Os guachinches são uma instituição em Tenerife. Para quem gosta de comer bem e barato e aprecia as coisas simples da vida, os guachinches são os melhores restaurantes onde comer em Tenerife e degustar a gastronomia local. Até porque faz parte das boas práticas de um viajante consciente fomentar a pequena economia local e familiar, em detrimento das grandes cadeias internacionais. Pela minha parte, aprecio a informalidade, o ambiente familiar e o despretenciosismo dos guachinches!
Originalmente, os guachinches eram pequenas tascas criadas pelos produtores de vinho para escoar a produção de vinho. Aos poucos, foram sendo acrescentados petiscos ao cardápio – e assim terão nascido os atuais guachinches de Tenerife.
Por isso mesmo, a esmagadora maioria fica fora das povoações, quase sempre nos arrabaldes, em ambientes rurais. Alguns, como o Los Gomez, por exemplo, ficam literalmente no meio de vinhedos. Venha daí conhecer alguns dos melhores guachinches de Tenerife.
Nota: não tenho fotografias, porque detesto (e evito ao máximo) o ritual de fotografar comida.
Onde comer em Tenerife (5 guachinches e bodegóns)
Antes e durante o meu roteiro de viagem a Tenerife compilei uma lista de sugestões, ora dadas por tinerfeños – habitantes de Tenerife -, ora por amigos de amigos que conhecem muito bem a ilha. Faziam parte dessa lista nomes como Casa Pedro, Casa Tomás, Guachinche El Cubano, Guachinche Los Caballos, Casa Julio El Mocan, Guachinche El Limonero, Guachinche Los Gomez, Guachinche Casa Mi Suegra.
Apesar do grande empenho colocado nesta tarefa auto-imposta, não tive, naturalmente, oportunidade de conhecer todos os guachinches que me foram sugeridos. Seja como for, entre todos aqueles onde almocei ou jantei, eis os melhores guachinches de Tenerife (ficam todos na costa Norte).
#1 Casa Pedro
Fui jantar à Casa Pedro e muito provavelmente foi a melhor refeição que fiz em Tenerife. Comi escaldón de gofio (um tipo de farinha) e puchero canario (uma espécie de cozido à portuguesa, muito típico das zonas rurais de Tenerife), ambos absolutamente deliciosos. Dois pratos obrigatórios para experimentar em Tenerife. Quanto ao preço, a conta marcava 15€ para duas pessoas. Bom e barato, portanto!
Manda a verdade dizer, no entanto, que a Casa Pedro não é um guachinche à moda antiga, por assim dizer, daqueles no meio das vinhas como o Los Gomez. É mais um bodegón!
#2 Guachinche El Limonero
O El Limonero é um daqueles lugares incrivelmente simples e despretenciosos. Tem um ambiente familiar e, aparentemente, os clientes pareciam conhecer-se todos entre si. O El Limonero tem vinho de produção própria e, como não poderia deixar de ser, provei o branco e o tinto (o branco pareceu-me, de longe, superior). À refeição, comi favada de entrada e uma dose descomunal de costeleta. Apesar disso, foi um jantar barato!
#3 Guachinche Los Gomez
Juntamente com o El Limonero, o Los Gomez foi o guachinche com ambiente mais rústico que experimentei em Tenerife. Fica literalmente no meio dos vinhedos, e é um guachinche verdadeiramente tradicional e absolutamente recomendável. No Los Gomez, apesar da grande oferta de carne para grelhar à nossa frente, comi ropa vieja e huevos al estampido. Para sobremesa, a especiallidade da casa provocou um daqueles momentos de babar: uma divinal mousse de goiaba.
#4 Casa Mi Suegra
O Casa Mi Suegra é mais bodegón do que guachinche. Foi lá que fiz o meu primeiro jantar em Tenerife. Não me arrebatou como os restantes, mas provei uma fabada divinal e o primeiro polvo cozido com papas arrugadas da viagem. Barato, como todos os restaurantes desta lista.
#5 Casa Tomás
O estabelecimento mais parecido com um restaurante desta lista, é afamado por ter as melhores costillas con papas de Tenerife (uma costelinha de porco com batatas cozidas). Comi também queso asado e ropa vieja.
O que comer em Tenerife (pratos típicos obrigatórios)
- Escaldón (na Casa Pedro)
- Huevos rotos ou huevos al estampido
- Papas arrugadas con mojo
- Queso asado con mojo
- Costillas con papas (na Casa Tomás)
Nos guachinches tradicionais não se vende cerveja nem refrigerantes. Basicamente, há água ou vinho.
Mapa com os melhores guachinches de Tenerife
A azul, os guachinches listados no post e que efetivamente experimentei; a amarelo, outros guachinches que tinha referenciados mas que acabei por não conhecer.
Guia prático
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde alugar carro
No caso das ilhas Canárias, há rent-a-car locais baratas e descomplicadas, com escritórios nos aeroportos e os seguros proporcionam tranquilidade total. Durante a semana que passei em Lanzarote, desloquei-me sempre de carro alugado. Paguei um total de 115€ por sete dias de aluguer, incluindo seguro contra todos os riscos e sem franquia. Uma pechincha, portanto.
Caso o seu voo parta muito cedo, o processo de entrega de chaves é muito simples. Basta estacionar o carro no parque drop-off do aeroporto e deixar as chaves no escritório (de preferência dentro do envelope fornecido). Caso queira comparar preços, veja todas as opções usando o link abaixo.
Onde ficar
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Excelente.