Destino: Oceânia » Nova Zelândia

Nova Zelândia

Visitar Nova Zelândia: Milford Sound
Milford Sound, Nova Zelândia

Nova Zelândia

Terra abençoada pela mãe Natureza, a Nova Zelândia é de uma beleza natural superlativa. Em especial a Ilha Sul, onde pontificam glaciares como o Franz Joseph ou o Fox, lagos como o Matheson e o Tekapo, cidades como Christchurch ou Queenstown, capital mundial dos desportos de aventura, os fiordes Milford Sound e Doubtfull Sound, sem esquecer parques naturais como o Abel Tasman e as paisagens vínicas – e os magníficos Sauvignon Blanc – de Marlborough. Mas também a Ilha Norte da Nova Zelândia, onde a boémia Wellington convive com o bulício de Auckland, com as tradições Maori de Rotorua e com a beleza austera da península de Coromandel. Em suma, qualquer que seja o itinerário da viagem, a Nova Zelândia tem de ser vivida de forma ativa e ao ar livre. Porque, uma coisa é certa: não há país que rime melhor com outdoor do que a Nova Zelândia.

Pesquisar hotéis na Nova ZelândiaAlugar carro na Nova ZelândiaFazer seguro de viagem

Visitar Nova Zelândia: guia prático

Factos sobre a Nova Zelândia

Bandeira da Nova Zelândia
  • Capital da Nova Zelândia: Wellington
  • População: 4 milhões
  • Língua oficial: Inglês e Maori
  • Fuso horário: GMT +12
  • Código telefónico internacional: +64
  • Fronteiras terrestres: não tem

Melhor época para viajar para a Nova Zelândia

A época alta – e os meses mais quentes – vai de novembro a abril e é perfeita para as atividades ao ar livre em todo o território neozelandês. O verão (dezembro a fevereiro) traz muitos festivais, concertos e eventos desportivos. O inverno (junho a agosto) é perfeito para os amantes de esqui, mas escolha bem a localização: algumas cidades costeiras onde há muita vida no verão estão por esta altura praticamente adormecidas. Para quem procura férias tranquilas será melhor evitar os meses de férias das famílias kiwi, e as semanas a seguir ao natal são as piores de todas. Os melhores períodos para visitar a Nova Zelândia são, pois, os meses de outubro e novembro e de abril e maio.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a Nova Zelândia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na Nova Zelândia

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Nova Zelândia.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na Nova Zelândia

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Nova Zelândia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro na Nova Zelândia

Caso necessite de alugar um carro na Nova Zelândia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Nova Zelândia

Dinheiro

  • Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem em todas as cidades da Nova Zelândia, até naquelas mais pequenas onde vivem pouco mais de 300 habitantes. Nestes casos, podem não existir no plural, mas, pelo menos, ninguém fica descalço (a não ser que a máquina avarie). A maior parte dos estabelecimentos, sobretudo aqueles mais habituados a lidar com turísticas, têm terminais de pagamento automático. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Parques de campismo, agências de viagens e de aluguer de carros e campervans, hotéis e restaurantes estão muito habituados (e disponíveis) a aceitar pagamentos com cartão de crédito. Os mais comuns são da rede Visa e MasterCard.

Internet e dados móveis na Nova Zelândia

A forma mais prática de ter acesso à internet na Nova Zelândia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar a Nova Zelândia

Património Mundial da UNESCO na Nova Zelândia

Património Mundial no Brasil. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Brasil.
Ver artigo

Viajar de autocaravana na Nova Zelândia

Não conduzo por prazer. Faço-o com o simples objetivo de me deslocar de um ponto ao outro. Em viagem, prefiro por isso usar o comboio, os autocarros e camionetas, enfim, os transportes públicos. É raro alugar um carro, e nunca, até visitar a Nova Zelândia, tinha sequer ponderado viajar numa autocaravana. Desde que comecei a ...
Ver artigo

Lake Tekapo por quem lá vive: Patrícia Baptista

Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Lake Tekapo, na ilha Sul da Nova Zelândia, pela mão da Patrícia Baptista. A Patrícia é gerente de alojamento turístico e está a viver no Lago Tekapo há 3 anos. Convidei-a a partilhar connosco as suas sugestões e dicas com o melhor do “seu” Lake Tekapo. ...
Ver artigo

Glaciares Fox e Franz Josef, Nova Zelândia: um mini-ensaio fotográfico

Tal como frequentemente falo da hospitalidade persa, quando me perguntam sobre beleza natural a conversa acaba invariavelmente por descair para a Nova Zelândia. É, pura e simplesmente, o país mais bonito que conheço, e talvez só a Islândia rivalize com a Nova Zelândia no que à Natureza diz respeito – especialmente a ilha Sul. Opiniões ...
Ver artigo

Viagem aos perfumes dos vinhos do novo mundo

Viagem aos perfumes dos vinhos do novo mundo. A carta de vinhos da Nova Zelândia tem perfume de mulher e corpo delicado de pele branca. Mas há mais néctares para lá do afamado Sauvignon Blanc de Marlborough, fazendo do vinho, por si só, razão de sobra para rumar aos antípodas de Portugal. A sugestão é feita pelos produtores neozelandeses.
Ver artigo

Top 3 dos parques para autocaravanas da Nova Zelândia

Ando há muito para escrever sobre aquele que considero o país mais bonito do mundo (entre aqueles que já visitei, claro): a Nova Zelândia. Não faltam tópicos interessantes sobre cidades, parques naturais e fiordes mas, sendo uma campervan a forma ideal de viajar em território neozelandês, começo por vos falar dos melhores parques para autocaravanas ...
Ver artigo

Na rota dos glaciares Fox e Franz Josef

Viagem aos glaciares Fox e Franz Josef. Na costa oeste da ilha Sul da Nova Zelândia, não tem como ficar indiferente ao glaciar Fox e ao silêncio azulado do gelo de Franz Josef. Uma viagem de turismo pelos emblemáticos glaciares do Parque Nacional Westland, na Nova Zelândia.
Ver artigo

A aldeia maori de Whakarewarewa, em Rotorua (#50)

A proximidade de lamas borbulhantes, águas que escaldam e de géisers ativos poderia ser assustadora, mas a Pikitim depressa aprendeu que há quem saiba aproveitar esta terra fumegante para viver uma vida saudável e, já agora, poupar na electricidade e no gás. Os habitantes Maori da aldeia Whakarewarewa, em Rotorua, mostraram-nos como.
Ver artigo

Em Wellington, dormindo sobre uma fenda na “casquinha” da laranja (#48)

As exposições do museu Te Papa, em Wellington, mostraram à Pikitim como se formam vulcões, terramotos e tsunamis, e como minimizar os seus estragos numa habitação – algo que vinha a propósito sabendo que estávamos estacionados em cima de uma falha sísmica. E assim, a partir de um parque de estacionamento no coração de Wellington, a capital da Nova Zelândia abriu-nos as suas portas.
Ver artigo

O rio de gelo na terra das “árvores-menina” (#46)

Nos glaciares Franz Joseph e Fox, a Pikitim deslumbrou-se com o poder da Natureza em congelar um rio inteiro – e logo ela, que nem tinha muito frio e estava completamente vestida de espírito aventureiro. Nos passeios dados em vários trilhos tropicais na região glaciar, descobriu árvores que a Pocahontas conseguiria escalar e encontrou outras com “cabelos” tão compridos que só poderiam ser – claro! - “árvores-menina”.
Ver artigo

Queenstown e as belas paisagens da Nova Zelândia (#44)

A Pikitim ficou sôfrega com tanta beleza natural que, na fotogénica Queenstown e, posteriormente, no percurso pela Fiordland até Milford Sound se declarou uma coleccionadora de paisagens. Era como uma pulsão que não conseguia controlar: fotografar, desenhar, pintar. Para mais tarde recordar.
Ver artigo

Uma estrela cadente nos céus de Tekapo (#42)

Quando a realidade desmente a imaginação de uma criança é natural que surja alguma tristeza. Mas quando se encarrega de concretizar os seus desejos a felicidade instala-se no seu rosto em doses desmedidas. Foi o que aconteceu num dos melhores observatórios astronómicos do hemisfério sul, no Monte John, lago Tekapo, e não foi a paisagem deslumbrante que mais a encantou, nem tão pouco avistar o sol ou os anéis de Saturno – e isso já foram motivos de imensa alegria. “O meu desejo realizou-se!”. Bem-vindos à Nova Zelândia.
Ver artigo