Cheguei a Kutaisi sem grandes expectativas, tendo por objetivo maior visitar o Mosteiro Gelati – um dos locais mais impressivos de toda a região. Mas, como tantas vezes acontece, a cidade encarregou-se de me surpreender.
Kutaisi tem algo de especial. Não é tão bonita como a charmosa Tbilisi, é certo, mas das suas ruas emana um ambiente que muito me atraiu.
Na verdade, e para além de Gelati e do chamado Green Bazar, não tinha uma lista com o que fazer em Kutaisi. Talvez por isso, entreguei-me à cidade, fui planeando no momento e acabei por fazer coisas tão inesperadas como assistir a um concerto gratuito de um coro norte-americano na The Opera House de Kutaisi.
Assim, entre mosteiros, mercados, caminhadas, cafés e restaurantes, eis alguns lugares que visitei na cidade georgiana de Kutaisi e recomendo.
O que visitar em Kutaisi
Mercado de Kutaisi (Green Bazar)
Popularmente conhecido como Green Bazar, o Mercado de Kutaisi é um dos lugares ideais para sentir o pulsar da cidade. No edifício principal vendem-se principalmente produtos alimentares; mas, nas imediações, encontram-se outros pequenos mercados de rua onde é possível encontrar de tudo um pouco.
Para uma experiência completa, vá de manhã cedo, fale com os vendedores, experimente alguns produtos. No exterior do mercado, há um mural soviético que vale também a pena observar.
Catedral Bagrati
Construída no século XI na colina Ukimerioni, uma localização sobranceira à cidade de Kutaisi, a original Catedral Bagrati foi considerada uma obra-prima da arquitetura medieval da Geórgia. Ao longo dos séculos, o edifício foi sofrendo danos consideráveis, tendo estado em risco a própria estabilidade da catedral.
A catedral que se vê nos dias de hoje é um pouco diferente da original. Assim, com início em 2010 e sob a liderança do arquiteto italiano Andrea Bruno, tiveram início as obras de reconstrução destinadas a “devolver a Catedral de Bagrati ao seu estado original” enquanto espaço de celebração religiosa.
Infelizmente, e apesar dos avisos das autoridades, o governo procedeu a um tipo de reconstrução que afetou o valor histórico do local. Nas palavras da UNESCO, as obras de recuperação da Catedral Bagrati foram mesmo “prejudiciais à sua integridade e autenticidade”, levando a organização a retirar a catedral da lista de Património Mundial na Geórgia em 2017.
Ainda assim, julgo que vale a pena incluir a Catedral Bagrati no seu roteiro em Kutaisi.
Mosteiro Gelati (e Motsameta)
Localizado na cidade de Kutaisi, o Mosteiro Gelati é um dos mais antigos mosteiros da Geórgia, e uma espécie de ex-líbris da Igreja Ortodoxa do país. Trata-se de um complexo bastante bem conservado, rico em mosaicos e frescos – que encontrei pintados nas paredes e na abóbada da sua catedral. Sem surpresa, está classificado pela UNESCO como Património Mundial.
É, muito provavelmente, a atração mais emblemática de Kutaisi – e, sem qualquer dúvida, de visita obrigatória.
Quanto ao Mosteiro Motsameta, acabei por não o visitar porque começou um temporal tremendo que prometia prolongar-se até ao final do dia. Optei por regressar a Kutaisi – mas fica a dica.
Desfiladeiro de Okatse
Uma vez explorada a cidade de Kutaisi e visitado o Mosteiro Gelati, sobram algumas atrações a menos de hora e meia de distância que valem bem a pena conhecer. Uma delas é a beleza agreste do canyon de Okatse, onde existe um passadiço de ferro não aconselhável a quem tenha vertigens.
A entrada faz-se pelo chamado Parque Dadiani, na povoação de Gordi, onde se encontra um centro de informação ao visitante. Na verdade, e descontando a caminhada para lá chegar, são apenas 800 metros de extensão; mas o que torna o passadiço de Okatse tão especial é o facto de estar literalmente pendurado no vazio. Olha-se para baixo e o que se vê por baixo dos pés é o Rio Okatse, minúsculo, lá muito ao fundo, a uns bons cinquenta metros de altura. É impressionante!
Casa de chá Foe Foe
A casa de chá Foe Foe é um dos espaços mais agradáveis que visitei em Kutaisi. Trata-se de uma casa de chá com uma decoração vintage – como se os clientes entrassem na sala de estar da sua avó -, complementada com pequenos-almoços e lanches muito saborosos. Fica em frente à The Opera House de Kutaisi.
Mapa: o que fazer em Kutaisi
Outros locais a visitar em Kutaisi
- Jardim Botânico de Kutaisi. Um dos espaços verdes mais agradáveis da cidade.
- Parlamento da Geórgia. Localizado longe do centro e atualmente desativado, é um edifício futurista e controverso, ainda mais por ter tido vida curta (abrigou as sessões legislativas apenas de outubro de 2012 a janeiro de 2019).
- Chiatura. Um pouco mais longe fica a cidade de Chiatura, onde existem teleféricos decrépitos ainda em funcionamento.
Guia prático
Como chegar
A melhor forma de viajar entre Tbilisi e Kutaisi é, sem qualquer dúvida, de comboio. Caso, ao invés de ir a Tbilisi, prefira voar diretamente para Kutaisi, saiba que há várias rotas com voos diretos (incluindo de Bruxelas, Paris, Milão, Roma e muitas outras), operadas em grande parte pela companhia Wizz Air.
Onde ficar
Eu fiquei no Travel Stay e, apesar de não estar situado no coração da cidade, gostei muito. Não é bem um hotel; é uma casa com apenas quatro quartos, mas Nooshi, o anfitrião, tudo fará para que tenha uma estadia agradável.
Alternativamente, no segmento económico, as guesthouses Litoros e Nana’s Home estão mais bem localizadas e são excelentes opções. Do outro lado do rio, o Hotel Peradia é porventura ainda melhor (mas um pouco mais caro). Veja ainda dois outros bons hotéis em Kutasi: o Solomon, de três estrelas, e o City Hotel Kutaisi.
Por fim, caso pretenda um hotel mais tradicional e de grande qualidade, o Best Western Kutaisi, de quatro estrelas, é, seguramente, um dos melhores hotéis de Kutaisi. Encontra outras opções de hospedagem em Kutaisi pesquisando no link abaixo.
Onde comer
Recomendo vivamente um restaurante de Kutaisi onde acabei por fazer duas refeições. Chama-se Baraqa e é um ótimo lugar para provar comida tradicional da Geórgia, incluindo deliciosos khinkali (tipo dumplings) de cogumelos e khachapuri (pão recheado com queijo e ovo). Os preços são relativamente baixos.
Outro restaurante muito recomendado é o Toma’s Wine Cellar, mas fica afastado do centro e acabou por não se proporcionar jantar lá. Fica a dica – depois partilhe a experiência.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.