A costa sul do Sri Lanka é afamada não só pelos pescadores em estacas – um ícone do país, que eu não fotografei -, mas também pelas suas praias. O mar não é tão calmo como na costa oeste, mas o ambiente descontraído – e as ondas – atrai viajantes independentes, gente de espírito jovem, surfistas, candidatos a surfistas e simpatizantes.
No meu roteiro de viagem ao Sri Lanka tinha planeado duas noites numa praia do Sul do país. Eliminei imediatamente Mirissa, por estar já sobredesenvolvida (“é a Albufeira do Sri Lanka, disseram-me dois amigos viajantes com vasta experiência no Sri Lanka”).
Não considerei Unawatuna, por querer ficar perto do forte de Galle.
E estive quase, quase a escolher a praia de Hiriketiya para base das minhas explorações na região. A opção acabou por recair em Goyambokka – e é sobre estas duas últimas praias que hoje escrevo.
Hiriketiya, a praia da moda no Sri Lanka
Hiriketiya aparecia descrita num guia de viagens recente (Lonely Planet, edição de janeiro 2018) como “uma pequena baía em forma de ferradura que se está rapidamente a tornar numa das praias mais cool do Sri Lanka”. E acrescentava: “por agora, está ainda de certa forma fora do radar, o que atrai os viajantes independentes e expatriados conhecedores”.
Tinha também lido relatos em blogs de viagens e visto imagens que me pareceram denotar um daqueles locais boa onda, meio hippie; com surfistas, mochileiros e gente jovem; e algumas pousadinhas embrenhadas na floresta, perto do areal.
Estava curioso e, aos comandos de uma motorizada alugada, fui visitar Hiriketiya.
Fiquei imediatamente desiludido.
Porque o que encontrei em Hiriketiya faz temer o pior: um destino de praia que tinha tudo para ser fantástico mas que ficará insuportável em pouco tempo. Se é que já não está.
A praia de Hiriketiya é belíssima, não haja dúvida. A baía em forma de ferradura; a selva colada ao areal; o ambiente relaxado; as águas tranquilas num dos lados da enseada, perfeitas para nadar; e com algumas ondas no outro, bom para quem quer aprender surf.
Mas boa parte do pequeno areal está a ser tomado por restaurantes e música eletrónica, não deixando muito espaço sequer para as pessoas não clientes. Os preços estão inflacionados. E o charme de tesouro por descobrir desvaneceu-se. Turistas a mais, espaço a menos, preços altos. Não tive vontade de ficar muito tempo.
Admito que outras pessoas possam gostar de Hiriketiya mas, honestamente, a praia não me convenceu. De todo. Ao contrário de Goyambokka.
Goyambokka, dolce fare niente à beira-mar
Descobri a praia de Goyambokka quando procurava alojamento para passar duas noites na costa sul do Sri Lanka. Como disse, por tudo o que tinha lido a respeito estava inclinado a montar a base junto à praia de Hiriketiya; mas, na hora de decidir, acabei por escolher Goyambokka. E ainda bem que assim foi.
Goyambokka tem pouca coisa e não é sequer uma típica zona balnear, com estacionamento e bons acessos para viaturas. O acesso é feito preferencialmente a pé, por um caminho de terra batida mal iluminado, ladeado de guesthouses e um ou outro hotel mais pretensioso – incluindo um dos mais luxuosos hotéis do Sri Lanka.
Antes de mais, fiquei alojado numa homestay divina – chamada Golden Beach Resort -, com anfitriões inacreditavelmente simpáticos e solícitos, facto que contribuiu imenso para a sensação de bem-estar. Mas não foi só isso.
No primeiro dia, quando cheguei a Goyambokka vindo de Galle, apetecia-me o dolce fare niente de uma tarde nos trópicos. Fui imediatamente até à praia e, assim que pisei o areal de Goyambokka, fiquei encantado.
Havia espaço.
A praia não se destaca visualmente de muitas outras praias do Sri Lanka, mas é ainda assim bonita. As águas não são meigas nem translúcidas como nas “vizinhas” Maldivas, porque as correntes são por vezes muito fortes e traiçoeiras; mas, com algum cuidado, dá para tomar banho. É também certo que o ambiente me pareceu menos jovem e quase só vislumbrei casais, mas não fiquei com a sensação de estar numa praia demasiado seleta.
No areal, havia três restaurantes instalados em estruturas de madeira que serviam de apoio. Forneciam mesas e cadeiras, ou espreguiçadeiras, para os turistas consumidores. Atrás, muitas palmeiras conferiam a Goyambokka o inevitável toque tropical.
Eu pedi um almoço tardio e esperei. Esperei. Fui dar um mergulho. E esperei mais um pouco. Quando o peixe grelhado por fim chegou, não sabia bem se estava a almoçar ou a jantar, mas era fresco e estava razoavelmente bem confecionado.
Apesar de tudo, Goyambokka conquistou-me. E voltei no dia seguinte, ao final da tarde, desfrutando dos últimos raios de sol e do chilrear dos pássaros, observando os preparativos para as iluminações artesanais colocadas no areal.
Talvez Goyambokka se estrague, como já aconteceu com Hiriketiya. Mas, por agora, foi a melhor praia que conheci na costa sul do Sri Lanka.
Guia prático
Como chegar
Há autocarros locais baratíssimos que percorrem boa parte da costa sul do Sri Lanka. Os que ligam Galle a Matara servem Hiriketiya; os que prosseguem até Tangalle (ou partem de Matara para Tangalle) passam em Goyambokka. Se não viajar com uma aplicação tipo Maps.me, peça ajuda aos locais ou informe o cobrador do seu local de saída.
Onde ficar
Hiriketiya
Se preferir o ambiente mais festivo de Hiriketiya, recomendo os hotéis Hiriketiya White House, Ocean Villa e Jasper House Sri Lanka (atenção que há uns quartos melhores do que outros). São todos bem localizados – a poucas centenas de metros da praia – e muito bem referenciados pela comunidade de viajantes.
De resto, há a possibilidade de ficar numa casa na árvore. O Sea View Tree House Dikwella não fica exatamente na praia de Hiriketiya, mas é pertíssimo.
Pesquisar hotéis em Hiriketiya (Dikwella)
Na pesquisa vão aparecer os hotéis de Dikwella. Abra o mapa e procure especificamente Hiriketiya, a leste de Dikwella.
Goyambokka
Eu fiquei alojado no Golden Beach Resort que, ao contrário do que o nome possa sugerir, de resort tem pouco. E ainda bem. É uma espécie de homestay de qualidade. As instalações são limpas, o pequeno-almoço é simples mas bom; e Ushan, o dono, mora na propriedade com a sua família e é super prestável.
Para outras alternativas com boa relação qualidade/preço, espreite o Palm Paradise Cabanas (recomendado por uma amiga que lá ficou hospedada), a Deshan Homestay, o Sanderling Silent Beach Cabanas, o Tamarind Blue ou ainda o Eden Reverie Cabana & Spa. Por fim, para quem não se importa de pagar bem, o Anantara Peace Haven Tangalle Resort é um dos mais conceituados do Sri Lanka e fica na praia contígua a Goyambokka.
Pesquisar hotéis em Goyambokka (Tangalle)
Na pesquisa vão aparecer os hotéis de Tangalle (região a que pertence Goyambokka). Abra o mapa e procure Goyambokka, a oeste de Tangalle.
Onde comer em Goyambokka
Eu experimentei um dos restaurantes da praia e, apesar da experiência ter sido positiva, esteja preparado para uma espera longa e para preços inflacionados. Se estiver para aí virado, saiba também que, à noite, o areal fica romanticamente iluminado.
Uma alternativa de maior qualidade e preços mais baixos é o Sihara’s The Cafe On The Highway, que fica na estrada Matara – Tangalle. É um daqueles restaurantes com toques gourmet e cuidado no empratamento, algo que não esperava encontrar num local como Goyambokka.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Bom dia. Há muito que acompanho o seu trabalho. Embora eu ainda não tenha feito todas as viagens que sonho fazer, ao ler os seus textos dos locais por onde passa, acabo por viajar também… O Sri Lanka há muito que faz parte da minha lista de viagens a fazer! As dicas que aqui deixou são óptimas e de certeza que voltarei aqui para as ler aquando dos preparativos da minha viagem ao Sri Lanka. Obrigada.