Cheguei a Tânger ao início da tarde, depois de visitar a medina de Tétouan durante toda a manhã de um dia soalheiro. Foi a última paragem do meu roteiro pelo Norte de Marrocos; e tinha apenas algumas horas para explorar a cidade.
Sem demoras nem planos, e depois de pousar a mochila no superlativo Palais Zahia, onde fiquei hospedado, fui explorar a medina de Tânger. Sabia apenas que tinha de subir para chegar ao kasbah e… fui andando pela medina.
Lá chegado, atravessei a porta Bab Al Bahr, fiquei por momentos a admirar o porto de Tânger e segui junto à escarpa em direção ao Café Hafa. De permeio, dei com uma necrópole Fenícia cuja existência ignorava. Assim que cheguei ao café, era evidente que faltava muito para poder testemunhar o mítico pôr-do-sol, pelo que me sentei a tomar um chá de menta sem outras intenções que não descansar, observar e desfrutar da paisagem.
De regresso à cidade nova, não parei na mítica Librairie dês Colonnes nem no eclético Gran Café de Paris, duas das moradas mais emblemáticas entre os intelectuais que, ao longo dos tempos, foram passando por Tânger. Mas desci até à Praça Grand Socco, de onde se avista o curioso minarete rosado da centenária Mesquita Sidi Bou Abib; entrei no Mercado Central de Tânger; visitei a Praça de Faro com os seus canhões; percorri a Rua de Portugal e voltei a entrar na medina, para de novo ir apontando o GPS mental na direção do hotel, onde cheguei ziguezagueando pelo labirinto de ruelas.
Sem que desse por isso, o crepúsculo tinha entretanto tomado conta dos céus de Tânger. Dai a poucas horas, a meio da noite, voaria para Portugal. Tinha sido uma visita demasiado curta, mas ainda assim valeu a pena.
Dada a curta estadia, não tenho dicas de Tânger muito especiais para partilhar. Use o mapa abaixo para se orientar quanto à localização dos locais referidos, mas deixe-se guiar pela intuição enquanto explora a medina.
Mais fotos de Tânger
Mapa com o que fazer em Tânger
Guia prático
Como chegar a Tânger
Tânger fica a pouco mais de uma hora de avião de Lisboa, e não é muito difícil encontrar voos baratos entre Portugal e Tânger. A TAP tem ligações diretas Lisboa – Tânger.
Onde ficar
Eu fiquei no incrível Palais Zahia (um pouco luxuoso demais para o que estou acostumado), um hotel super confortável e com uma localização imbatível. O mesmo se aplica ao elegante Dar Chams Tanja, na mesma faixa de preços. Se puder pagar, são dois hotéis absolutamente recomendáveis.
Se procura hotéis menos luxuosos, saliento a excelente relação qualidade/preço do belo Dar Yasmine, do bed & breakfast Tanger Chez Habitant e do extraordinário Dar Nakhla Naciria. E ainda os mais económicos Dar Sami: Riad Avec Vue e Hotel Maram. Para outros hotéis em Tânger, pesquise usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Viajei com o apoio do Turismo de Marrocos.