Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Eslováquia » Bratislava

O que fazer em Bratislava (roteiro para um dia bem passado)

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Bratislava Eslováquia Europa Capitais Roteiros
Atualizado em 25.06.2022 | Tempo de leitura: 6 minutos

O que visitar em Bratislava: centro
Rua do centro de Bratislava

Procura o que fazer em Bratislava? Faz muito bem. Bratislava é tida como uma cidade sem grandes atrativos para justificar estadias prolongadas. Como é público e notório, a capital eslovaca não tem a monumentalidade museulógica da vizinha Viena, pelo que um dia pode ser suficiente para conhecer o coração de Bratislava. Dito isto, sem dúvida que vale a pena visitar Bratislava.

Muitas pessoas visitam Bratislava num passeio a partir de Viena (um bate-volta, como dizem os amigos brasileiros). É melhor do que nada mas, na minha opinião, fazem mal. Dormir pelo menos uma noite em Bratislava (ou duas, para ter um dia completo na cidade) permite explorá-la de forma menos superficial.

Eis uma pequena lista com o que fazer em Bratislava num dia bem aproveitado. São 10 lugares a visitar, numa espécie de viagem visual por algumas das mais emblemáticas atrações da capital da Eslováquia. Na minha opinião, claro está!

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que fazer em Bratislava
    • 1.1 Visitar o Castelo de Bratislava
    • 1.2 Catedral de St. Martin
    • 1.3 Hlavné námestie (Praça Principal de Bratislava)
    • 1.4 Igreja Azul
    • 1.5 Porta de São Miguel
    • 1.6 Mercado Velho
    • 1.7 Jardim Médico e Cemitério Ondrejský
    • 1.8 Galeria Nedbalka
    • 1.9 Café Urban House
    • 1.10 Jantar no U Kubistu
  • 2 Mapa: o que fazer em Bratislava
  • 3 Dicas para visitar Bratislava
    • 3.1 Roteiro Viena – Bratislava – Brno – Viena
    • 3.2 Bratislava Card: compensa ou não?
    • 3.3 Onde ficar
    • 3.4 Seguro de viagem

O que fazer em Bratislava

Visitar o Castelo de Bratislava

O que visitar em Bratislava: Castelo
Castelo de Bratislava

Quanto mais não seja pela vista sobre a cidade e os seus arredores, vale a pena subir a colina até ao Castelo de Bratislava. Lá em cima, há jardins e miradouros para o manter entretido, de olhar na malha urbana da pequena Bratislava.

Catedral de St. Martin

Catedral St. Martin Bratislava
Exterior da Catedral de St. Martin, em Bratislava

A Catedral de St. Martin é uma marca impossível de ignorar na paisagem urbana de Bratislava. Trata-se de uma catedral gótica, com três naves, construída no local onde havia uma igreja românica dedicada ao Santo Salvador. Em finais do século XIII, quando Bratislava foi elevada a cidade, a igreja foi reconstruída e integrou as muralhas da cidade. Vale a pena visitar!

Hlavné námestie (Praça Principal de Bratislava)

O que fazer em Bratislava: passear no centro
Praça Principal de Bratislava

O centro histórico de Bratislava pode não ter o charme dos de outras capitais europeias, mas é suficientemente apelativo para merecer umas quantas caminhadas sem rumo. A Hlavné námestie, por exemplo, cujo nome quer dizer literalmente “Praça Principal”, é muito bonita e agradável.

Explore – e de preferência a pé. Provavelmente vai descobrir que Bratislava é mais vibrante do que imaginava.

Igreja Azul

Igreja Azul de Bratislava
Missa a decorrer na chamada Igreja Azul de Bratislava

Oficialmente conhecida como Igreja de Santa Elizabete da Hungria, a Igreja Azul é muito provavelmente o edifício de arte nova mais marcante de Bratislava. Quanto à cor, tanto o interior como o exterior da igreja estão pintados em diversos tons de azul; e até o telhado é azul!

Porta de São Miguel

Porta de São Miguel, Bratislava
Porta de São Miguel

O elegante telhado de cobre da Porta de São Miguel é um dos símbolos de Bratislava. Passei por ela várias vezes, a caminho do meu hotel; e, apesar de ser isso mesmo – um ponto de passagem -, faz parte da história da capital eslovaca. No topo da torre existe uma estátua do Arcanjo Miguel, que vale a pena apreciar.

Mercado Velho

O que fazer em Bratislava: Mercado Velho
Mercado Velho de Bratislava

Estive em Bratislava a um sábado e, por coincidência, passei em frente ao antigo mercado de Bratislava. Lá dentro, uma espécie de feirinha semanal, com bancas de produtos locais e restaurantes improvisados. Como é evidente, aproveitei para almoçar comida caseira e a preço aceitável, em mesas corridas ocupadas por eslovacos da capital. Uma experiência que recomendo.

Jardim Médico e Cemitério Ondrejský

Medical Gardens, Bratislava o que visitar
A tranquilidade dos Jardins Médicos

O Jardim Médico é um parque público muito agradável, localizado nas traseiras de um palácio barroco do século XIX. O jardim fica ao lado do Ondrejský, um dos históricos (e mais antigos) cemitérios de Bratislava. Pode parecer uma atração turística estranha, mas é um prazer usufruir da tranquilidade dos jardins onde o Ondrejský está implantado.

Galeria Nedbalka

Galeria Nedbalka Bratislava
Exposições na Galeria Nedbalka

Instalada num edifício muito bonito do centro histórico, a Galeria Nedbalka permite conhecer o trabalho de artistas eslovacos dos séculos XIX e XX. Não se pode dizer que seja uma galeria estonteante, mas eu dei por bem empregado o tempo que passei a visitá-la.

Café Urban House

Urban House, Bratislava
Interior do café Urban House, Bratislava

Enquanto caminhava na rua Laurinská um café captou a minha atenção. E assim, sem planear, acabei por passar algum tempo no Urban House de Bratislava. Adoro o ambiente descolado do espaço, pelo que aproveitei para trabalhar um pouco. Não experimentei as refeições – até porque, para os padrões eslovacos, o Urban House não é barato.

Jantar no U Kubistu

Restaurante Kubista, Bratislava
Interior do restaurante U Kubistu

Se não sabe onde comer em Bratislava, fica a sugestão: U Kubistu. Trata-se de um restaurante moderno que vale a pena experimentar. Outras recomendações incluem almoçar no mercado velho (ao sábado), provar comida tradicional no Bratislava Flagship; o vegetariano Foodstock Bratislava, ou as sopas do Soupa Bistro.

Talvez Bratislava não seja reconhecida como uma capital gastronómica, mas é possível comer muito bem!

Mapa: o que fazer em Bratislava

Dicas para visitar Bratislava

Roteiro Viena – Bratislava – Brno – Viena

Olhando para o mapa, é fácil reconhecer potencial na localização de Viena (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e Brno (República Checa) para um roteiro triangular a partir da capital austríaca. Foi exatamente o que eu fiz, e resulta muito bem. É uma forma eficaz de conhecer três cidades completamente diferentes em outros tantos países da Europa Central.

Bratislava Card: compensa ou não?

O cartão turístico local pode ser uma forma de poupar algum dinheiro durante a estadia em Bratislava. Especialmente se quiser fazer uma Guided Walking Tour e visitar locais como o Castelo de Devin, fora da cidade. Seja como for, faça as contas antes de o comprar.

Onde ficar

Eu fiquei hospedado no magnífico Falkensteiner Hotel Bratislava. Trata-se de um hotel excelente e que recomendo sem reservas; mas manda a verdade dizer que trocaria de bom grado esse luxo por uma localização ainda melhor.

Outras alternativas no segmento de algum luxo e conforto, incluem o Marrol’s Boutique Hotel, um hotel incrível que vale a pena considerar caso não procure um hotel barato; e o incrivelmente popular, apesar de não ficar no centro, Loft Hotel Bratislava.

Ao invés, se privilegia a localização no centro histórico, o Aplend City Hotel Perugia é uma das opções mais consistentes. No segmento mais económico, o limpíssimo Hostel Folks é uma escolha sem erro; e, apesar de simples, gosto também muito do Downtown Bratislava Hotel. Conheça outros hotéis e pousadas usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Bratislava

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Bratislava Eslováquia Europa Capitais Roteiros

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Bratislava e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« 5 Museus (imperdíveis) a visitar em Viena
O que fazer em Brno, uma pérola na República Checa »

Comentários

  1. Gabriel Britto

    Concordo com o amigo: “dormir pelo menos uma noite em Bratislava permite explorá-la de forma menos superficial”.
    E ela merece até mais do que isso. É um desperdício passar apenas um dia ali. Melhor gastar esse tempo conhecendo mais de Viena. Fiquei três noites na cidade e poderia ter ficado ao menos duas noites extras.

    Responder
  2. Inês

    Morei durante 2 meses em Bratislava, o que não é tempo suficiente para me sentir em casa mas para férias prolongadas valeu a pena!
    Deixo mais quatro dicas que podem ser aproveitadas em 1/2 dias na cidade.
    – Aproveitar a marginal junto ao Danúbio, os jardins entre o centro Comercial Eurovea e a Ponte que atravessa o rio é bastante agradável, tem zona de jardins, bancos virados ao rio e várias estátuas espalhadas pela zona (uma das imagens de marca da cidade é o Man at Work no centro)
    – Tomar uma bebida no UFO, o restaurante no topo da ponte sobre o Danúbio. O espaço tem um ar fancy e não cheguei a jantar, mas vale a pena subir apenas pela vista para a cidade.
    – Ir à ópera/bailado/concerto. Há espetáculos variados quase diariamente em algum dos teatros da cidade (o Antigo na Hviezdoslavovo Namestie, junto à Hvlani Namesti e o Novo junto ao Eurovea). E incrivelmente baratos! Vi a Aida por 4 euros!
    – Última dica para comida tradicional eslovaca: Slovak Pub, um espaço antigo e tradicional mas que cresceu imenso com o turismo, ao estilo Hofbrauhaus em Munique. No entanto, serve a preços justos e a comida é boa.

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Olá Inês, excelentes sugestões, muito obrigado por mais estas dicas de Bratislava! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Bratislava

Reserve um hotel em Bratislava ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens