
Por vezes viajo sem planear muito e Córdoba foi um desses casos. Confesso que não sabia da existência dos pátios cordobeses tradicionais, até ter encontrado informação sobre uma tal Rota dos Pátios em San Basilio. E fui investigar.
Os pátios cordobeses são considerados exemplos de fusão da arquitetura popular dos espaços comuns dos mundos romano e muçulmano. Os que restam ficam maioritariamente no histórico bairro de San Basilio, e são motivo de orgulho para as famílias proprietárias. Há até concursos para eleger os mais bonitos e mais bem cuidados.
Os pátios não são espaços públicos. Fazem parte de casas particulares. E é aí que a Rota dos Pátios em San Basilio tem um papel importante. Por um lado, permite abrir ao público esse legado cultural; e, por outro, proporciona um pequeno rendimento que, suponho, será dividido com os proprietários.

Depois de aguardar pelo horário de abertura e comprar o bilhete para aceder aos pátios cordobeses, fui então visitá-los. Eram espaços pequenos, uma espécie de área externa murada quase sempre retangular, profusamente embelezada com plantas ornamentais e vasos com flores. Os tons variavam entre o azul e o amarelo, sempre sobre o fundo branco das paredes e com apontamentos do verde das plantas. Tudo muito simples – mas muito bonito!
Não ia acompanhado por qualquer guia mas em alguns dos pátios havia alguém a explicar um pouco da história da casa – e isso fazia toda a diferença. Fui saltitando de pátio em pátio, entre os cinco incluídos na Rota dos Pátios em San Basilio, com grande prazer e interesse. Mas confesso que ao quarto pátio estava já um pouco saturado. São bonitos e interessantes, com pormenores que refletem diversidade no gosto decorativo, mas no essencial são muito semelhantes. Ainda assim, valeu a pena. Até porque San Basilio é um bairro antigo e com muito charme.
Em suma, estando em Córdoba, recomendo vivamente que não se limite a visitar a Mesquita-Catedral de Córboba e aproveite para conhecer os pátios cordobeses. Não se vai arrepender.
Veja o post sobre o que visitar em Córdoba.
Dicas para visitar os pátios cordobeses
Melhor época para visitar Córdoba
Embora teoricamente seja possível visitar Córdoba em qualquer altura do ano, eu recomendo a primavera e o outono, por forma a evitar as temperaturas mais extremas da Andaluzia.
Horários e bilhetes para visitar os Pátios de San Basilio
É necessário comprar bilhete para visitar os cinco pátios que fazem parte da Rota dos Pátios em San Basilio (6,5€). Veja a localização exata do ponto de venda no Google Maps.
Os horários variam ao longo do ano mas, regra geral, é possível visitar os pátios cordobeses de San Basilio das 10:00 às 14:00 e das 17:00 às 19:00 (ou 20:00). Entre os dias 1 e 19 de maio os pátios estão encerrados ao público, por causa do concurso anual. Para mais informações visite www.depatios.com.
Onde comer
Tinha duas recomendações de restaurantes em Córdoba, dadas por uma habitante local. Acabei por experimentar um deles – o San Basilio Mesón, no bairro San Basilio -, porque me pareceu mais tradicional, mas foi uma tremenda desilusão. A outra sugestão dá pelo nome de Taberna La Luna e tinha sido igualmente referenciado por uma amiga, mas acabei por não conseguir lá ir.
Onde ficar
Sendo uma cidade turística, Córdoba dispõe de uma vasta oferta em termos de alojamento. Mais do que o hotel, o importante é, assim, escolher bem a região onde ficar hospedado. Dessa forma, poderá explorar o compacto centro histórico a pé e evitar o recurso a táxis ou transportes públicos.
Em concreto, recomendo principalmente as áreas da Judiaria e do chamado centro histórico, da Judiaria até à Praça de las Tendillas (para uma vivência mais histórica). Ou, em alternativa, as proximidades à Avenida de la República Argentina e Paseo de la Victoria (para uma experiência mais cosmopolita, mas perto de tudo).
No segmento mais económico, o Patios del Orfebre é uma escolha perfeita; o Hotel San Miguel é simples mas com excelente qualidade/preço; enquanto que o Hostal Osio é um dos melhores hostels de Córdoba (para viajantes jovens de espírito). De resto, entre os grandes hotéis, o Maciá Alfaros é um dos mais baratos e populares.
Podendo pagar um pouco mais, o belíssimo Hotel Madinat é uma aposta sem risco, tal como o inspirador Hotel Boutique Patio del Posadero. Seja como for, encontra os melhores hotéis de Córdoba (para todos os gostos e orçamentos) no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Olá, passando para agradecer teu blog, estou amando. Pesquisando roteiros para traçar o nosso.
Vamos para Espanha em abril, queremos usar os 90 dias rodando por toda a Espanha, incluindo Córdoba. Grata.