Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Médio Oriente » Emirados Árabes Unidos

Uma visita ao mercado de camelos de Al Ain

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Abu Dhabi Emirados Árabes Unidos Médio Oriente Mercados
Atualizado em 15.11.2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

Mercado de camelos Al Ain, Abu Dhabi
Mercado de camelos de Al Ain

Todos os que acompanham as minhas viagens já terão reparado que eu adoro mercados. Principalmente os de rua. Estive recentemente no mercado de cabras de Nizwa e, sem qualquer dúvida, foi a experiência mais marcante de toda a viagem a Omã.

Depois disso, apanhei um autocarro entre Muscat e o Dubai; mas não fiquei lá muito tempo. Ao invés, quis o destino que fosse ainda visitar Al Ain, localizado no vizinho emirado de Abu Dhabi. Na verdade, fui ter com o casal Tiago Leal e Maria Barros, dois portugueses a viver em Al Ain. E foram eles que me falaram do mercado de camelos de Al Ain.

Não é animal que aprecie particularmente, mas fiquei com grande curiosidade em conhecer o mercado.

Mercado de camelos de Al Ain

Turistas no mercado de camelos
Explorando o mercado com o português Tiago Leal

O Turismo de Abu Dhabi diz que o mercado de camelos de Al Ain é “o último souk do género nos Emirados Árabes Unidos“. Cheguei lá já a manhã ia alta, e o calor era cada vez mais abrasador. O mercado não estava a fervilhar de vida, mas ainda se faziam alguns negócios.

Logo à chegada, deu para perceber que as pessoas eram diferentes. A tez escura dos trabalhadores do mercado denunciava serem imigrantes africanos. A maioria de origem sudanesa, explicou-me o Tiago. Rostos emiratis só mesmo os dos compradores, que chegavam nos seus poderosos jipes e ficavam a observar os camelos, muitas vezes sem sair do carro.

Fosse por soberba ou pelo conforto de ficar dento do ambiente climatizado do carro, a verdade é que a situação me incomodou. Já tinha visto o mesmo comportamento em Omã, com omanitas a chegarem de jipe até à entrada de uma mercearia, por exemplo, buzinarem, fazerem o pedido a um funcionário subserviente que entretanto tinha ido até à porta do carro, esperarem pelos bens, pagarem e arrancarem. Tudo sem saírem do jipe.

Comerciante de camelos
A maioria dos que trabalham no mercado são de origem sudanesa

No mercado de camelos, os vendedores não pareceram muito interessados na nossa presença; e nós tentámos manter a devida discrição. Como todos os souks, o mercado de camelos de Al Ain não é um museu; ao invés, é um local de comércio, de trabalho, fundamental para a economia local – e onde os turistas, regra geral, só atrapalham.

Deixei-me ficar a observar, sem incomodar.

Um ou outro sudanês tentou encetar uma conversa rápida, quase sempre para indagar a nossa origem.

Um camelo recém-comprado recusava-se a entrar numa carrinha de caixa aberta, não obstante a força de vários homens que o tentavam empurrar lá para cima. Outro, mais ao fundo, estava a ser içado por uma pequena grua para outra carrinha. Homens avaliavam animais, guardados dentro de espaços com grades ou arame.

Camelo Al Ain Abu Dhabi
Um camelo é içado por uma grua e colocado numa carrinha

Ao fim de talvez uma hora, com a cabeça a ferver devido ao calor intenso, decidimos dar por terminada a visita ao mercado de camelos de Al Ain. Gostei da experiência, mas não posso dizer que me marcou como o mercado de cabras de Nizwa. Faltou-lhe, pelo menos naquele dia, a confusão de gente, o burburinho próprio dos mercados de rua, a emotividade dos leilões, o ambiente tradicional.

Seja como for, se passar um dia em Al Ain, não deixe de incluir o mercado de camelos no seu roteiro.

Mas vá mais cedo. E, de preferência, com poucas expectativas – talvez assim se surpreenda.

Souk de camelos
O mercado de camelos de Al Ain é ao ar livre

Guia prático

Onde ficar em Al Ain

Socorro-me das palavras do Tiago Leal, que, como já aqui disse, está a viver em Al Ain.

Em Al Ain todos os hotéis são caros. Perto do centro da cidade recomendo o Hilton Al Ain, o Danat Al Ain Resort, o Al Ain Rotana e o Ayla Hotel. Se preferir ficar alojado na montanha, podendo usufruir de uma ótima vista, sugiro o Mercure Grand Jebel Hafeet (com o senão de ficar afastado do centro).

Para outras alternativas, use o link abaixo. Note, como já foi salientado, que não há muitos hotéis baratos, pelo que é aconselhável reservar com antecedência.

Pesquisar hotéis em Al Ain

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Leia os relatos de outros Portugueses pelo Mundo - os seus testemunhos sobre viver no estrangeiro são de uma riqueza extraordinária.

Saiba mais sobre: Viagens Abu Dhabi Emirados Árabes Unidos Médio Oriente Mercados

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Al Ain e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Como viajar de autocarro entre Muscat e o Dubai
Viajar não é uma competição »

Comentários

  1. Maria

    É tão interessante e envolvente ler estes artigos. Faz-me viajar para lugares assim, sonhar em ter coragem e experiência para o fazer. Confesso que sendo mulher tenho mais respeito (e medo) deste tipo de países. E muita ignorância à mistura, provavelmente.
    Espero um dia viver estes lugares como tu vives, e ter destas histórias para contar.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Al Ain

Reserve um hotel em Al Ain ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens