Para quem, como eu, adora cafés, poucas coisas sabem tão bem como, após horas a deambular pelas ruas de uma cidade, parar num café agradável para aquecer o corpo e a alma. Foi assim que conheci alguns excelentes cafés em Tbilisi.
Como é evidente, não quer dizer que estes sejam os melhores cafés de Tbilisi; são, como sempre digo, apenas e só os meus cafés preferidos entre todos os que conheci na capital da Geórgia. São espaços verdadeiramente surpreendentes, disso não haja dúvida. Mas com toda a certeza haverá muitos outros, porventura melhores, onde nunca cheguei a entrar.
Eis, pois, alguns dos melhores cafés que tive oportunidade de conhecer em Tbilisi.
Cafés de Tbilisi
Café Linville
A escadaria, estreita e inclinada, foi o mote para a visita ao Café Linville. Fica junto à Praça da Liberdade, no coração de Tbilisi, e é tudo menos o típico café hipster das capitais europeias. Entrar no Linville é quase como entrar na casa da avó. Não falta o papel de parede, o piano e o aquário.
É certo que o Linville vale mais pelo ambiente retro do que pela comida ou café propriamente ditos. Mas, face à decoração do espaço, isso parece pormenor de somenos. É, seguramente, um dos mais originais cafés de Tbilisi.
Amo Rame
Mais um café-restauramte com decoração um pouco retro em pleno centro histórico de Tbilisi.
Os habitantes locais dizem que o Amo Rame tem o melhor khinkali (dumplings georgianos) de Tbilisi, mas não foi isso que provei. No Amo Rame comi, isso sim, uma muito saborosa sopa de tomate e várias saladas. Tudo absolutamente delicioso, ao ponto de recomendar vivamente que inclua o Amo Rame na sua lista de lugares onde comer em Tbilisi!
Nota: eu comi os melhores khinkali de Tbilisi numa cervejaria despretensiosa chamada Brewery Alani. Fica igualmente na zona histórica da cidade.
Otakhi Cafe
O Otakhi Cafe é, muito provavelmente, o espaço mais improvável desta lista de cafés em Tbilisi. Vocacionado para o take away, o espaço foi construído com materiais velhos doados por amigos ao dono, um arquiteto georgiano, proporcionando um ambiente que tem tanto de surpreendente como de belo e criativo.
Infelizmente, pouco mais tem do que cafés, lattes e cappuccinos, pelo que pode não ser o mais indicado, por exemplo, para um pequeno-almoço mais substancial. Ainda assim, vale a visita.
Minimalist Cafe (+ Fotografia)
No texto sobre o que fazer em Tbilisi menciono a loja Fotografia como sendo um daqueles lugares de visita obrigatória para quem procura um lado mais alternativo da cidade.
Pois bem, parte da loja integra um micro-café chamado Minimalist que, não sendo algo espetacular, vale a visita pelo conjunto loja + café. Até porque visitá-lo é uma forma de contribuir para um projeto muito válido levado a cabo por um jovem casal de Tbilisi.
Carpe Diem
Não é bem um café; nem um restaurante. É como se alguém colocasse um balcão e sofás na sala, preparasse umas sanduíches e hambúrgueres e abrisse a porta do seu apartamento a quem quer que passasse na rua. O Carpe Diem é meio assim – ou então algo completamente diferente, não consigo definir.
Sei que fica muito bem localizado para quem se atreve a descer a pé desde a Fortaleza de Narikala até ao centro de Tbilisi. Vai saber bem uma paragem para retemperar energias.
Mapa: cafés de Tbilisi
Guia prático
Onde ficar
Recomendo a leitura de um artigo sobre onde ficar em Tbilisi, onde partilho de forma mais detalhada uma opinião sobre os melhores bairros para se hospedar.
Dito isto, eu fiquei hospedado na Marina Guest House, na zona de Marjanishvili, mas atualmente não está a aceitar reservas online. A localização é perfeita; Marina, a anfitriã, é muito prestável; o pequeno-almoço, servido todas as manhãs na varanda da casa, é delicioso; e a casa de família, construída no século XIX, é uma espécie de baú de memórias de uma Tbilisi tradicional.
Note que no booking há várias guesthouses com o mesmo nome, mas nenhuma é a que eu conheci.
Alternativamente, ainda em Marjanishvili, considere o divertido e excelente Tiflis Inn Glamour Boutique Hotel (ou Retro Tiflis), seguramente um dos mais originais e bonitos hotéis de Tbilisi; e, claro, o inevitável Fabrika Hostel & Suites, para os viajantes jovens de espírito.
Caso prefira uma hospedagem junto à Avenida Rustaveli, na margem oposta do rio, o Bricks Room Hotel é um dos hotéis com melhor relação qualidade/preço; o incrível Shota @ Rustaveli Boutique Hotel é um dos melhores hotéis de Tbilisi (mas não dos mais baratos). E o Teatron é igualmente excelente e é menos dispendioso.
Para outras opções de alojamento, use por favor o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.