Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa

As melhores praias de Malta

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Comino Europa Gozo Ilha de Malta Malta Praias
Atualizado em 24.12.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Praias de Malta: Lagoa Azul, Comino
A Lagoa Azul, em Comino, é seguramente a melhor praia de Malta (e a mais bonita)

Não sei se teve oportunidade de ver o meu roteiro de viagem em Malta, as dicas de viagem a Malta ou as sugestões da Daniela Loyola sobre o que fazer em Malta. Nesses posts são elencadas várias experiências que não pode perder em Malta, mas faltava falar das melhores praias de Malta. É isso que pretendo fazer neste texto.

É muito provável que Malta e praias caminhem lado a lado no seu imaginário mediterrânico, muito por “culpa” das águas incrivelmente translúcidas da região. Ora, apesar de eu não concordar que Malta seja um destino de praia por excelência (é muito mais um destino para amantes de história do que de praias), a verdade é que há uns quantos areais – com mais ou menos pedras – que merecem referência.

Desde logo, a extraordinária Lagoa Azul, seguramente a praia mais bonita de Malta. Mas há mais. Eis, pois, as praias de que mais gostei nas ilhas de Malta, Gozo e Comino.

As melhores praias de Malta

Lagoa Azul, ilha de Comino

Praia Lagoa Azul, Comino
Lagoa Azul, em Comino

É difícil escolher as palavras certas para descrever a Lagoa Azul sem cair nos lugares-comuns do “paraíso”. É um pedaço de mar com águas pouco profundas, em diferentes tons de azul, protegido por pequenas ilhas de pedra que espreitam à tona de água, de um lado, e pela ilha de Comino, do outro.

No tempo em que visitei a Lagoa Azul, que considero ser a melhor praia de Malta, estava completamente inebriado, absorvendo a beleza que me entrava olhos adentro, feliz da vida. Julgo que, por momentos, terei parecido uma criança.

Baía Dourada (Golden Bay), ilha de Malta

Praia Golden Bay, Malta
A praia Baía Dourada

Uma das mais famosas praias da ilha de Malta, a Baía Dourada oferece um vasto areal e as habituais águas transparentes, no extremo noroeste da ilha de Malta. É uma opção válida para o conceito mais tradicional de “fazer praia”, com guarda-sóis, nadador-salvador e infraestruturas turísticas. Infelizmente, aos fins de semana fica demasiado lotada, pelo que recomendo, se possível, que a visite em dias úteis.

Baía Għajn Tuffieħa, ilha de Malta

Malta praias: Għajn Tuffieħa
Vista da praia Għajn Tuffieħa, ilha de Malta

Vizinha da mais famosa e concorrida Baía Dourada, a praia de Għajn Tuffieħa não é menos bonita, tem menos gente e está isenta de hotéis, pelo que é mais tranquila e uma opção muito mais interessante para quem procura fazer praia na ilha de Malta.

Praia do Desfiladeiro Wied il-Ghasri, ilha de Gozo

Wied il-Għasri Gozo
O magnífico desfiladeiro Wied il-Għasri, em Gozo

Talvez ache estranha a inclusão de uma praia minúscula aprisionada no interior de um desfiladeiro, mas a envolvente é tão avassaladora que não resisto a sugerir um banho em Wied il-Ghasri (assim as condições do mar o permitam). Veja o relato com o que fazer na ilha de Gozo e combine a passagem por uma das mais escondidas praias de Malta com outras atividades em Gozo.

Baía de Ramla, ilha de Gozo

Infelizmente, no dia que passei na ilha de Gozo acabei por não conseguir visitar a Baía de Ramla. Dito isto, estou tão convicto que Ramla tem uma das melhores praias de Malta que a incluo nesta lista. Mesmo sem a conhecer pessoalmente. Porque recomendar uma passagem pelo seu extenso areal dourado é praticamente isento de risco. Vai adorar!

Mapa: praias de Malta (que eu recomendo)

Estas são, portanto, cinco das praias de Malta que mais contribuem para a fama de destino de veraneio. Podem não incluir a totalidade das mais bonitas praias de Malta, mas são quatro exemplos de praias que eu adorei (e uma outra que recomendo de olhos fechados). Vai um mergulho?

O texto não refere a chamada Piscina de São Pedro porque, apesar da fama, não achei o lugar especialmente fantástico. Além de que, claro está, não é uma praia!

O texto não inclui as “praias” de Sliema e St. Julians (com aspas, porque não são bem praias) porque, na minha opinião, não merecem a distinção. Passe por lá e avalie – mas se procura uma praia em Malta, pode ter a certeza que há muito melhor do que estas duas.

Guia prático

Onde ficar

Para compreender melhor a dinâmica da ilha, sugiro que espreite um texto sobre as melhores regiões para ficar em Malta, em função do seu estilo de viagem. Dessa lista, eis alguns dos hotéis que recomendo sem reservas: a agradável Casa Lapira e o carismático Tano’s Boutique Guesthouse, em Valletta; os acolhedores bed & breakfast Julesy’s e Nelli’s, ou ainda o mais simples No. 17 Birgu, nas “Três Cidades”; e, por fim, o Backstage Boutique Townhouse e o fantástico Two Pillows Boutique Hostel, em Sliema. Não creio que se justifique ficar hospedado em Comino, próximo da Lagoa Azul.

Pesquisar hotéis em Malta

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Comino Europa Gozo Ilha de Malta Malta Praias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Malta e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Onde ficar em Londres (os melhores bairros)
Mdina, uma das cidades mais bonitas de Malta »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Malta

Reserve um hotel em Malta ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens