Dicas de viagem: Malásia

Por Filipe Morato Gomes

Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens à Malásia.

Voar com a Air Asia

Tal como na Europa, existem actualmente no sudeste asiático algumas companhias aéreas de baixo custo que permitem visitar regiões outrora inacessíveis a viajantes com orçamento controlado. Com base em Kuala Lumpur e voando entre múltiplos destinos na Malásia, Tailândia e Indonésia, a Air Asia é uma das que vale a pena consultar. Para obter os preços mais baixos é recomendável comprar as passagens aéreas com antecedência.

Hotéis e pousadas em Kota Kinabalu (Bornéu)

Com apenas quatro meses de existência, a North Borneo Cabin é uma das melhores escolhas de alojamento económico em Kota Kinabalu. Melhor do que a maior parte das suas congéneres mencionadas no guia Lonely Planet, a North Borneo Cabin é limpa, bonita, com pessoal atencioso, uma área comum agradável, cozinha de livre utilização e um computador com acesso à internet gratuito. Uma cama num dos dormitórios custa RM20 (cerca de 4 euros).

Pesquisar hotéis em Kota Kinabalu

Traveller’s Lodge, em Malaca

Esta é seguramente uma das mais asseadas guesthouses que qualquer viajante poderá encontrar durante uma viagem pelo sudeste asiático. Fica em Malaca, pratica preços aceitáveis e é gerida por pessoal atencioso e prestável. Absolutamente recomendável. Perguntar sobre passeios de bicicleta pelos arredores de Malaca.

Pesquisar hotéis em Malaca

Passagem da volta ao mundo pela Malásia

O Azul do Mar, o Amarelo da Lua e o Verde do Chá, na Malásia
Em Malaca, Por Mares Muito Antes Navegados
Orangotangos, os Homens da Selva do Bornéu
Tartarugas, Polícias e Tubarões, em Sipadan

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “Dicas de viagem: Malásia”

  1. JOSE NELSON RIBEIRO OLIVEIRA

    Boa tarde Filipe.

    Estou a pensar em fazer as próximas ferias na Malásia, em família (4 pax).

    Estou a pensar seriamente em planear eu a viagem toda, desde os voos até aos hotéis e passando pelos transferes.

    O meu maior receio tem a ver com os tempos de “paragem” entre voos e que eu perca o voo seguinte.
    Aconteceu-me recentemente isso num voo de Salzburgo para o Porto com mudança de avião em Londres, onde perdi o voo para o Porto pelo facto de ter apenas 1 hora de tempo entre a chegada de um e o levantamento de outro.
    Sempre pensei que no aeroporto de Stansted houvesse um corredor de transferência para fazer um voo de ligação.
    Mas não! Tive que tecnicamente sair do aeroporto e voltar a entrar, enfrentando uma monstruosa fila para o security check que me fez perder o voo.

    Fiz agora uma pesquisa no Momondo para um voo entre Madrid e Kuala Lumpur e encontrei um que faz escala em Londres.
    Em Londres o tempo de espera é de apenas 1h 55m… tenho receio que não chegue e que perca o voo para a Malásia.
    Qual a sua opinião?

    Mais, normalmente quando viajo por agências de viagem entrego as malas de porão em Madrid e estas vão para o destino final, independentemente das escalas que faço.

    Se for eu a marcar também funciona assim?

    É que se assim for, diminui consideravelmente o tempo que se demora nos aeroportos.

    Como viajante experiente que é, agradecia as suas dicas para que estas ferias em família não se transformem num “inferno em família”. :)

    Abraço,

    Nelson Oliveira

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Olá Nelson,
      Se for um bilhete único Porto – Londres – Malásia, a bagagem vai direta para Kuala Lumpur e não precisa de as recolher e entregar novamente em Londres. Nesse caso, o tempo de escala é suficiente (e se o voo atrasar, a companhia é obrigada a colocá-lo no destino final). Se forem bilhetes distintos, tenham cuidado – nesse caso, por segurança, escolheria uma escala mais longa.
      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário