Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Américas » América do Norte » México

O guacamole do chef Jorge

Por Kiko Martins | Gastronomia América do Norte Américas México
Atualizado em 17.04.2019 | Tempo de leitura: 5 minutos

Guacamole
Ingredientes do guacamole

A minha passagem pelo México em 2010 foi inesquecível. Entrei em território mexicano por Tijuana, essa mítica fronteira, e atravessei a Baja Califórnia de uma ponta à outra, fiz uma viagem de comboio memorável entre Los Mochis e Chihuahua, dei um salto a Oaxaca e ainda consegui ir ao distrito de Chiapas, a San Cristobal de las Casas.

Mas isso são histórias (e receitas) para outras crónicas, porque hoje vou falar-vos sobre alguns dos petiscos deliciosos que provei na Cidade do México, a capital mexicana e uma das maiores metrópoles do mundo. Guiado por um dos melhores chefs da capital, o meu amigo Jorge Vallejo, embarquei numa viagem pelo Mercado de San Juan e nunca mais fui o mesmo.

México, terra de comida exquisita

Quando, há alguns séculos, os Aste­cas viram pela primeira vez o fungo que nasce na planta do milho, decidiram chamar-lhe cuitlacoche. A palavra, que à letra pode ser traduzida por “fezes escu­ras”, condenaria para sempre o destino do que acabava de ser encontrado. Ou pelo menos foi isso que me passou pela ca­beça, porque a verdade é que no México o cuitlacoche é uma iguaria muito apre­ciada.

O Jorge sorriu ao ver a minha cara de espanto e garantiu que o aspeto podia ser estranho mas muito saboroso. “Podes provar mesmo assim, sem estar cozinha­do, e já vais conseguir perceber o sabor terroso”, desafiou-me. Agarrei um pedaço de cuitlacoche a custo e avancei para a pri­meira trinca. A minha cara traiu-me: “parece mesmo que acabei de enfiar a boca numa mão-cheia de terra”. O Jorge desatou-se a rir.

Cuitlacoche, comida mexicana
Cuitlacoche, típica comida mexicana no Mercado de San Juan, Cidade do México

“Então espera para ver o que te es­pera na banca onde vamos agora”, avisou. Nunca me passaria pela cabeça ver lagartas e grilos à venda num mercado no centro da capital, ainda por cima co­mestíveis. Nessa altura, percebi o olhar in­trigante de Jorge quando me apresentou vagamente a receita que tinha pensado ensinar-me: tacos com guacamole, gusa­nos de maguey e chapulines. Na altura, apesar de não fazer ideia do que esta­va a falar, sorri com a cumplicidade de quem não quer passar vergonha. E mesmo que me tivessem passado coisas estranhas pela cabeça, nunca andei sequer perto do cenário que acabaria por encontrar.

As lagartas de maguey crescem no agave – o cato a partir do qual se prepa­ra mezcal, uma das bebidas destiladas de que os mexicanos mais gostam – mas nem isso diminuiu o arrepio que me percorreu a espinha antes de engolir uma ainda viva. Fez parte do processo de acultura­ção. Só depois de colocar a lagarta na boca é que Jorge revelou que, normalmen­te, os gusanos se comiam depois de cozinhados. Os chapulines, para mim inofensivos grilos, já se vendem prepara­dos: depois de bem lavados, são tostados com alho, sumo de limão e sal, o que lhes dá um sabor bastante ácido e amargo.

Tudo o que acabo de contar pode parecer realmente estranho (e até meio repulsivo) mas os insetos ou lagartas fazem parte da dieta me­xicana há muitos séculos. O hábito de comer gusanos de maguey já existia durante o impé­rio asteca, altura em que era considerado um alimento exclusivo da família imperial.

Além do mais, as lagartas são ricas em minerais, cálcio, magnésio e proteínas, e diz-se que têm propriedades afrodisíacas. Há estudos que defendem que alimentos preparados com insetos podem ajudar a reduzir os índices de desnutrição por serem uma fonte im­portante de proteínas, aminoácidos e minerais essenciais. Uma das cerejas no topo do bolo é o facto de não conterem gordura nem colesterol.

Lagartas de maguey
Lagartas de maguey

Acredito que terei deixado alguns de vocês impressionados, mas outros terão ficado bastante curiosos. O que gostava de sublinhar é que a comida mexicana é efetivamente exquisita, como gostam de dizer os mexicanos. Confesso que precisei de um mês a percorrer o país para perceber verdadeiramente o significa­do deste adjetivo. Descreve coisas raras e deliciosas. Fiquei fã!

O guacamole do chef  Jorge

Esta é uma das receitas mais emblemáticas da cozinha mexicana. É muito mais do que um acompanhamento, faz parte da cultura gastronómica deste imenso país. Quando provei este guacamole, à mesa com o chef Jorge no último andar de um hotel na Cidade do México, vinha acompanhado por gusanos de maguey, nada mais nada menos que umas bonitas e reluzentes lagartinhas acabadinhas de saltear em manteiga.

Como sei que em Portugal não somos muito dados a estas iguarias, resolvi poupar-vos desse sacrifício. Espero que mesmo assim dêem uma oportunidade a esta receita porque é efetivamente fabulosa.

Ingredientes

  • Abacate2 abacates maduros, em cubos
  • 1 tomate cortado em cubos pequenos
  • ½ cebola muito bem picada
  • 4 c. sopa de azeite
  • 2 c. sopa de sumo de lima
  • Malagueta picada a gosto
  • 1 mão-cheia de coentros

Receita

Numa tigela, coloque todos os ingredientes: abacate, tomate, cebola, azeite, sumo de lima, malagueta e coentros. Lembre-se de que quando cortar o abacate deverá temperá­-lo logo com sumo de limão; não deite fora o caroço do abacate, mas mantenha-o dentro da mistura para evitar que oxide. Envolva bem todos os ingredientes até obter uma mis­tura bastante homogénea.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Gastronomia América do Norte Américas México

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em México e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O chamamento da Serra da Gardunha
Objetivas fixas – quanto mais simples, melhor »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

México

Reserve um hotel em México ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens