
É certo que a Roménia não é dos países europeus com mais locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Ainda assim, das aldeias com igrejas fortificadas da Transilvânia, às igrejas de madeira de Maramures, do centro histórico de Sighisoara aos mosteiros pintados de Bucovina, na Moldávia, não faltam locais de enorme relevo histórico e cultural em território romeno. Isto sem esquecer o vasto Delta do Danúbio, ecossistema de grande interesse ecológico protegido pela organização.
Eis a lista completa de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Roménia:
- Delta do Danúbio (1991)
- Igrejas da Moldávia (1993)
- Mosteiro de Horezu (1993)
- Aldeias com Igrejas Fortificadas da Transilvânia (1993, 1999) – incluindo Biertan e Prejmer
- Centro Histórico de Sighisoara (1999)
- Igrejas de Madeira de Maramures (1999)
- Fortalezas Dácias nos Montes Orastie (1999)
- Antigas e Primitivas Florestas de Faia dos Cárpatos e de outras regiões da Europa (2007, 2011, 2017)
- Paisagem Mineira de Roșia Montană (2021)
- Conjunto Monumental Brâncuși de Târgu Jiu (2024)
- Fronteiras do Império Romano: Dácia (2024)
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Suas informações já as comentei relevantes e muito facilitaram a montagem de minha viagem à Roménia. Relendo, descobri sua citação à Maramures e suas igrejas de madeira. Imediatamente fui pesquisar e fascinaram-me também, mas não estou conseguindo informações de como visitá-las. Imaginei-as concentradas numa cidade (qual?) e também uma excursão tipo aquela que sugeriu dos mosteiros de Bucovina. Você saberia alguma informação de pesquisa, ainda que lá não tenha ido? Agradeço. Grande abraço.