Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Áustria » Viena

3 lojas criativas onde fazer compras em Viena

Por Filipe Morato Gomes | Dicas de viagem Áustria Europa Viena
Atualizado em 14.11.2021 | Tempo de leitura: 4 minutos

Onde comprar em Viena: Freitag
O inovador expositor de malas (bolsas) na loja da Freitag, Viena

Não sou pessoa de fazer compras e, mesmo em viagem, é raríssima a vez em que trago coisas dos destinos que visito. Apesar disso, sou apaixonado por design e por mentes criativas – e acabo quase sempre por procurar lojas com conceitos inspiradores.

Em Viena encontrei alguns desses projetos, e gostaria de partilhar essas descobertas neste post. Como é evidente, isto não é uma lista com as melhores lojas de Viena – nem nada que se pareça. São apenas locais com conceitos muito arrojados que eu conheci enquanto vagueava pela capital austríaca; e estou certo o vão surpreender. Eis, pois, a minha mini lista com três lojas onde fazer compras em Viena: Gabarage Upcycling Design, Freitag e Supersense. E duas sugestões adicionais.

Onde fazer compras em Viena

Gabarage Upcycling Design

Onde fazer compras em Viena: Loja Garabage
Interior da loja Gabarage Upcycling Design

Pegam em material que de outra forma iria para o lixo (como lonas ou peças de bicicletas) e transformam em roupa e materiais decorativos. Empregam gente que teve problemas com drogas e, dessa forma, contribuem para a sua reinserção no mercado de trabalho. “Temos essa dupla missão”, disse-me a gerente da Gabarage Upcycling Design quando me mostrei curioso com o conceito. E os resultados são incríveis.

Olhando para os produtos em exibição na loja, tudo é fantástico, apelativo, criativo. Apetece levar quase tudo. Só é pena os preços não serem assim tão simpáticos.

Freitag

Tal como na Gabarage Upcycling Design, na Freitag compram lonas gigantes usadas nos camiões e transformam-nas em malas. O restante material utilizado nos produtos ou é usado ou é novo mas defeituoso (como, por exemplo, pneus de bicicleta que por algum motivo não passaram nos controlos de qualidade e iriam para o lixo).

É com esse material aparentemente inútil que a Freitag cria malas, carteiras e acessórios incríveis. A marca tem origem suíça, mas foi em Viena que os conheci. E o melhor é que, em termos de design, a loja por si só já valeria a visita.

Supersense

Supersense, Viena
Supersense, uma das lojas mais surpreendentes de Viena

A Supersense é a apologia do analógico no coração de Viena. O seu café faz parte dos bons cafés que conheci em Viena, mas é a loja que se distingue de tudo o resto.

Numa zona da cidade recheada de cafés, restaurantes da moda, lojas e galerias de arte, a Supersense é a estrela improvável da avenida Praterstrasse. Uma mistura entre estúdio de gravação, café, estúdio fotográfico, gráfica e loja de elementos vintage e analógicos – mas uma loja difícil de catalogar.

Para ter uma ideia do que falo, na Supersense pode identificar cheiros (no laboratório do cheiro); criar o seu próprio vinil; fazer fotografia analógica em polaroids; imprimir cartões e convites usando letras de imprensa em carimbos antigos; e comprar artigos diversos, incluindo máquinas Polaroid e papel para as mesmas.

Outras lojas de Viena interessantes

Habari

Compras em Viena: Habari
A cave da loja Habari, em Viena

Encontrei a Habari numa brochura relacionada com design, e fiquei com curiosidade em conhecê-la. É basicamente uma loja de decoração, mas com produtos artesanais oriundos de todo o mundo – com especial incidência em África, Europa e Japão. Inspiradora.

Vintagerie

Lojas de Viena: Vintagerie
Loja Vintagerie

Pequena loja com artigos usados, a Vintagerie é o tipo de loja que gosto de conhecer, apesar de nunca comprar nada. É tão caótica quanto interessante. Embora seja difícil imaginar alguém trazer mobiliário antigo como resultado de uma viagem, não deixe de visitar a Vintagerie.

Mapa com lojas criativas para fazer compras em Viena

Veja também o meu roteiro de 3 dias em Viena.

Guia prático

Onde ficar

Não é assim tão difícil encontrar hotéis relativamente acessíveis em Viena, desde que esteja disposto a abdicar um pouco em termos de localização. Seja como for, escrevi um artigo sobre onde ficar em Viena onde explico as vantagens e desvantagens de cada bairro; e as melhores opções dentro de cada um.

Optando por ficar em Neubau (para mim, o melhor distrito para se hospedar em Viena), recomendo sem reservas o excelente Ruby Marie (onde eu fiquei). Mas também o agradável Rosa Linde – Comfort B&B, o elegante NH Collection Wien Zentrum e o luxuoso (mas com muito estilo) Hotel Altstadt; ou ainda a mais económica Pension Primavera. São todos excelentes hotéis para dormir em Viena. Caso prefira um apartamento, é difícil encontrar algum mais elogiado do que os 7th Heaven Vienna Center Apartments.

Para outras opções de alojamento na capital austríaca, utilize o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Viena

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Dicas de viagem Áustria Europa Viena

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Viena e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Onde comer em Viena (bom e barato)
O meu roteiro de 3 dias em Viena (tão imperial quanto hipster) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Viena

Reserve um hotel em Viena ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens