O que fazer em Negombo, Sri lanka (roteiro de 1 dia)

Por Filipe Morato Gomes
Roteiro em Negombo: Main Street
Main Street, em Negombo

Está a pensar visitar Negombo, no Sri Lanka?, Pois bem, era o último dia do meu roteiro no Sri Lanka e decidi ficar em Negombo para ter um final de viagem mais tranquilo. Poderia também aproveitar o dia para conhecer a cidade e, à noite, embarcaria então rumo a Portugal. E ainda bem que assim fiz.

Com isso, fiquei a conhecer Negombo, cidade que achei relativamente interessante; embora com uma zona, junto às praias, bastante turística. É onde estão os principais hotéis – eu fiquei numa guesthouse chamada Fun Whales – e, também por isso, a melhor base para explorar Negombo. Eis então o que fazer em Negombo, um roteiro de um dia que tem por base o que eu fui visitar em Negombo. Venha daí.

Roteiro de 1 dia em Negombo

Mercado de peixe de Negombo

O que fazer em Negombo: visitar o mercado de peixe
Peixe a secar no mercado de peixe de Negombo

Comecei a manhã apanhando um tuk tuk para ir da guesthouse, junto às praias, até ao mercado de peixe de Negombo, que fica na cidade propriamente dita. Entrei no mercado e fiquei imediatamente conquistado.

É um espaço simples, com pouca sombra e por vezes um cheiro nauseabundo, mas fascinante. Havia alguns turistas, mas o ambiente era 100% autêntico. Como é normal, havia muitas bancas de venda de peixe. Mas sempre em pequenas quantidades, como se cada pescador vendesse diretamente o seu peixe, sem intermediários grossistas. Havia sardinhas e carapaus, mas também peixes de maiores dimensões. E, no areal, muito peixe a secar.

A parte exterior do mercado, no areal, foi onde me demorei mais tempo. Fiquei a observar os barcos chegando; os pescadores a retirar o peixe das redes de pesca; outros a amanhar o peixe, ali mesmo, já salgado, para depois ser colocado a secar, ao sol, por mulheres, sempre curvadas, que dispunham os peixes ordenadamente em lonas no areal. Fundamental em qualquer roteiro para visitar Negombo!

Ainda fiquei por ali algum tempo, até que o calor se tornou insuportável e tive de abandonar o mercado. Caminhei, dei a volta ao edifício da prisão de Negombo e entrei na Main Street, a principal rua da cidade.

Main Street

Visitar Negombo: Main Street
Edifícios coloniais da Main Street, a principal rua de Negombo

Convém notar que Negombo esteve sob controlo das forças portuguesas, holandesas e posteriormente inglesas. Tem, por isso, influências externas ainda hoje bem visíveis, nomeadamente pela existência de igrejas e edifícios de arquitetura colonial. É o que acontece, por exemplo, na Main Street.

Para além de ser uma rua eminentemente comercial, aquilo que mais me fascinou foram precisamente os edifícios de traça colonial que ainda existem no início da Main Street (para quem vem do mercado de peixe). E muitos estão muito bem conservados.

Nessa parte da rua, o trânsito não é tão caótico como no centro de Negombo, pelo que proporciona uma caminhada agradável até à Igreja de Santa Maria, adiante. Vale o passeio.

Igreja de Santa Maria

Roteiro em Negombo: Igreja de Santa Maria
Nave central da Igreja de Santa Maria

Eu não sou particularmente fã de igrejas, mas a de Santa Maria é uma das mais imponentes igrejas de Negombo e, para ser sincero, apareceu-me no caminho. Estando ali, não poderia deixar de entrar.

Apesar de estar com obras de restauro, vale a pena visitar, nem que seja só para apreciar as pinturas no teto da nave central.

Canal Hamilton

Canal Hamilton, Negombo o que visitar
Vista do Canal Hamilton, em Negombo

Prosseguindo o meu périplo pedestre pelas ruas de Negombo, cheguei então ao Canal Hamilton. Reza a história que os primeiros canais do género foram construídos no Sri Lanka pelos Portugueses. Parte do Canal Hamilton terá sido iniciado pelos Holandeses, mas efetivamente construído pelas forças Britânicas, que tomaram o controlo da ilha no início do século XIX.

O canal liga Puttalam a Colombo (com passagem por Negombo), ao longo de cerca de 120km de extensão. A parte do canal que se vê em Negombo dá para ter uma ideia da grandiosidade da obra.

Por esta altura o calor estava mesmo insuportável, pelo que apanhei novo tuk tuk de regresso ao hotel. Almocei, relaxei e só a meio da tarde voltei a sair para fazer um passeio de barco na lagoa de Negombo.

Passeio de barco na lagoa de Negombo

O que fazer em Negombo: passeio de barco na lagoa
Um pescador na lagoa de Negombo

O passeio de barco na lagoa de Negombo foi uma coisa que surgiu no meu roteiro de um dia em Negombo quase que por acaso. Como disse, era o último dia do meu roteiro de viagem no Sri Lanka e tinha tempo até ao avião de regresso (à noitinha), pelo que decidi fazer o passeio.

Manda a verdade dizer que fiquei muito desiludido. A água da lagoa parece poluída; a paisagem não é assim tão bonita; a paragem na “ilha dos macacos”, cheia de lixo e com o guia a atirar bananas para os animais, foi exasperante. E mesmo a outra paragem, num baixio no meio da lagoa, para comer frutas sentado num banco de plástico no meio da água, teria piada se fosse nas vizinhas Maldivas, não na lagoa de Negombo.

Por tudo isso, não gostei. Talvez tenha escolhido mal o que fazer, até porque tinha lido um relato muito interessante sobre uma fishing tour na lagoa. Se fosse hoje, não repetiria, mas é apenas a minha opinião. Experimente e tire as suas conclusões.

Fim de tarde na praia de Negombo

O que fazer em Negombo: praia
Praia de Negombo

A viagem ao Sri Lanka estava quase a terminar. Antes de anoitecer, porém, aproveitei para relaxar um pouco na praia de Negombo. A praia não é especialmente bonita e, ao que consta, as águas não são especialmente limpas, pelo que não fui tomar banho. Ao invés, encontrei um pequeno bar de praia e fiquei a escrever tranquilamente.

Como o voo de regresso era só por volta das 3:00, acabei por ter também tempo para jantar em Negombo. Só quando a cidade estava praticamente a dormir é que fui de tuk tuk para o aeroporto. E assim terminava um fantástico roteiro de 16 dias no Sri Lanka.

Guia para visitar Negombo

Como chegar a Negombo

A maioria das grandes companhias aéreas da Europa e Médio Oriente voa para o Sri Lanka – incluindo Lufthansa, Turkish Airlines, Emirates ou Qatar Airways. Note que o Aeroporto Internacional Bandaranaike fica mais perto de Negombo do que da capital Colombo.

Pesquisar voos para Negombo

Onde ficar em Negombo

Uma dúvida comum no planeamento de uma viagem ao Sri Lanka é sobre onde ficar a dormir na primeira e última noite da viagem. Ou seja, será melhor ficar em Negombo ou em Colombo? Eu optei por ficar em Colombo no início e em Negombo no final; e resultou bem.

No caso de Negombo, escolhi a Fun Whales Guesthouse, uma guesthouse simples mas confortável, com anfitriões inexcedíveis e muito bem localizada. Mas há muitos outros hotéis em Negombo de qualidade, como facilmente comprova usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Negombo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.