Quer saber quais as praias mais bonitas de Porto Seguro, no Estado brasileiro da Bahia? De Santa Cruz de Cabrália, a norte, até à minha querida Caraíva, no extremo sul, passando pela afamada Praia do Espelho, a agitada Taperapuan ou a Praia dos Nativos, em Trancoso, tive tempo bastante para explorar muitas das melhores praias de Porto Seguro. E a verdade é que encontrei enseadas e areais incríveis. Estive em viagem pelo Sul da Bahia durante poucos dias, mas consegui visitar muitas praias lindíssimas e tomar inúmeros banhos de água tépida e cristalina.
Eis, pois, a minha opinião sobre essas praias de Porto Seguro, que integram a belíssima Costa do Descobrimento, na Bahia. Neste post, partilho as melhores praias que tive oportunidade de conhecer. Em algumas não parei tempo suficiente para desfrutar do local e tomar longos banhos de mar; mas nas minhas preferidas foi exatamente isso que fiz. Com calma.
As praias aparecem geograficamente ordenadas de norte para sul. Valorizo a beleza e a limpeza; gosto de enseadas pequenas recortadas por escarpas mas admiro os extensos areais da Bahia; e, se possível, prefiro praias sem multidões (embora várias das melhores praias de Porto Seguro sejam muitíssimo concorridas nos meses de verão). Vamos a isso!
Praias de Porto Seguro
Como sempre digo nestas ocasiões, este texto não pretende ser um guia definitivo sobre as melhores praias de Porto Seguro. Até porque numa semana de férias em Porto Seguro só é possível conhecer uma pequena parte desses areais e praias maravilhosas.
É, portanto, a minha opinião sobre as praias que frequentei em Porto Seguro – e foram muitas, especialmente a sul, em direção a Caraíva -, na esperança que o ajude a escolher em que praias dar uns mergulhos durante a sua viagem ao sul da Bahia. Note que neste artigo não estão todas as praias de Porto Seguro que fui visitar, mas apenas as que me pareceram melhores ou mais bonitas.
No final do post partilho ainda o meu ranking pessoal das praias de Porto Seguro. Mas, em jeito de spoiler, se pretende desde já conhecer a grande vencedora, aqui vai: na minha opinião, a Praia do Satu é a melhor praia de Porto Seguro. Eu sei que a mais famosa é a Praia do Espelho, mas para mim o Satu tem um charme especial. Vale o que vale.
Eis então o meu roteiro de praias em Porto Seguro (só as mais bonitas!), ordenadas por ordem geográfica, de norte para sul.
Praia de Pitinga, Arraial d’Ajuda
A Praia de Pitinga fica em Arraial d’Ajuda e é famosa pelas suas belas falésias avermelhadas. Visualmente, é difícil pedir um cenário mais arrebatador. Não fora o verde da vegetação e faria lembrar a minha querida Costa Vicentina (um dos lugares mais bonitos de Portugal).
Para completar, existe uma pequena trilha falésia acima, que permite chegar a um miradouro a partir do qual o deslumbramento é ainda maior. É, seguramente, uma das praias mais bonitas do município de Porto Seguro. Pelo menos para mim.
Praia dos Nativos, Trancoso
Quem decide visitar Trancoso tem quase sempre (pelo menos) dois objetivos: desfrutar do Quadrado ao anoitecer e aproveitar os dias nas vizinhas Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos.
Divididas pela barra do pequeno Rio Trancoso, os dois areais são igualmente apetecíveis. A Praia dos Coqueiros é, provavelmente, a mais frequentada; mas a dos Nativos é a minha preferida. E não digo isto por causa da muito fotografada Cabana do Pescador Guiu, transformada em cenário instagramável. Digo-o porque a combinação de rio e mar torna a Praia dos Nativos verdadeiramente encantadora.
Para mim, é uma das melhores praias de Porto Seguro!
Praia dos Coqueiros, Trancoso
Porventura mais movimentada e popular do que a vizinha Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é ponto de encontro de turistas a locais na povoação de Trancoso. O acesso é fácil – mesmo a pé! – a partir do Quadrado, sendo por isso mesmo a principal praia de Trancoso. É lá que fica o excelente Uxua Praia Bar.
Trata-se de uma praia para todos os gostos. Para quem gosta de boas infra-estruturas de apoio, boa comida e música a animar o ambiente, os primeiros quiosques da Praia dos Coqueiros serão o poiso ideal. Mas, para quem prefere um ambiente mais calmo e isolado, basta caminhar para norte em direção a uma zona do areal com menos gente.
