Apesar de ser a segunda maior cidade da República Checa, Brno não está no radar da esmagadora maioria dos visitantes do país. Ora, sendo certo que não é fácil competir com o charme de Praga e Český Krumlov, a verdade é que Brno é um destino muito bonito e interessante.
Do macabro Ossário da Igreja de Santiago à modernista Villa Tugendhat, da Catedral de São Pedro e São Paulo à Antiga Câmara Municipal, passando pelos mercados tradicionais e pelo ambiente acolhedor de cafés como o SKØG Urban Hub, não faltam motivos para visitar Brno
Note que é recomendável pernoitar pelo menos uma noite em Brno (de preferência duas, para ter um dia completo na cidade) para poder explorar a cidade de forma menos superficial. Foi o que eu fiz, após um curto roteiro em Bratislava.
Eis, pois, uma pequena lista com o que fazer em Brno num dia bem aproveitado. São sete lugares a visitar, numa espécie de viagem visual por algumas das mais emblemáticas atrações da segunda maior cidade da República Checa. Na minha opinião, claro está!
O que visitar em Brno
Ossário da Igreja de Santiago
Sem dúvida o local mais surpreendente que visitei em Brno, o ossário localizado junto à Igreja de Santiago é tido como o segundo maior ossário na Europa, atrás do de Paris. Estima-se que o número de pessoas enterradas no Ossário de Brno ronde os 50 milhares, a maioria das quais como resultado de surtos medievais de peste e cólera que, à época, terão dizimado boa parte da população local. Um local verdadeiramente impressionante – de certa forma a fazer lembrar a Capela dos Ossos de Évora!
Villa Tugendhat
Considerada a obra-prima do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, a Villa Tugendhat integra a lista de Património UNESCO na República Checa por ser “um extraordinário exemplo do estilo internacional no movimento modernista da arquitetura que se desenvolveu na Europa nos anos 1920”. Fica no bairro abastado de Cerna Pole, já fora do centro histórico de Brno.
Construída em 1930 para residência da família Tugendhat, a casa foi abandonada pela família apenas oito anos após a construção, na altura em que foram forçados a abandonar o país por causa da Segunda Grande Guerra. Consta que, ao longo dos tempos, foi utilizada como apartamentos e escritórios para oficiais da Gestapo e militares soviéticos.
Infelizmente, soube da existência da Villa Tugendhat demasiado tarde; e já não consegui bilhete (esgotam com três/quatro meses de antecedência). Assim, visitei apenas os jardins, de entrada livre – insuficiente para formar uma opinião definitiva sobre o local.
Para reservar bilhetes use o site oficial. Caso não consiga para a data em que estará em Brno, pode na mesma tentar aparecer junto à casa. Por muito pouco não fiquei com a vaga de alguém que, apesar de ter bilhete, não compareceu à hora marcada (infelizmente houve alguém que teve a mesma ideia e chegou um pouco mais cedo do que eu).
Catedral de São Pedro e São Paulo
A Catedral de São Pedro e São Paulo, construída em finais do século XVIII na colina de Petrov, é ainda hoje um dos principais edifícios históricos de Brno. Mesmo não sendo um especial apreciador de arte sacra, vale a pena visitar.
Antiga Câmara Municipal
O edifício secular da antiga Câmara Municipal de Brno, maioritariamente construído em meados do século XIII, é ainda hoje um dos mais emblemáticos edifícios da cidade. E vale a pena visitar. Desde logo, é lá que se encontra o posto de informação turística. Mas, mais importante, é possível subir até ao topo da torre e desfrutar da magnífica paisagem urbana de uma Brno vista de cima.
Praça do Mercado da Couve
Instalado naquela que é, porventura, a mais bonita praça de Brno, o Mercado da Couve ocupa boa parte do espaço urbano e é mais atraente logo pela manhã (o mais cedo possível). É nessa altura que a praça se enche de bancas de produtores locais vendendo frutas e legumes.
Não menos importante, há uns túneis subterrâneos, debaixo da praça, que estão abertos ao público. Infelizmente, não tive oportunidade de descer às catacumbas de Brno, mas aqui fica a dica (é só perguntar no posto de turismo, ali ao lado).
Náměstí Svobody (Praça da Liberdade)
Grande espaço urbano de forma triangular, a Praça da Liberdade é a principal praça do centro histórico de Brno. Um espaço em que, apesar de ser de passagem por excelência, é possível parar, sentar e desfrutar.
SKØG Urban Hub
Quem me acompanha sabe o quanto gosto de cafés. Nesta viagem triangular (ver guia prático), por exemplo, conheci muitos dos melhores cafés de Viena; e em Brno não poderia ser diferente.
Entre os cafés que experimentei na minha rápida passagem pela cidade, houve um que se destacou pelo ambiente e qualidade: SKØG Urban Hub. Um local que mistura o desleixo controlado de cariz industrial com o aconchego das madeiras; e onde se pode estar tranquilamente a tomar um café e a trabalhar. Recomendo.
Mapa: o que fazer em Brno
O pequeno guia de Brno da Use-it é um desdobrável excelente e gratuito – veja aqui.
Guia prático
Roteiro Viena – Bratislava – Brno – Viena
Olhando para o mapa, é fácil reconhecer potencial na localização de Viena (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e Brno (República Checa) para um roteiro triangular a partir da capital austríaca. Foi exatamente o que eu fiz, e resulta muito bem. É uma forma eficaz de conhecer três cidades completamente diferentes em outros tantos países da Europa Central.
Onde ficar em Brno
Eu fiquei hospedado num pequeno quarto do Internesto Apartments Downtown; mas, tirando a localização, não achei nada de especial. Muito melhor é o boutique hotel Bird’s Nest, um dos mais elogiados hotéis de Brno. Não fica no centro histórico, mas isso não parece incomodar os hóspedes que lhe atribuem uma classificação de 9,8 no booking.
De regresso ao centro, o Jacob Brno oferece uma imbatível relação qualidade/preço e localização privilegiada mesmo no centro de Brno. No segmento económico, o Hostel Mitte é simples mas muito bem localizado. Para quem procura apartamentos em Brno, os 7 NIGHTS Apartments Dominikánské são dos mais elogiados do centro da cidade. Por fim, se é luxo que procura, o Grandezza Hotel Luxury Palace é seguramente a escolha acertada.
Para outras opções de alojamento na segunda maior cidade da República Checa, utilize o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.