Lanzarote é um dos principais destinos de praia do arquipélago das Canárias. Locais como Playa Blanca ou Puerto del Carmen desenvolveram-se tendo por base os veraneantes que afluem à ilha para desfrutar, não só do bom clima, mas também de águas límpidas e tépidas.
Ao contrário de Tenerife, onde senti que, acima de tudo, era uma ilha vocacionada para os amantes de caminhadas (veja o post sobre os melhores trekkings de Tenerife e vai perceber), já em Lanzarote senti ser um destino mais virado para a praia e para a diversão – apesar da presença do Parque Nacional de Timanfaya (onde, ironicamente, quase não se pode caminhar). Um destino de verão, portanto – sendo que em Lanzarote é “verão” boa parte do ano!
Assim, entre todas as praias de Lanzarote que tive oportunidade de conhecer (e foram muitas, de norte a sul da ilha!), há algumas que merecem seguramente uma visita. Isto caso tomar banho de mar em águas tépidas esteja nos planos da sua viagem. Eis, pois, uma sempre subjetiva seleção com as melhores praias de Lanzarote.
Guia de praias de Lanzarote
#1 Praia do Papagaio
Encravada entre falésias, a Praia do Papagaio é uma praia incrivelmente atrativa. Fica perto de Playa Blanca, no extremo sul de Lanzarote, e o acesso faz-se através de uma estrada em muito mau estado que, seguramente, afasta muitos (mas não todos!) potenciais veraneantes.
Durante a minha viagem a Lanzarote, acabei por visitar a Praia do Papagaio em duas ocasiões. E isto apesar de estar hospedado em Haría, na outra ponta da ilha. Porque todos na família – miúdos e graúdos – adoraram Papagaio.
As águas eram cristalinas e quase sem ondas, com tons a fazerem lembrar as águas do Adriático. O areal pequeno mas bonito e de areia relativamente fina. E, no topo da escarpa, dois bares de praia que serviam de apoio aos banhistas com comidas, gelados e bebidas – e um local para se protegerem do sol.
Tudo somado, tenho para mim que a Praia do Papagaio é a melhor praia de Lanzarote. Sem qualquer dúvida – e eleita com unanimidade familiar!
#2 Playa de la Cera
Literalmente vizinha da Praia do Papagaio, a Playa de la Cera é outra das que beneficia da dificuldade de acesso para não ser engolida pela multidão. O areal não é muito grande, mas é uma praia bonita que vale a pena conhecer. Nem que seja nos dias em que a Praia do Papagaio esteja sobrelotada; ou que lhe apeteça mudar de ares sem sair do sul de Lanzarote.
#3 Praia Mujeres
Afamada pelo seu imenso areal dourado, a Praia Mujeres é a terceira praia da zona de Papagaio que recomendo nesta lista das melhores praias de Lanzarote. Para quem gosta de ter espaço, dificilmente encontra melhor na ilha (a não ser em Famara, mas essa não conta – já lá vamos!).
O mar, apesar de menos protegido do que nas praias do Papagaio e de la Cera, estava razoavelmente tranquilo – ao ponto de os miúdos terem desfrutado de banhos de mar com total tranquilidade. O único problema foi mesmo o vento, forte e contínuo; mas isso é comum a muitas das praias das Canárias.
Tudo somado, a Praia Mujeres pareceu-me uma bela praia de Lanzarote para desfrutar em família.
#4 Praia Puerto del Carmen
Puerto del Carmen é uma típica estância balnear, com dezenas de aparthotels, restaurantes, bares e todas as lojas de conveniência para umas férias de verão em grande estilo. É certo que não é meu tipo de praia, mas o areal é dos maiores de Lanzarote e, para quem quer mesmo fazer praia, é uma excelente escolha.
Tudo somado, especialmente para quem escolhe Puerto del Carmen como base para explorar Lanzarote, é difícil resistir ao apelo de um areal daqueles, com espreguiçadeiras e apoios de praia, atividades aquáticas e gente de férias. Repito, não é o meu estilo de praia, mas é mais uma das boas praias de Lanzarote!
#5 Praia de El Jablillo
Porventura a mais surpreendente praia desta lista, a Praia de El Jablillo é um pequeno areal localizado em Costa Teguise, na zona leste de Lanzarote. Trata-se de uma praia urbana, protegida do vento e das marés com recurso a um quebra-mar que garante a tranquilidade das suas águas – facto que a torna ideal para as crianças.
Tal como Puerto del Carmen, no entanto, El Jablillo é uma excelente praia mas não é bem a minha onda. Quanto mais não seja pela poluição visual causada por imponentes edifícios de apartamentos. Dito isto, é sem dúvida uma das mais frequentadas praias de Lanzarote.
#6 Praia de Famara
A praia de Famara não é uma praia como as outras. Esqueça as famílias na água a nadar e pense em… vento. Muito vento. A toda a hora. De tal forma que, não sendo boa para nadar, é a melhor praia de Lanzarote para os amantes da prática de surf, kitesurf e windsurf. O paraíso dos surfistas.
Dito isto, o areal da praia de Famara é dos mais longos da ilha, e a envolvência paisagística faz compensar a viagem. Está localizada dentro do Parque Natural do Arquipélago Chinijo, entre a aldeia de La Caleta de Famara e a base do imponente penhasco de Famara.
Tudo somado, é uma das praias de Lanzarote que vale a pena conhecer. Só não conte dar uns mergulhos.
#7 Caletón Blanco
Tal como acontece noutras ilhas das Canárias, como Tenerife, os visitantes tendem a ignorar o lado norte da ilha, centrando a sua estadia nas estâncias balneares do sul. Fazem muito mal.
Acontece que Caletón Blanco é uma das melhores praias de Lanzarote; especialmente para quem viaja com crianças. Trata-se de uma pequena praia perto de Órzola, no extremo norte da ilha, muito bonita e de fácil acesso.
A proximidade de Haría, onde me hospedei em Lanzarote; a ausência de multidões; o charme provocado pela envolvência rochosa; e as águas tranquilas das piscinas naturais formadas na maré baixa, que permitem aos miúdos brincarem em segurança, fizeram com que a visitasse mais do que uma vez durante o meu roteiro em Lanzarote.
Tudo somado, o Caletón Blanco rapidamente se tornou numa das minhas praias favoritas em Lanzarote. E das crianças!
Veja também o que fazer em Lanzarote.
Mapa: praias de Lanzarote
Guia prático
Como chegar a Lanzarote
Não havendo atualmente voos diretos de Portugal para Lanzarote, optei por comprar um voo barato da Ryanair a partir de Madrid. O voo custou-me 75€ por pessoa, ida e volta, bagagem incluída.
Para chegar à capital espanhola, e como estávamos em período de férias escolares, aproveitei para ir de carro, ao longo de três dias, e assim visitar as povoações de Salamanca, Ávila e Segóvia. No regresso de Lanzarote, aterrei em Madrid e conduzi direto até ao Porto.
Para saber todos os detalhes sobre os transportes que usei na ilha, recomendo a leitura do roteiro de 7 dias em Lanzarote.
Onde alugar carro
No caso das ilhas Canárias, há rent-a-car locais baratas e descomplicadas, com escritórios nos aeroportos e os seguros proporcionam tranquilidade total. Durante a semana que passei em Lanzarote, desloquei-me sempre de carro alugado. Paguei um total de 115€ por sete dias de aluguer, incluindo seguro contra todos os riscos e sem franquia. Uma pechincha, portanto.
Caso o seu voo parta muito cedo, o processo de entrega de chaves é muito simples. Basta estacionar o carro no parque drop-off do aeroporto e deixar as chaves no escritório (de preferência dentro do envelope fornecido). Caso queira comparar preços, veja todas as opções usando o link abaixo.
Onde ficar
Para informações muito mais detalhadas sobre as melhores regiões da ilha para pernoitar, veja o texto sobre onde ficar em Lanzarote. Seja como for, se quer fazer férias de praia recomendo o muito agradável Apartamento El Pueblo e a mais luxuosa Villa Estaca (Playa Blanca); ou ainda os resorts Izaro Club Hotel e R2 Bahia Kontiki (Punta del Carmen).
Se, ao invés, prefere ambientes mais rurais – como é o meu caso -, considere ficar em Haría ou Teguise. Em concreto, veja as guesthouses Casa Las Vistas ou Casa Rural Villa Lola Y Juan (Haría); ou ainda o B&B La Mimosa (excelente relação qualidade/preço) e o charmoso (mas mais caro) Hotel Boutique Palacio Ico (Teguise).
Para outras opções de alojamento, para todos os gostos e preços, veja por favor no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.