
Localizado na cidade de Kutaisi, o Mosteiro Gelati é um dos mais antigos mosteiros da Geórgia, e uma espécie de ex-líbris da Igreja Ortodoxa do país. Trata-se de um complexo bastante bem conservado, rico em mosaicos e frescos – que encontrei pintados nas paredes e na abóbada da sua catedral. Sem surpresa, faz parte do Património UNESCO na Geórgia.
Eis as palavras da organização a seu respeito:
“Fundado em 1106, no oeste da Geórgia, o Mosteiro Gelati é uma obra-prima da Idade de Ouro da Geórgia medieval, um período de grande pujança política e crescimento económico. Caracteriza-se pelas fachadas de grandes blocos talhados, proporções equilibradas e arcos cegos para decoração externa. O Mosteiro Gelati, um dos maiores mosteiros ortodoxos medievais, era também um centro de ciência e educação; e a Academia que abrigava era um dos mais importantes centros de cultura da Geórgia antiga.”
É isso. Para mim, foi o principal motivo que me levou a visitar Kutaisi.
A minha visita ao Mosteiro Gelati
Combinei com um taxista recomendado pela guesthouse Travel Stay, onde me hospedei em Kutaisi, o transporte para visitar os mosteiros Gelati e Motsameta, localizados próximos um do outro nos arrabaldes de Kutaisi. O dia estava frio e muito chuvoso, pelo que caminhar não era alternativa em cima da mesa.
Sem surpresas – dada a proximidade do mosteiro -, a viagem de carro foi muito rápida; e, assim que cheguei a Gelati, dirigi-me para a chamada Catedral da Virgem. Trata-se da principal igreja do mosteiro, onde se encontram alguns dos frescos (pintados entre os séculos XII e XVIII) mais impressionantes do país.
Por infelicidade, o mosteiro estava em obras e com andaimes no interior da catedral, pelo que não tive oportunidade de a apreciar em todo o seu esplendor.
Ainda assim, entre as imagens pintadas nas pedras do Mosteiro Gelati contam-se as figuras de David – O Construtor e de Bagrat III da Geórgia; e ainda imagens religiosas como a Virgem Maria e Menino Jesus, acompanhados pelo Arcanjos Miguel e Gabriel. Foi a observar essas pinturas, difíceis de descrever por palavras, que investi a maior parte do tempo que passei no Mosteiro Gelati.
Foi sem dúvida um dos pontos altos da minha visita a Kutaisi – apesar dos andaimes! Para quem gosta de frescos, é verdadeiramente imperdível!
A ideia era visitar de seguida o Mosteiro Motsameta, mas não foi possível. Isto porque um tremendo temporal se abateu sobre Kutaisi, inviabilizando a continuação da viagem. Optei por regressar a Kutaisi e afogar as mágoas num dos melhores restaurantes da cidade.
Veja o post sobre o que fazer em Kutaisi.
Guia prático
Como chegar a Gelati
Para visitar o Mosteiro Gelati da forma mais económica, saiba que há marshrutkas que partem de Kutaisi com destino ao mosteiro. Se também quiser visitar o mais modesto Mosteiro Motsameta, terá no entanto de caminhar entre os mosteiros (45 minutos) – ou pedir boleia. No final, pode ir do Mosteiro Mostameta para Kutaisi de marshrutka.
Alternativamente, um táxi para uma visita combinada aos mosteiros de Gelati e Motsameta custa em torno de 70 GEL (ou menos, se conseguir negociar) – é a opção ideal se tiver com quem dividir o custo e não quiser fazer a caminhada entre os mosteiros.
Onde ficar
Eu fiquei no Travel Stay e, apesar de não estar situado no coração da cidade, gostei muito. Não é bem um hotel; é uma casa com apenas quatro quartos, mas Nooshi, o anfitrião, tudo fará para que tenha uma estadia agradável.
Alternativamente, no segmento económico, as guesthouses Litoros e Nana’s Home estão mais bem localizadas e são excelentes opções. Do outro lado do rio, o Hotel Peradia é porventura ainda melhor (mas um pouco mais caro). Veja ainda outros dois bons hotéis em Kutasi: o Solomon, de três estrelas, e o City Hotel Kutaisi.
Por fim, caso pretenda um hotel mais tradicional e de grande qualidade, o Best Western Kutaisi, de quatro estrelas, é, seguramente, um dos melhores hotéis de Kutaisi. Encontra outras opções de hospedagem em Kutaisi pesquisando no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.