Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Ásia » Sri Lanka » Ella » O que fazer em Ella (um roteiro perfeito para 2 dias)

O que fazer em Ella (um roteiro perfeito para 2 dias)

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 24 Jan 2021 | Viagens Ásia Ella Sri Lanka Roteiros Deixe um comentário
Tempo de leitura: 7 minutos

Roteiro em Ella: Ponte dos Nove Arcos
Descendo até à Ponte dos Nove Arcos, em Ella

Implantada num ambiente montanhoso pintado nos tons de verde das plantações de chá, a povoação de Ella proporciona uma paragem muito agradável – e estratégica – em qualquer roteiro que passe pelo centro-sul do Sri Lanka.

Trata-se, aliás, de uma das extremidades da mítica viagem de comboio entre Kandy e Ella, uma experiência muito popular entre os turistas que visitam o país. Pela minha parte, e descontando algum excesso de mochileiros face à exígua dimensão do povoado, posso afiançar que gostei muito de conhecer Ella.

Eis, pois, o que fazer em Ella, de acordo com a minha experiência no terreno. Foi, no meu entender, o roteiro perfeito para dois dias de estada, com visita às mais encantadoras atrações da região. Vamos a isso.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que fazer em Ella
    • 1.1 Little Adam’s Peak
    • 1.2 Ponte dos Nove Arcos
    • 1.3 Fábrica de chá Uva Halpewatte
    • 1.4 Workshop de cozinha no Matey Hut
    • 1.5 Visitar Haputale
    • 1.6 Refeição no Chill Cafe
  • 2 Mapa com o que visitar em Ella
  • 3 Guia prático
    • 3.1 Dica sobre a visita às fábricas de chá
    • 3.2 Onde ficar em Ella
    • 3.3 Seguro de viagem

O que fazer em Ella

Little Adam’s Peak

O que fazer em Ella: Little Adam's Peak
Vista do topo do Little Adam’s Peak

Acordei cedo para um dia bem passado – e muito preenchido – em Ella. Um dia intenso e fascinante.

Comecei por apanhar um tuk tuk até ao início do trilho para Little Adam’s Peak, que queria percorrer a pé. Trata-se de uma caminhada muito fácil, acessível a todos, por entre as fotogénicas plantações de chá da região.

Além dos turistas (sim, havia muitos), encontrei imensas trabalhadoras a apanhar folhas de chá, o que tornou o percurso pedestre ainda mais interessante. Lá em cima, a vista era de facto muito bonita. Valeu cada passada.

Sempre a pé, segui então por um trilho rural até à chamada Ponte dos Nove Arcos, um dos ex-libris fotográficos da região.

Ponte dos Nove Arcos

O que visitar em Ella: Ponte dos 9 Arcos
Um comboio atravessa a Ponte dos Nove Arcos, em Ella

Quando cheguei a um miradouro transformado em tasco de rua, ouvi o barulho de um comboio (por uma incrível coincidência, ia passar na ponte daí a alguns segundos).

Fotografei, tomei um refresco e desci até à ponte. É, sem dúvida, um dos locais mais icónicos de todo o Sri Lanka. Lindo!

Depois de contemplar a ponte, era então hora de a atravessar, calmamente, atento ao perigo de novos comboios circularem na via (seja como for, são tão lentos que o perigo é quase nulo). Na outra extremidade da ponte, apanhei um tuk tuk até à fábrica de chá Uva Halpewatte, que me tinha sido recomendada por um amigo.

Fábrica de chá Uva Halpewatte

Visitar Uva Halpewatte, Ella
Uma trabalhadora chega à fábrica Uva Halpewatte com as folhas de chá recolhidas nessa manhã

Como no dia anterior tinha sido feriado no Sri Lanka (dia de Lua Cheia), a produção estava parada por falta de matéria-prima, pelo que fazer a visita guiada seria uma perda de tempo. “Nós explicamos todo o processo de produção, mas terá de imaginar porque não há ninguém a trabalhar hoje”, disse a funcionária.

Foi o único revés do dia mas, ainda assim, recomendo que inclua a fábrica de chá Uva Halpewatte na lista com o que fazer em Ella (porque, num dia “normal”, faz todo o sentido visitar a fábrica de chá neste momento).

Regressei então a Ella, a tempo de almoçar.

Workshop de cozinha no Matey Hut

Cooking class Matey Hut
Aula de gastronomia do Sri Lanka no Matey Hut, em Ella

Já não era a primeira vez que experimentava fazer um workshop de culinária durante as minhas viagens. Já o fiz em locais como o Vietname ou a Indonésia, porque considero ser uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre um aspeto fundamental das viagens: a gastronomia.

Ora, estando em Ella, tinha ouvido falar dos workshops do Matey Hut, onde se aprendia a fazer comida simples e caseira. Naturalmente, decidi experimentar.

Entre outras coisas, eu e outras sete pessoas preparámos roti; arroz; caril de manga, abóbora banana e feijão; sambal de coco e sambal de chili. No final, foi esse o meu jantar; e estava tudo delicioso!

Se aprecia este tipo de experiências – simples mas autênticas – e não sabe bem o que fazer em Ella, fica a dica. Vai gostar.

Visitar Haputale

Viajar de scooter no Sri Lanka
A scooter com que fui a Haputale

Ao segundo dia em Ella, decidi alugar uma scooter e rumar a Haputale com o objetivo de visitar o Lipton’s Seat. À medida que me ia aproximando de Haputale, a floresta ia dando lugar a cada vez mais plantações de chá. O verde dominava completamente a paisagem. Esporadicamente, avistei trabalhadores a apanhar as folhas de chá. Até que cheguei a um portão fechado e, por momentos, pensei que não poderia continuar. Mas afinal, paguei a portagem e prossegui.

Não sabia bem o que iria encontrar no Lipton’s Seat; e, na verdade, não há muito para ver. Chama imediatamente a atenção uma placa com a indicação “Lipton’s Seat”. À direita, um banco com uma estátua de Sir Thomas Lipton – no local onde, alegadamente, o homem responsável pela notoriedade que ainda hoje o chá do Sri Lanka tem um pouco por todo o mundo se sentava a contemplar a paisagem.

Tendo uma scooter, foi depois muito fácil chegar à fabrica Dambatenne. Estacionei a motoreta no exterior do edifício, entrei e, pouco depois, estava a começar uma visita guiada. Ao longo de uns 45 minutos, tomei contacto com todo o processo de produção de chá. E valeu a pena.

Finda a visita à fábrica de chá, regressei a Ella por outras estradas secundárias.

Refeição no Chill Cafe

Por falar em comida, e para variar do rice & curry cingalês, decidi ir conhecer um dos mais populares restaurantes de Ella. O Chill Cafe fica na rua principal do povoado e a comida é verdadeiramente deliciosa. Só tem a enorme desvantagem de ser quase só frequentado por viajantes.

Foi o final do meu roteiro de dois dias em Ella, exatamente a meio do roteiro de viagem no Sri Lanka.

Mapa com o que visitar em Ella

Guia prático

Dica sobre a visita às fábricas de chá

Uma vez que as folhas de chá são apanhadas num dia, secas durante a noite e trabalhadas logo no dia seguinte, a maioria das fábricas de chá não labora nos dias posteriores aos feriados por falta de matéria-prima. Foi o que me aconteceu na fábrica Uva Halpewatte.

Evite, por isso, visitar uma fábrica de chá nesses dias (incluindo os dias seguintes à lua cheia); pode até visitar as instalações e receber explicações sobre o processo, mas não haverá gente a trabalhar.

Onde ficar em Ella

Eu fiquei hospedado numa pequeníssima homestay chamada Will Guesthouse e não poderia recomendar mais. Will e a sua família são o exemplo da hospitalidade cingalesa; os quartos são amplos, limpos e confortáveis, o chuveiro é dos melhores que tive no Sri Lanka; a comida é saborosa; e as vistas – ai, as vistas! – são do outro mundo.

Caso não tenha disponibilidade (só tem três quartos), considere o bed & breakfast Romance in Ella, o 59B Rest Inn Ella, o The One Ella ou o Marvellous Inn. Em qualquer um deles ficará bem alojado sem arruinar a carteira.

Caso prefira algo mais luxuoso, não se arrependerá se optar pelo Chille Ville, View Point Hotel. Seja como for encontra os melhores hotéis de Ella no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Ella

Se possível, evite ficar na confusão da povoação. É praticamente uma só rua, mas parece-me muito melhor ficar nas montanhas envolventes, perto de Ella.

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Ásia Ella Sri Lanka Roteiros

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Procure os melhores voos no Skyscanner. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Reserve um hotel em Ella e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou, em alternativa, na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Eu nunca viajo sem seguro.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou TransferWise. Eu uso ambos nas minhas viagens.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 50 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

Ella

Pesquise os melhores voos no Skyscanner

Reserve um hotel em Ella ao melhor preço (veja as promoções).

Peça o seu cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias.

Faça um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou na World Nomads (5% de desconto com o código FMGOME5).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens