Está a pensar conhecer os mercados de Natal em Copenhaga em 2025? Faz muito bem. Na minha opinião, qualquer pretexto é bom para visitar Copenhaga. Até mesmo no inverno. Porque, no Hemisfério Norte, noites frias e neve combinam com Natal e vinho quente (que por lá se chama de glogg).
No fundo, é uma oportunidade de ouro para sentir uma espécie de hygge, esse conceito intraduzível mas que, grosso modo, é “uma qualidade de aconchego e de convívio confortável que gera um sentimento de contentamento ou bem-estar” – uma característica que, dizem, é “definidora da cultura dinamarquesa”. E nada melhor do que um copo de vinho quente e uma lareira enquanto neva nas ruas de Copenhaga para sentir isso.
Divagações à parte, o Natal em Copenhaga pode não ser tão conhecido como o de outros destinos europeus que se têm promovido turisticamente como tal. Os mercados de Natal em Estrasburgo, por exemplo, cidade atualmente conhecida como a “Capital do Natal”, ou até as iluminações de rua durante o Natal em Vigo, são dois destinos mais populares entre os portugueses que gostam de viajar no Natal.
Mas posso garantir que os mercados de Natal em Copenhaga não ficam atrás. Basta pensar nos inigualáveis Jardins Tivoli, um parque de diversão verdadeiramente único no contexto europeu – mas já lá vamos. Falemos então de visitar Copenhaga no Natal.
Natal em Copenhaga: o que esperar
Antes de mais, espere frio, muito frio. A neve é uma possibilidade, e isso acrescentaria uma camada de beleza natalícia ímpar. Mas nem sempre acontece, e a chuva é tão ou mais provável do que neve – e muito menos agradável. Dito isto, espere também vinho quente e ambientes fechados muito acolhedores para compensar esse frio exterior.
Quanto às ruas da cidade, e apesar das iluminações não serem tão exuberantes como noutras cidades europeias que apostam forte nas luzes natalícias, como é o caso do Natal em Vigo, por exemplo, Copenhaga beneficia de uma iluminação minimalista, na medida certa e muito bom gosto. Muito menos kitsch do que noutros locais – e isso é de louvar!
Os melhores mercados de Natal em Copenhaga
Mercado de Natal no Tivoli
Para que não vá ao engano, convém deixar claro que os Jardins Tivoli são mesmo um parque de diversões. O nome pode dar aso a confusões, mas não são uns jardins no sentido literal do termo, antes um quarteirão inteiro transformado em local de entretenimento para crianças e adultos.
Lá dentro, conte com restaurantes e barraquinhas de comida; jogos de feira (tiros, apostas em corridas de “cavalos”, carrinhos de choque…); vários carrosséis de estilo parisiense e outros divertimentos para crianças; e, para os mais afoitos, uma montanha-russa e a aterradora Golden Tower, entre outras.
Mas não é tudo. Durante a segunda metade de novembro e quase todo o mês de dezembro, o Tivoli Gardens transfigura-se completamente. Quer isso dizer que, às barraquinhas e restaurantes normais, se juntam outras com produtos típicos da época natalícia, nomeadamente vinho quente – que na Dinamarca se chama de glogg -, ideal para ajudar a aquecer nas noites frias escandinavas.
De resto, as iluminações natalícias pintam de luz e cor todo o recinto. Visitando após o entardecer, as árvores ficam totalmente iluminadas, os caminhos dos Jardins Tivoli parecem desenhados com luzes, o pagode chinês ganha vida e a principal montanha-russa pinta o negro do céu com um colorido cintilante.
Na verdade, no parque Tivoli o Natal está em todo o lado, por assim dizer, com neve nos telhados e fumo a sair das chaminés, decorações, flores e árvores de Natal, e o inconfundível aroma a canela. Tudo somado, é um dos mercados de Natal em Copenhaga absolutamente imperdíveis. E, sem dúvida, um dos melhores mercados de Natal da Europa.
Dica Alma de Viajante: na minha opinião, compensa comprar o Ingresso para os Jardins Tivoli com passeios ilimitados. Dessa forma, poderá andar as vezes que quiser em todas as atrações do parque, sem estar a fazer contas. As entradas podem ser adquiridas no site oficial mas na GetYourGuide tem a grande vantagem de poder cancelar até 24 horas antes – e isso é muito útil caso os planos se alterem. É a minha recomendação. Caso não queira andar nas diversões, pode também comprar apenas o ingresso, sem passeios incluídos.
Datas do Mercado de Natal no Tivoli: 15 de novembro 2024 a 5 de janeiro 2025, exceto no dia 24 de dezembro. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025/2026 atualizarei a informação.
Mercado de Natal no canal Nyhavn
Ícone maior da capital dinamarquesa e cenário de milhões de fotografias de viagem, o canal Nyhavn é outro dos locais de visita obrigatória em Copenhaga.
Tal como escrevi no meu roteiro para visitar Copenhaga, apesar do excesso de turistas, Nyhavn é sem dúvida um daqueles lugares a visitar na cidade. O casario na margens do canal é incrivelmente fotogénico, e as esplanadas dos cafés e restaurantes são um deleite – principalmente em dias de sol.
Ora, na quadra natalícia, quando um mercado de Natal se apodera da rua na margem do canal, Nyhavn é ainda mais especial.
Na verdade, os restaurantes são os mesmos de todo o ano, mas a eles se juntam barraquinhas típicas dos mercados de Natal de toda a Europa vendendo comes e bebes (incluindo vinho quente), artigos de lã como gorros e luvas e artesanato. Além disso, a iluminação sóbria e elegante confere uma beleza extra à artéria pedonal.
Em suma, se procura os melhores mercados de Natal em Copenhaga, não deixe de visitar o mercado de Nyhavn.
Datas do mercado de Natal em Nyhavn: 4 a 21 de dezembro 2024. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025 atualizarei a informação.
Mercado de Natal em Kongens Nytorv
A poucos metros do canal Nyhavn, onde Strøget termina e Nyhavn começa (ou vice-versa!), fica a praça Kongens Nytorv. Trata-se de outro dos mercados de Natal mais vibrantes de Copenhaga.
Em 2024, o mercado de Natal em Kongens Nytorv foi substituído por um novo evento com uma enorme pista de patinagem no gelo e bancas de madeira – com “a participação de restaurantes, bares e padarias das proximidades”. É, por isso, o lugar ideal a visitar para quem gosta de patinar no gelo.
Destaque também para as maravilhosas decorações de Natal do Hotel D’Angleterre, instalado na praça Kongens Nytorv. É seguramente uma das melhores iluminações de Natal que vi em toda a cidade.
De resto, não deixe também de reparar na chamada Âncora Memorial (Mindeankeret), uma das esculturas mais simbólicas de Copenhaga. Trata-se de uma homenagem aos marinheiros abatidos na Segunda Guerra Mundial enquanto “defendiam Copenhaga dos ataques alemães”. Fica entre o canal Nyhavn e Kongens Nytorv.
Datas do mercado de Natal em Kongens Nytorv: 15 de novembro a 22 de dezembro 2024. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025 atualizarei a informação.
Mercado de Natal de Hans Christian Andersen
Com apenas cinco anos de idade, o Mercado de Natal de Hans Christian Andersen rapidamente se tornou um dos preferidos dos habitantes de Copenhaga. Não direi que é como entrar num livro de contos do escritor dinamarquês, mas digamos que é um mercado natalício com um toque temático.
Para além das barraquinhas de comida de inspiração alemã, como currywurst, de doces dinamarqueses e glogg, há várias barraquinhas de madeira onde se vendem roupas e adereços invernais e até presentes artesanais inspirados nas personagens de Andersen.
O ambiente, dizem, é enriquecido com “atuações ao vivo de contos clássicos e música tradicional de Natal dinamarquesa”; mas não tive a felicidade de ver qualquer momento musical. Ainda assim, é um dos meus mercados de Natal de Copenhaga preferidos.
Datas do mercado de Natal de Hans Christian Andersen: 22 de novembro a 22 de dezembro 2024. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025 atualizarei a informação.
Mercado de Natal em Højbro Plads
O mercado de Natal em Højbro Plads está localizado mesmo ao lado de Strøget. É um mercado tradicional que se realiza no Højbro Plads há muitos, muitos anos, sendo aliás um dos mais antigos mercados de Natal de Copenhaga.
Tal como no mercadinho de Hans Christian Andersen, conte encontrar não só as referidas barraquinhas de currywurst mas também umas curiosas batatas fritas em espiral (achei essas batatas espetaculares). E, claro, vinho quente. Mas há também bancas de roupas de inverno e artesanato.
A título de curiosidade, dizer que se auto-intitula como o “mercado de Natal mais acolhedor de Copenhaga”. Não sei se concordo, mas em todo o caso vale a pena a visita.
Datas do mercado de Natal em Højbro Plads: 5 de novembro a 21 de dezembro 2024. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025 atualizarei a informação.
Mercado de Natal em Christiania
Desde a década de 1970 que a “cidade livre” de Christiania organiza um mercado de Natal no interior do bairro. Tive oportunidade de visitar de manhã, pelo que as barraquinhas estavam ainda fechadas e o mercado estava ainda a meio gás, mas deu para perceber que era um mercado bem interessante.
Havia um palco para espetáculos, a uma área adjacente estilo praça de alimentação, com barraquinhas de comes e bebes, e barraquinhas de artesanato e outras menos convencionais. Pareceu-me um mercadinho despretensioso e muito interessante para visitar em Copenhaga no Natal.
Datas do mercado de Natal em Christiania: 7 a 20 de dezembro 2024. Logo que sejam conhecidas as datas de 2025 atualizarei a informação.
Outras coisas a visitar em Copenhaga no inverno
Há, naturalmente, outros mercados de Natal em Copenhaga, incluindo um no Jardim Zoológico e outro no complexo de street food Reffen. Mas, além disso, há muitas outras coisas a fazer em Copenhaga em qualquer altura do ano.
A esse respeito, veja o artigo sobre o que fazer em Copenhaga, mas aqui deixo uma primeira seleção de atividades muito agradáveis para levar a cabo – incluindo num dia de inverno em Copenhaga.
- Subir à Torre da Igreja do Nosso Salvador
- Visitar o Museu do Design de Copenhaga.
- Visitar o MACA, acrónimo de Masters & Contemporary Arte Museum.
- Petiscar no Reffen.
Mapa dos mercados de Natal de Copenhaga
Se procura dicas sobre os Mercados de Natal em Copenhaga, nada como visualizar a localização exata dos locais referenciados no artigo. É esse o objetivo deste mapa, para que possa visitar Copenhaga no inverno e aproveitar a viagem ao máximo.
Note que quase todos os mercados aqui referidos ficam todos no centro da cidade. São eles os mercados do Jardins Tivoli, Mercado de Natal no canal Nyhavn, Kongens Nyorv, Hans Christian Andersen e Højbro Plads. A única exceção é o mercado instalado na “zona livre” de Christiania.
Dicas para visitar os mercados de Natal em Copenhaga
Como é o clima de Copenhaga em Dezembro?
Numa palavra, frio. Nos dias de hoje o clima é uma roleta mas, tendo a sorte de não apanhar chuva, pode ter daqueles dias de sol de inverno que aquecem a alma. Eu tive sorte. É arriscar.
Vale a pena visitar Copenhaga no Natal?
A capital dinamarquesa é um destino a visitar em qualquer altura do ano. Já lá estive em dezembro, na primavera e no verão, e adoro Copenhaga em qualquer estação do ano. Dito isto, para mim a melhor época para visitar Copenhaga durante os meses de maio e junho.
Dito isto, no ano de 2024 decidi visitar Copenhaga em dezembro para conhecer os mercados de Natal, e posso garantir que foi uma bela surpresa. Primeiro, tive sorte e praticamente não choveu durante a minha estadia e, segundo, o frio foi suportável. É só levar roupa adequada.
Em resumo, vale a pena visitar Copenhaga no Natal? Sim, claro que sim!
Copenhagen Card
O Copenhagen Card – Discover é o cartão de descontos oficial do Turismo de Copenhaga. Com preços a rondar os 120€ para três dias, o cartão pode parecer à partida demasiado caro. Mas pode ter a certeza que, se visitar meia dúzia de museus e atrações pagas, for aos Jardins Tivoli e usar os transportes públicos, já compensa. O cartão permite acesso a 80 atrações em toda a região!
Acredite: pode poupar muito dinheiro se usar o Copenhagen Card. Os preços – sujeitos ao câmbio do dia! – rondam os 67€ para 24 horas; 99€ para 48 horas; 123€ para 72 horas (3 dias); 143€ para 96 horas (4 dias); e 160 para 120 horas (5 dias).
Como é natural, pode reservar no site oficial mas o preço é o mesmo e, comprando na GetYourGuide, pode sempre cancelar caso por algum motivo a viagem tenha de ser adiada ou mude de ideias. Saiba que pode trazer duas crianças com menos de 12 anos gratuitamente, desde que solicite os cartões de criança no momento da compra do cartão de adulto.
Conclusão recomendo vivamente que compre o Copenhagen Card – Discover quando visitar Copenhaga. Não se vai arrepender.
Note que existe também a versão Copenhagen Card – Hop, que dá acesso ao autocarros hop on-hop off, mas é mais cara, dá acesso a menos museus e não permite usar os transportes públicos. Escolha a versão Discover.
Datas dos Mercados de Natal em Copenhaga 2025
Regra geral, a maioria dos mercados de Natal na Europa começa na última semana de novembro e vai até muito perto do dia de Natal – ou um par de dias depois disso. Mas raramente se mantêm abertos até ao final do ano, pelo que planear a viagem para entre o Natal e o fim de ano nem sempre é possível.
No caso de Copenhaga, em jeito de referência, em 2024 alguns dos Mercados de Natal estavam a ser desmontados no dia 22, último domingo antes do Natal. As datas de 2025 ainda não foram anunciadas.
Onde ficar em Copenhaga
Antes de mais, sugiro a leitura do artigo sobre onde ficar em Copenhaga, onde falo dos meus hotéis favoritos da cidade. Em resumo, se puder pagar, fique no centro, perto dos principais mercados de Natal de Copenhaga.
Eu já fiquei a dormir em vários hotéis da cidade, mas sem dúvida que o melhor foi o Scandic Front, com uma localização fantástica junto ao canal de Nyhavn. Mas, como seria de esperar, não é barato.
Num registo bem mais económico, o Generator é um caso raro de um hotel em Copenhaga bem localizado e relativamente barato (destinados aos viajantes jovens de espírito). Outro exemplo simples mas em conta (para os padrões dinamarqueses) é o Cabinn City. É um dos hotéis mais populares do centro de Copenhaga, por causa do preço simpático.
Se procura algo um pouco melhor, recomendo o excelente Motel One Copenhagen e o Hotel Danmark, seguramente um dos hotéis da cidade com melhor relação custo / benefício. Por fim, caso prefira ficar no vibrante bairro de Christianshavn, atente no excelente NH Collection Copenhagen. Fica mais afastado dos mercados de Natal de Copenhaga, mas é mesmo muito bom. Para outras opções de hospedagem, pesquise no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar no Natal
Se gosta de viajar na época natalícia, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre os mercados de Natal que têm lugar noutras cidades europeias.