário da Pikitim

Este post pertence a uma série que relata uma volta ao mundo em família, com 10 meses de duração. Um projeto para descomplicar e mostrar que é possível viajar com crianças pequenas, por todo o mundo. As crónicas da viagem foram originalmente publicadas em 2012 na revista Fugas e no blog Diário da Pikitim.

Veja também o post intitulado Viajar com crianças: 7 coisas que os pais devem saber.

Saiba mais sobre: Volta ao Mundo em Família Ilha Sul Nova Zelândia Oceânia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Tekapo e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Pará, Segredos da Floresta
Queenstown e as belas paisagens da Nova Zelândia (Pikitim #44) »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Tekapo

Reserve um hotel em Tekapo ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens