Destino: Europa » Espanha » Galiza » Pontevedra

Natal em Vigo: a magia das luzes e o mercado de Natal

Por Filipe Morato Gomes
Árvore de Natal em Vigo
Árvore de Natal em Vigo

Está a pensar visitar o Mercado de Natal em Vigo, apreciar a iluminação nas ruas e viver o espírito de Natal numa das mais vibrantes cidades da Galiza? Faz muito bem. Vigo fica a dois passos do Norte de Portugal, sendo por isso uma cidade de muito fácil acesso. E o Natal em Vigo tem vindo a afirmar-se como uma época muito atraente para conhecer a cidade.

Eu confesso que pouco ligava a estas celebrações natalícias. Mas, tendo filhos, bem sei que a magia das luzes nas ruas e árvores, os arcos iluminados que cobrem as ruas do centro histórico, a Roda Gigante e, claro, os mercados de Natal são atrativos demasiado apelativos para serem ignorados.

E assim, decidi visitar Vigo no Natal para conhecer, experienciar e, se fosse o caso, partilhar. Moral da história? Recomendo vivamente o Natal em Vigo, especialmente para quem tem crianças.

Iluminações de Natal em Vigo
As criativas iluminações de Natal em Vigo, na Praça Porta do Sol

Creio, aliás, que as celebrações natalícias viguenses já podem ser considerado um dos melhores Mercados de Natal da Europa. Neste artigo, vou então partilhar a minha experiência nas celebrações do Natal em Vigo, com as ruas iluminadas pelo espírito natalício nos dias frios de inverno (há mesmo muitas luzes nas ruas de Vigo!), mais as comidas e bebidas do mercado de Natal para aquecer a alma. Vamos a isso.

Natal em Vigo: a época de todos os sonhos

Nos últimos anos, o Natal em Vigo tem assumido cada vez mais protagonismo no que toca ao investimento feito para atrair visitantes à cidade. Com especial ênfase nos mercados de Natal e, claro, na já famosa iluminação das ruas.

Para ter uma ideia, este ano as luzes de Natal começaram a ser instaladas no verão. No total, foram enfeitadas 420 ruas e 2.500 árvores com milhões de luzes LED. E, tal como nos anos anteriores, assim as ruas vestiram-se de gala para receber os visitantes.

Luzes de Natal, Vigo
Pormenor das luzes de Natal em Vigo

Outro exemplo é a exposição inteiramente dedicada à saga de Harry Potter, idealizada pela escritora britânica J.K. Rowling, que integra as celebrações do Natal em Vigo. Chama-se The Magical Miniworld Experience by Miniverse e promete surpreender os visitantes – tanto os jovens como os adultos.

No fundo, a cidade tem procurado entrar na rota dos melhores mercados de Natal da Europa, tradicionalmente criados em cidades da Europa Central e países escandinavos, nomeadamente na Alemanha, França e Suíça, mas também Dinamarca, entre outros. Pois bem, o Natal em Vigo já não fica atrás das mais conceituadas celebrações natalícias. Pelo menos no que toca ao espírito natalício, à iluminação das ruas, às atrações – como a Roda Gigante! – e diversões para as crianças e, claro, ao mercado de Natal.

Os portugueses têm respondido com entusiasmo ao apelo, e eu fui ver e viver a experiência. Seja, pois, bem-vindo às celebrações do Natal em Vigo.

Iluminações e mercado de Natal em Vigo: a minha experiência

As iluminações de Natal em Vigo

Visitar Vigo no Natal
Visitar Vigo no Natal é embrenhar-se num mundo de luz e cor

Antes de rumar ao mercado de Natal de Vigo propriamente dito, decidi explorar o centro histórico para apreciar as iluminações de Natal. E sou obrigado a admitir que a iluminação foi, para mim, a grande surpresa da viagem a Vigo durante a quadra natalícia. Senti verdadeiramente a tal magia das luzes que dá título a este artigo.

Ora, manda a verdade dizer que eu não sou um grande fã deste Natal. Gosto do espírito de família, mas estas celebrações urbanas parecem-me sempre mais uma jogada de marketing do que outra coisa. E, quanto aos visitantes, confesso que não entendo quem fica tempos infinitos numa fila à espera para tirar fotografias junto a uma qualquer iluminação de Natal – por mais bonita que seja! – ou com uma encarnação do Pai Natal. As crianças gostam, bem sei, mas vi várias vezes pais a “obrigarem” filhos pequenos a tirar aquela foto junto às iluminações, mais para recordação pessoal do que pelo prazer das crianças.

Árvore de Natal em Vigo
Pormenor da famosa Árvore de Natal em Vigo

Apesar disto, Vigo surpreendeu-me. E o principal motivo foi, sem qualquer dúvida, a qualidade, diversidade e quantidade das suas luzes de Natal. Cheguei à cidade sabendo que cada vez mais turistas portugueses se deixam encantar com as iluminações de Natal em Vigo. E saí de lá com a convicção de que, sem dúvida, ir a Vigo no Natal proporciona uma escapadinha de 1 ou 2 dias muito bem passados.

No que toca à iluminação, e sem desprimor para outras áreas da cidade bem iluminadas, na minha opinião o destaque vai para a Praça da Porta do Sol. É lá que se concentram algumas das instalações luminosas mais criativas, incluindo a famosa Árvore de Natal gigante e estruturas mais pequenas muito bonitas – como uma carruagem a lembrar a da Cinderela.

Mas não é tudo. A ideia é explorar livremente as ruas do centro de Vigo à procura das luzes de Natal. São mais de 40 ruas iluminadas à disposição do visitante. Prepare-se para curvar o pescoço muitas vezes…

Visitar o Cíes Market

Mercado de Natal em Vigo: Cíes Market
Banca no Cíes Market, o principal Mercado de Natal em Vigo, na Alameda da Praça de Compostela

Descontando a iluminação, para quem decide sentir o espírito do Natal em Vigo nada melhor do que visitar o chamado Cíes Market, principal mercado de Natal de Vigo. Fica nos jardins da Praça de Compostela, e é para lá que muitos visitantes afluem na época natalícia assim a tarde desmaia. E por bons motivos.

Antes de falar em comes e bebes, confesso que, mal cheguei, embirrei com a cor azul bebé das barraquinhas do mercado de Natal. Um pormenor irrelevante, claro está, mas aquela cor não me pareceu boa escolha.

Mercado de Natal em Vigo
Vista do Mercado de Natal em Vigo pouco depois da abertura

Dito isto, o ambiente é muito agradável, apesar da grande quantidade de gente que ali aflui à medida que a noite chega. O segredo, pareceu-me, é chegar cedo e evitar o fim de semana. E assim pode-se usufruir do mercado de Natal de Vigo com relativa tranquilidade. Eu fui numa quarta-feira e estava aceitável.

Nas barraquinhas, encontrei pão com chouriço de grande qualidade e queijos tradicionais da Galiza. Vi vinho albarinho e vinho quente, bebida tradicional nos mercados de Natal da Europa Central. Provei churros (que por azar estavam frios), mas há também crepes. E comidas comuns em festas e romarias mas menos natalícias e pouco galegas. No fundo, o mercado de Natal em Vigo é um mercado eminentemente gastronómico, para reconfortar o estômago e a alma. E ainda bem, diria eu!

Luzes de Natal no Ciés Market, Vigo
Pormenor das iluminações do Ciés Market, o mercado de Natal de Vigo

Tudo somado, creio não mentir se afirmar que o mercado de Natal foi o ponto de paragem mais apreciado pelas ruas de Vigo em pleno mês de dezembro. Mas, para complementar as iguarias a provar no Cíes Market, a dois passos das barraquinhas de comes e bebes ficam atividades infantis e a Roda Gigante, uma das principais atrações natalícias da cidade. Foi o que experimentei logo a seguir!