Convém notar que as marés na Praia dos Coqueiros têm grande amplitude. Quer isso dizer que na maré baixa o mar estará raso e calmo, muito afastado dos quiosques de praia; ao passo que na maré cheia praticamente não haverá areal disponível. Esteja por isso atento à tábua das marés antes de rumar à Praia dos Coqueiros.
Praia de Curuípe, Caraíva
Tenho muitas dúvidas de deveria separar a Praia do Curuípe da Praia do Espelho; ou se as duas são, afinal, uma só praia.
Eu cheguei ao estacionamento no horário da maré baixa (é lá que se deixa o carro). O lugar, chamado efetivamente de Curuípe, ainda é bem tranquilo e pode ser descrito como “um discreto vilarejo à beira-mar”. Creio que a Praia do Espelho fica oficialmente umas centenas de metros mais a sul, mas toda a gente conhece aquele lugar como Praia do Espelho. Na verdade, isso é o menos relevante, porque, independentemente do nome, é uma praia maravilhosa!
Mas, antes de ir conhecer a Praia do Espelho, optei por caminhar até à chamada Praia dos Amores (Setiquara), tida como uma praia belíssima e muito menos concorrida. E valeu a pena. Mas, faça o que fizer, não deixe de experimentar os brigadeiros do Lincoln em Curuípe (não se preocupe que vai dar por ele!).
Há algumas pousadas de excelente qualidade em Curuípe / Praia do Espelho que tornam possível desfrutar de umas férias de praia no paraíso. É o caso do maravilhoso Maion Boutique Hotel ou da igualmente agradável Pousada Enseada do Espelho. Fica a dica.
Praia do Espelho, Caraíva
Um areal extenso, falésias imponentes, um “espelho” de água na maré baixa (assim o vento o permita!) e palmeiras tombadas ideais para tirar aquela foto para as redes sociais.
Como disse, estacionei o carro em Curuípe. E, antes de ir conhecer a Praia do Espelho, optei por caminhar até à chamada Praia dos Amores (Setiquara), tida como uma praia belíssima e muito menos concorrida. E valeu a pena.
Por essa razão, quando cheguei à Praia do Espelho a maré já tinha começado a subir há cerca de uma hora, pelo que já não fui a tempo apreciar o famoso espelho de água que dá nome à praia. Terá de ficar para uma próxima viagem pela Costa do Descobrimento. Sim, porque qualquer desculpa é um bom motivo para visitar a Praia do Espelho!
Ou seja, para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho (e também à Praia dos Amores), é preciso visitá-la na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior amplitude e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas.
A par da Praias do Sancho – que, juntamente com a Baía dos Porcos, são na minha opinião as melhores praias de Fernando de Noronha -, a Praia do Espelho é normalmente considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Como é natural, o Espelho é por conseguinte a praia mais elogiada do município de Porto Seguro e os motivos estão à vista de todos. Mas confesso que não foi a minha preferida – esse lugar está reservado para a praia seguinte.
Praia do Satu, Caraíva
Um dos passeios mais espetaculares que fiz em Caraíva foi uma caminhada pelo areal até à Praia do Satu.
Olhando para a tábua das marés, a oportunidade era perfeita. A maré baixa era por volta das 11:00, pelo que dava tempo para tomar o pequeno-almoço tranquilamente, atravessar o rio de barco e começar a caminhar em direção à Praia do Satu, ao longo de um extenso areal de areia fina que oscilava entre o amarelo e o preto e falésias avermelhadas. Wow!
No total, demorei cerca de uma hora a chegar à primeira das três lagoas que embelezam a Praia do Satu. De um lado, o Oceano Atlântico; do outro, lagoas e falésias. Um cenário de beleza ímpar, que faz da Praia do Satu porventura a praia mais bonita de Porto Seguro. E, para compor o cenário, a barraca do Dedé oferecia pasteis saborosos e uma caipirinha maravilhosa.
O meu objetivo era, no entanto, chegar à segunda lagoa, tida como a mais bonita da Praia do Satu, para refrescar corpo e mente nas águas mornas da lagoa. E assim fiz. No regresso, aí sim, parei na barraca do Dedé e tomei a auto-prometida caipirinha. Só então empreendi a viagem de regresso a Caraíva, já com a maré a encher.
Para quem procura o que fazer em Caraíva para além de se esticar na praia, anote esta ideia: caminhada até à Praia do Satu. Vai adorar!
Ranking das melhores praias de Porto Seguro
Em jeito de conclusão, deixo abaixo a lista das melhores praias da Porto Seguro (segundo o meu olhar). É uma escolha inteiramente pessoal, claro. Mas, ao longo da minha viagem a Porto Seguro, dei por mim a tentar fazer um ranking de praias.
À medida que fui conhecendo novos areais maravilhosos, a classificação foi variando, até chegar às cinco melhores praias de Porto Seguro que agora partilho. São as minhas praias preferidas (entre as que tive oportunidade de conhecer, naturalmente).
- Praia do Satu, Caraíva
- Praia do Espelho (Curuípe), Caraíva
- Praia de Pitinga, Arraial d’Ajuda
- Praia dos Nativos, Trancoso
- Praia dos Coqueiros, Trancoso
É, como digo, uma escolha totalmente subjetiva, baseada na minha experiência e gostos pessoais. Algumas praias ficaram de fora por opção. Para muitos, faltarão no ranking praias como a de Taperapuan, localizada a dois passos da malha urbana de Porto Seguro. Ou ainda a Praia do Mucugê, em Arraial d’Ajuda; a Praia de Taipe, também em Arraial; e a referida Praia dos Amores, junto à mais conhecida Praia do Espelho. Ou outras – que a Bahia é um paraíso para amantes de boas praias!
Mas, se apostar em conhecer apenas estas cinco praias de Porto Seguro, dificilmente se arrependerá.
Note, a propósito, que há também algumas praias que eu gostaria de ter visitado em Porto Seguro mas onde não consegui ir. Fosse por falta de oportunidade, por imprevistos ou até por não saber da sua existência em tempo útil. Por tudo isso, este ranking é pessoal – reflete apenas a minha experiência e opinião. Na esperança que ajude a tomar decisões quanto ao seu roteiro.
Mapa de praias de Porto Seguro
As minhas praias favoritas da Porto Seguro (TOP 5) estão marcadas a verde no mapa; as restantes aparecem a azul.
Dicas para visitar Porto Seguro
Este é um guia com informação prática para fazer férias em Porto Seguro em tempos de verão. Ainda sobre a Bahia, veja também os artigos sobre o que fazer em Porto Seguro, a maravilhoso povoado de Caraíva, as charmosas pousadas de Trancoso e o que fazer em Arraial d’Ajuda.
Como chegar a Porto Seguro
De Portugal, não fica muito barato voar para Porto Seguro com um bilhete corrido (os preços subiram muito no pós-pandemia). Assim, pesquise passagens aéreas no Google Flights ou Skyscanner, e caso o preço lhe pareça demasiado elevado, considere separar a viagem em dois bilhetes distintos. O primeiro para voar com a TAP de Portugal até ao Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães; e o segundo para o voo direto da Azul entre Salvador da Bahia e o aeroporto de Porto Seguro. Note que, em termos de preço, pode valer a pena voar para Porto Seguro via São Paulo.
Pesquisar voos para Porto Seguro
Quando ir
Se o objetivo é fazer praia em Porto Seguro, saiba que março é considerado o melhor mês para visitar Porto Seguro. O clima está bom, com menos chuva do que em janeiro e fevereiro – sendo que em janeiro a cidade estará lotada por causa das férias escolares -; e os preços em março já são mais simpáticos do que no réveillon e nas férias escolares. Em suma, o mês de março é a altura ideal para visitar Porto Seguro!
Alternativamente, considere os meses de agosto e setembro, outra das melhores épocas para visitar Porto Seguro. São meses em que chove muito pouco e as temperaturas estão amenas.
Transportes
Para quem não gosta de tours em grupo mas pretende fazer passeios às praias das proximidades, alugar um carro em Porto Seguro pode ser a alternativa mais eficiente. Até porque, mesmo em termos económicos, se ficar hospedado em Trancoso, em Caraíva, no Espelho ou em Santo André os transfers privados podem ficar mais dispendiosos do que alugar um carro. Faça contas, simulando os preços dos carros de aluguer no link abaixo. Mas não há dúvida de que, como é natural, ter carro proporciona muito maior flexibilidade no planeamento.
Calcular preço do aluguer de um carro
Onde ficar em Porto Seguro
Para entender um pouco melhor as diferentes regiões da ilha, veja o guia completo sobre as melhores pousadas de Porto Seguro. Em jeito de spoiler, parece consensual que o melhor hotel onde ficar em Porto Seguro é o Best Western Shalimar, sendo que a opção barata mais extraordinária é o Hostel Terra do Sol. Contudo, manda a honestidade dizer que se eu tivesse de escolher uma pousada para ficar numa próxima viagem a Porto Seguro escolheria uma no centro (como a Cores da Passarela) ou, mais provável ainda, iria para… Arraial d’Ajuda. É muito mais a minha cara!
De resto, encontra no link abaixo dezenas de hotéis de excelente qualidade e para todas as bolsas. Experimente!
Procurar hotéis em Porto Seguro
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.