
A cidade de Córdoba foi, para mim, o destino final de uma viagem de uma semana pela Andaluzia. É um exemplo raro de convivência cultural e religiosa, e uma das cidades mais visitadas de toda a Espanha, muito por culpa de um edifício em particular: a sua extraordinária mesquita-catedral, presente em qualquer lista com o que fazer em Córdoba. Naturalmente, os atrativos de Córdoba não se esgotam num mihrab. Pelo contrário.
Do saboroso salmorejo à ponte romana, dos pátios tradicionais de San Basilio ao Alcácer dos Reis Cristãos, da acolhedora Judiaria aos banhos árabes, passando pela inevitável mesquita, não falta o que fazer em Córdoba, tal a quantidade de motivos de interesse na cidade. Como é evidente, em apenas dois dias não tive tempo de conhecer todos os recantos cordobeses; mas, ainda assim, consegui visitar muitos dos pontos mais emblemáticos. Venha daí.
O que fazer em Córdoba
Visitar a Mesquita-Catedral de Córdoba
A Mesquita-Catedral de Córdoba é um exemplo ímpar da fusão entre a cultura islâmica e cristã. Lá dentro, a primeira coisa que me impressionou foi a avassaladora magnitude do edifício – foi, em tempos, uma das maiores mesquitas do mundo. E depois há os distintivos arcos pintados de vermelho e branco, o mihrab belo e elegante; as diversas capelas – incluindo a Capela Maior -; os jogos de luz e sombra proporcionados pelas janelas. Tudo é grandioso e belo e surpreendente!
No entanto, a Mesquita-Catedral de Córdoba é um edifício, digamos, estranho. Não há dúvida de que é belíssima e imponente, ao nível do melhor que já vi em termos de arquitetura islâmica; mas o templo católico “encaixado” no centro da sala de orações parece fora de sítio. É como se não pertencesse àquele lugar – e, na verdade, não pertence. Saí de lá sem conclusões definitivas sobre a mistura de épocas e estilos.
Para uma experiência mais enriquecedora, recomendo um tour guiado muito elogiado que inclui também o ingresso para a Mesquita-Catedral de Córdoba.
Judiaria
Nas imediações da belíssima Porta de Almodôvar (ela própria, imperdível), a antiga Judiaria de Córdoba é das zonas mais agradáveis para passeios pedestres, daqueles sem rumo definido. As ruas, muitas delas pedonais, são incrivelmente estreitas e bem cuidadas, com vasos florais, aqui e ali, a pintalgar de cor as fachadas caiadas de branco, formando um alegre labirinto para explorar a passo lento. Imperdível.
Alcácer dos Reis Cristãos
Depois da conquista de Castela, os reis católicos transformaram o antigo alcácer muçulmano numa espécie de quartel-general das suas campanhas contra a dinastia Nasrida, a última dinastia muçulmana na Península Ibérica.
Hoje em dia, é possível visitar não só o interior dos edifícios como também os seus vastos jardins, onde pontificam muitas árvores e espécies autóctones. Não posso dizer que foi o ponto alto da minha viagem a Córdoba, mas ainda assim valeu a pena.
Atravessar a Ponte Romana de Córdoba
A ponte romana de Córdoba terá sido construída no local de uma antiga ponte de madeira sobre o Rio Guadalquivir. Une o atual centro histórico ao bairro de Fray Albino, na margem esquerda do Guadalquivir, tendo como elemento distintivo a Torre de Calahorra.
Atravessei a ponte mais do que uma vez, em busca de boa luz para fotografar, e pareceu-me especialmente bonita ao entardecer.
Visitar o bairro San Basilio…
Também conhecido como Alcácer Velho, o bairro San Basílio é um dos bairros históricos de Córdoba. A par com a Judiaria, é das zonas da cidade mais agradáveis para caminhar. Um local onde a vida corre tranquilamente e sem as multidões de turistas da área em torno da mesquita. É também em San Basilio que ficam os pátios mais famosos de Córdoba.
… e os seus pátios tradicionais
Os pátios cordobeses são considerados exemplos de fusão da arquitetura popular dos mundos romano e muçulmano. Boa parte dos que restam nos dias de hoje ficam no histórico bairro San Basilio, e são motivo de orgulho para as famílias proprietárias. Há concursos para eleger os mais bonitos e mais bem cuidados.
Os pátios não são espaços públicos; fazem parte de casas particulares. Mas é possível visitar cinco deles, que, juntos, formam a Rota dos Pátios em San Basilio. A não perder (o bairro e os pátios) quando visitar Córdoba.
Massagem nos Banhos Árabes de Córboda
Ponderei bastante antes de incluir esta recomendação na lista de coisas a fazer em Córdoba. E isto apesar de ser uma das grandes atrações turísticas da cidade. Eu explico.
Juntamente com os amigos que me acompanharam nesta viagem de carro pela Andaluzia, decidi ir aos Banhos Árabes em Córdoba. Ora, tendo frequentado hammams em vários pontos do globo, ia com as expectativas em alta. Acontece que os banhos árabes em Córdoba me pareceram mais uma linha de montagem para entreter turistas do que uma experiência autêntica e estimulante.
Lá chegados, havia três piscinas com água a distintas temperaturas (quente, muito quente e gelada), além de uma sauna e de uma sala de massagens com marquesas alinhadas, pouco espaço entre elas e seguramente nenhum sossego. E muitos turistas, claro. Sinceramente, não gostei. Saí com a sensação de ter entrado numa “armadilha para turistas”, para usar uma tradução literal da expressão tourist trap.
Em resumo, não gostei. Mas fica ao critério de cada um.
Os bilhetes para os banhos árabes que eu visitei podem ser comprados no site oficial.
Inspirar-se na Guruke
Gosto de ser surpreendido, e foi isso que aconteceu quando entrei na loja Guruke. Em duas palavras – espécie de assinatura da marca -, trata-se de uma loja de “decoração criativa”.
Desconhecia por completo e nela entrei apenas porque me chamou a atenção enquanto caminhava em direção à Plaza de la Corredera de Córdoba. Se gosta de mentes criativas, passe por lá.
Comer salmorejo
Se existem pratos distintivos da gastronomia de Córdoba, o salmorejo é seguramente um deles. Trata-se de uma sopa fria de tomate e pão, regra geral acompanhada por pequenos pedaços de presunto e ovo cozido. Delicioso. Fiquei tão fã que mal regressei a casa experimentei fazer uma receita de salmorejo.
Não deve haver muitos restaurantes tradicionais que não tenham salmorejo no menu, pelo que não valerá a pena recomendar um em concreto. Seja como for, o restaurante Taberna La Luna foi-me sugerido por diferentes pessoas, incluindo cordobeses. Eu não conheço, mas se alguém experimentar conte como foi.
Dicas para visitar Córdoba
Melhor época para visitar Córdoba
Embora teoricamente seja possível visitar Córdoba em qualquer altura do ano, eu recomendo a primavera e o outono. Só assim evitará as temperaturas mais extremas da Andaluzia.
Onde ficar em Córdoba
Sendo uma cidade turística, Córdoba dispõe de uma vasta oferta em termos de alojamento. Mais do que o hotel, o importante é, assim, escolher bem a zona onde ficar hospedado. Dessa forma, poderá explorar o compacto centro histórico a pé e assim evitar o recurso a táxis ou transportes públicos.
Em concreto, recomendo principalmente as áreas da Judiaria e do chamado centro histórico, da Judiaria até à Praça de las Tendillas (para uma vivência mais histórica); ou, em alternativa, as proximidades à Avenida de la República Argentina e Paseo de la Victoria (para uma experiência mais cosmopolita, mas perto de tudo).
Em concreto, no segmento mais económico, o Patios del Orfebre é uma escolha perfeita; o Hotel San Miguel é simples mas com excelente qualidade/preço; enquanto que o Hostal Osio é um dos melhores hostels de Córdoba (para viajantes jovens de espírito). De resto, entre os grandes hotéis, o Maciá Alfaros é um dos mais baratos e populares.
Podendo pagar um pouco mais, o belíssimo Hotel Madinat é uma aposta sem risco, tal como o inspirador Hotel Boutique Patio del Posadero. Seja como for, encontra os melhores hotéis de Córdoba (para todos os gostos e orçamentos) no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar em Espanha
Se está a pensar visitar Córdoba, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades e ilhas espanholas.
Andaluzia・Ávila・Badajoz・Barcelona・Bilbau・Cáceres・Caminito del Rey・Granada・Lanzarote・Madrid・Maiorca・Málaga・Menorca・Mérida・Olivença・Pueblos Blancos・Rioja Alavesa・Ronda・Salamanca・San Sebastián・Segóvia・Tenerife・Toledo・Trujillo・Vigo・Vitoria-Gasteiz