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 17:00 às 22:30; às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, das 11:00 às 00:30; e aos domingos e feriados das 11:00 às 23:30. Note que nos dias 24 e 31 de dezembro costuma encerrar mais cedo (por volta das 20:00). Se puder, evite os fins de semana.

A Roda Gigante e outras atrações natalícias

Roda Gigante de Vigo
Vista da Roda Gigante, uma das principais atrações das celebrações natalícias em Vigo

Não há Natal em Vigo sem uma Roda Gigante. Já tinha ouvido falar e, apesar de não gostar muito deste tipo de emoções fortes – como montanhas-russas, por exemplo! -, decidi investir 5€ e dar uma volta na Roda Gigante viguense para ver a cidade lá de cima.

Antes de mais, convém dizer que a roda anda relativamente rápido, pelo que quem tiver receio talvez não se sinta muito confortável. É o meu caso. Mas não há como negar que se tem uma perspetiva diferente e interessante das ruas iluminadas, com especial ênfase nas artérias envolventes. É experimentar!

Dito isto, é fundamental ir cedo para não ficar retido demasiado tempo nas grandes filas que se formam durante os fins de semana junto à Roda Gigante.

Atrações para crianças em Vigo
Casa do Super Mário, uma das atrações para crianças no Natal em Vigo

De resto, é na mesma zona que ficam muitas das atrações preferidas das crianças. Coisas como trampolins, carrosséis (também há carrossel um na Praça da Porta do do Sol), uma pista de carros e os clássicos carrinhos de choque, de tudo um pouco se encontra na zona do mercado de Natal de Vigo. Mas vi também uma novidade (pelo menos para mim): um mega “edifício” tipo Casa do Super Mário, iluminado com luzes de Natal, que fazia as delícias da pequenada.

Tudo somado, agora entendo melhor o fascínio dos portugueses pelo Natal em Vigo. É grandioso sem ser pretensioso. É de facto um lugar onde dá para passar bons momentos em família na quadra natalícia. Prepare-se para ouvir muito português nas ruas; vá, experimente e partilhe a sua opinião e aqueles pequenos segredos sobre os mercados ou as iluminações de Natal na cidade de Vigo. E bom Natal!

Mapa das atrações de Vigo no Natal

No mapa encontra a localização exata do mercado de Natal de Vigo, bem como a Roda Gigante, a Árvore de Natal e outros lugares e atrações natalícias referenciadas no artigo.

Outras coisas a visitar em Vigo (para além do Mercado de Natal)

Como é natural, há muitas coisas a visitar em Vigo. Escrevi um artigo específico sobre essas atrações, mas conte com museus, mercados, praias e um centro histórico muito rico. Em concreto, eis algumas coisas que pode visitar para além dos Mercados de Natal em Vigo numa escapadinha de fim de semana. Talvez se surpreenda!

  • Passear no Parque de Castrelos
  • Museu do Mar
  • Praia Samil
  • Parque do Monte d’O Castro
  • Explorar o centro histórico de Vigo
  • Fotografar a Oliveira de Vigo
  • Apreciar a Casa Torre de Ceta e Arines
  • Mercado da Pedra
  • MARCO – Museu de Arte Contemporânea

Dicas para visitar o Mercado de Natal em Vigo

Datas do Mercado de Natal em Vigo 2024

Regra geral, a maioria dos mercados de Natal na Europa começa na última semana de novembro e vai até ao dia de Natal – ou um par de dias depois disso. Mas raramente se mantêm abertos até ao final do ano, pelo que planear a viagem para entre o Natal e o fim de ano nem sempre é possível.

No caso de Vigo, em 2024 as iluminações de Natal são acesas diariamente entre 16 de novembro 2024 e 11 de janeiro 2025. Quanto ao Cíes Market, mantem-se em funcionamento até ao dia 16 de janeiro. As datas do Natal 2025 ainda não foram anunciadas.

Como chegar a Vigo

Tal como explicado no guia para visitar Vigo, tomando a cidade do Porto como ponto de partida, para chegar a Vigo de forma confortável há basicamente três alternativas: carro, autocarro ou comboio. Vamos então ver cada uma delas com maior detalhe.

De carro. Se tiver carro próprio ou conduzir um carro alugado (veja carros para alugar no aeroporto do Porto), chegar a Vigo a partir do Porto é extremamente fácil. Basta seguir pela A3 (em Portugal) e Ap-9 (em Espanha) e estará às portas de Vigo. A viagem demora cerca de 90 minutos.

De autocarro. Alternativamente, uma opção muito conveniente é apanhar os autocarros da Flixbus. A empresa tem autocarros diretos do Terminal Intermodal de Porto – Campanhã para Vigo, com paragem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e costuma reforçar a oferta no mês de dezembro. A viagem demora 2h15 a 2h30, sendo que, comprado com antecedência, conseguem-se lugares a cerca de 7€ por trajeto (mais 1€ de “taxa de serviço por reserva”). Também há partidas de Braga.

De comboio. A espanhola Renfe opera comboios regulares entre as cidades do Porto e Vigo. A viagem parte de Porto Campanhã, demora sensivelmente 2h25 com preços a rondar os 16€ por trajeto.

Onde estacionar em Vigo durante os mercados de Natal

O estacionamento é um dos principais problemas que terá de enfrentar quando decidir visitar os Mercados de Natal em Vigo. Especialmente se a viagem ocorrere durante o fim de semana. Eu estive em Vigo a uma quinta-feira, e por isso não enfrentei tanta confusão.

Ainda assim, entrar com o carro no centro de Vigo é de evitar, pelo que a melhor opção é escolher um hotel com estacionamento ou estacionar um pouco mais afastado do casco viejo.

Alternativamente, opte pelo parque de estacionamento do Centro Comercial A Laxe. É a pagar, mas a localização é muito boa (o local exato está assinalado no mapa). O preço máximo por um dia de estacionamento ronda os 20€.

Onde ficar em Vigo

Antes de mais, sugiro a leitura do artigo sobre onde ficar em Vigo, onde falo dos meus hotéis favoritos da cidade. Em resumo, e no caso específico de visitar Vigo durante o Mercado de Natal, dê preferência a um hotel com estacionamento gratuito. É disso exemplo o Hotel Los Galeones, da cadeia Meliá.

Alternativamente, eu gosto muito do NH Collection Vigo, um dos hotéis de Vigo a fazer maior esforço a caminho da sustentabilidade. Numa onda mais vanguardista, o Inffinit Hotel cativa também pelos seus quartos envidraçados e localização imbatível.

Mas há muitas outras opções de alojamento em Vigo – basta pesquisar no link abaixo e encontrará hotéis para todos os gostos e orçamentos. Mas reserve com antecedência para conseguir

Pesquisar hotéis em Vigo

Outras dicas úteis

A terminar, eis algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo a visita a Vigo nesta época mágica do Natal. São dicas de senso comum, mas nunca é demais relembrar.

  • Leve roupa quente: O inverno na Galiza pode ser muito frio, pelo que é indispensável levar roupas quentes. Ainda para mais quando será certo que estará na rua à noite, quando as temperaturas descem ainda mais. Vista-se por camadas e leve um impermeável.
  • Evite os fins de semana: Durante a época o Natal, Vigo atrai milhares de visitantes por dia, com especial ênfase nos fins-de-semana. Assim, se for possível evite visitar Vigo nos fins de semana; mas se não tiver outra hipótese, o melhor conselho que posso dar é para ir cedo. Só assim conseguirá explorar as principais atrações com alguma tranquilidade, incluindo andar na Roda Gigante.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros destinos a visitar no Natal

Se gosta de viajar na época natalícia, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre os mercados de Natal que têm lugar noutras cidades europeias.

Natal em CopenhagaNatal em EstrasburgoJardins Tivoli

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário