Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Américas » América do Sul » Brasil » Bahia » Porto Seguro

O que fazer na “gourmetizada” vila de Trancoso, Bahia

Por Filipe Morato Gomes | Viagens América do Sul Américas Bahia Brasil Porto Seguro

Visitar Trancoso Bahia
Vista do Quadrado de Trancoso

Está a pensar visitar Trancoso, a elegante vila da moda no sul da Bahia? Pois bem, recentemente tive oportunidade de fazer um roteiro na Costa do Descobrimento, viajando por lugares magníficos em todo o município de Porto Seguro, explorando não só o seu património histórico (ligado à colonização), como também as suas belas praias e reservas indígenas. E, como é evidente, não poderia deixar de rergessar ao Quadrado. Mas haverá muito o que fazer em Trancoso?

Na minha opinião, Trancoso não tem tantos atrativos turísticos quanto Arraial d’Ajuda. E, pior do que isso, tem sofrido de um processo elitista de gourmetização que, segundo muitos baianos com quem conversei, a está a descaracterizar.

No fundo, parece que Trancoso se transformou num destino para casamentos de gente rica e famosa e cenário para capa de revistas. Ou seja, perdeu o charme do vilarejo roots que outrora já foi, apelando agora a um público mais elitista que pede luxo e exclusividade.

Bandeira religiosa na igreja de Trancoso, Bahia
Pequena bandeira em frente à igreja de Trancoso, Bahia

Dito isto, há imensas praias maravilhosas nas proximidades, e pode sempre desfrutar do estilo mais elegante do vilarejo e aproveitar o referido ambiente hippie-chic das pousadas de Trancoso – como a maravilhosa UXUA. Até porque às vezes sabe bem um pouco mais de luxo!

Eis, pois, sugestões sobre o que visitar em Trancoso, com referência às principais atrações, praias e passeios, e ainda a bons restaurantes para aconchegar o estômago. Depois de chegar a Trancoso, o que visitar? É disso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para viagens ao distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Vamos a isso.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que fazer em Trancoso
    • 1.1 Apreciar o Quadrado de Trancoso
    • 1.2 Ir a banhos na Praia dos Coqueiros…
    • 1.3 … e na vizinha Praia dos Nativos
    • 1.4 Fotografar a Casinha do Pescador Guiu
    • 1.5 Visitar Arraial d’Ajuda
    • 1.6 Passar um dia na Praia do Espelho
    • 1.7 Visitar Caraíva
  • 2 Mapa dos lugares a visitar em Trancoso
  • 3 Dicas para visitar Trancoso
    • 3.1 Onde fica Trancoso?
    • 3.2 Qual a melhor época para visitar Trancoso?
    • 3.3 Como chegar a Trancoso desde Porto Seguro?
    • 3.4 Alugar carro em Porto Seguro
    • 3.5 Onde ficar em Trancoso
    • 3.6 Gastronomia e onde comer
    • 3.7 Seguro de viagem

O que fazer em Trancoso

Apreciar o Quadrado de Trancoso

Visitar Trancoso: Quadrado
O histórico Quadrado de Trancoso

Antes de mais, convém dizer que conheci Trancoso pela primeira vez em 2005. E adorei! Mas, nos dias de hoje, não creio que a povoação de Trancoso tenha grande interesse turístico. Exceção feita, claro está, ao afamado Quadrado, um espaço público único que vale, por si só, a viagem.

Na verdade, o Quadrado é o ex-libris da vila. Uma praça de terra e relvado cercado por pequenas mas belíssimas casas coloridas, a fazer lembrar um pacato vilarejo do interior. Já foi tempo. Agora, a maior parte são lojas de marca, restaurantes, pousadinhas, galerias, espaços de estilistas e designers de renome. E isso, naturalmente, paga-se.

Ao fundo da praça, de costas para o mar, pontifica a Igreja de São João Batista, cenário cada vez mais procurado para casamentos da alta sociedade da Bahia – e não só. O Quadrado ganha ainda mais charme ao anoitecer, quando as luzes dos restaurantes se acendem e o ambiente parece Bali ou uma ilha Mediterrânica procurada para momentos de maior romantismo.

É mesmo muito fácil apaixonar-se pelo Quadrado de Trancoso. Mas fora da malha urbana há atrativos tão ou mais espetaculares: as praias!

Ir a banhos na Praia dos Coqueiros…

Praia dos Coqueiros, Trancoso
Vendedor ambulante na Praia dos Coqueiros, Trancoso

Porventura mais movimentada e popular do que a vizinha Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é ponto de encontro de turistas a locais na povoação de Trancoso. O acesso é fácil – mesmo a pé! – a partir do Quadrado, sendo por isso mesmo a principal praia de Trancoso. É lá que fica o excelente Uxua Praia Bar.

Trata-se de uma praia para todos os gostos. Para quem gosta de boas infra-estruturas de apoio, boa comida e música a animar o ambiente, os primeiros quiosques da Praia dos Coqueiros serão o poiso ideal. Mas, para quem prefere um ambiente mais calmo e isolado, basta caminhar para norte em direção a uma zona do areal com menos gente.

Convém notar que as marés na Praia dos Coqueiros têm grande amplitude. Quer isso dizer que na maré baixa o mar estará raso e calmo, muito afastado dos quiosques de praia; ao passo que na maré cheia praticamente não haverá areal disponível. Esteja por isso atento à tábua das marés antes de rumar à Praia dos Coqueiros. Está seguramente entre as melhores praias de Porto Seguro.

… e na vizinha Praia dos Nativos

Praia dos Nativos, Trancoso
Limite sul da Praia dos Nativos, na Barra do Rio Trancoso

Quem decide visitar Trancoso tem quase sempre (pelo menos) dois objetivos: desfrutar do Quadrado ao anoitecer e aproveitar os dias nas vizinhas Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos.

Divididas pela barra do pequeno Rio Trancoso, os dois areais são igualmente apetecíveis. A Praia dos Coqueiros é, provavelmente, a mais frequentada; mas a dos Nativos é a minha preferida. E não digo isto por causa da muito fotografada Cabana do Pescador Guiu (ver baixo!), transformada em cenário instagramável. Digo-o porque a combinação de rio e mar torna a Praia dos Nativos verdadeiramente encantadora.

UXUA Praia Bar
UXUA Praia Bar

É lá que fica o UXUA Praia Bar, muito provavelmente um dos melhores ares de praia de toda a Costa do Descobrimento. Ao ponto de, em 2013, a CNN norte-americana o ter incluído na sua lista World’s 50 Best Beach Bars. E a fama perdura até hoje.

Tudo somado, a Praia dos Nativos é outra das praias mais bonitas do município de Porto Seguro. Sem qualquer dúvida.

Fotografar a Casinha do Pescador Guiu

O que fazer em Trancoso: fotografar Cabana do Pescador Guiu
Casinha do Pescador Guiu, na Praia dos Nativos, Trancoso

É muito raro recomendar um sítio apenas para fotografar, ainda para mais quando esse lugar já se tornou obrigatório para instagramers de viagens e demais influenciadores digitais. Detesto esse espírito de carneirada fomentado pelos algoritmos que levam toda a gente a tirar as mesmas fotografias nos mesmos locais.

Dito isto, a Casinha do Pescador Guiu tornou-se um dos símbolos de Trancoso. Foi construída pelo pescador Guiu, com a ajuda de colegas, no ano de 1989, e tem valor histórico e cultural para a comunidade local. Em 2022, a casinha de madeira foi arrasada pela força das águas, mas um movimento coletivo de crowdfunding conseguiu angariar fundos para a recuperar. É essa versão, mais moderna do que a casinha original, que é possível ver – e fotografar! – nos dias de hoje. 

Visitar Arraial d’Ajuda

Arraial d'Ajuda
Amanhecer no centro histórico de Arraial d’Ajuda

Localizada a cerca de 30km de Trancoso, não falta o que fazer em Arraial d’Ajuda. E, mais do que isso, visitá-la é uma experiência totalmente distinta da que Trancoso proporciona. Digamos que se complementam – se bem que eu, atualmente, prefira Arraial d’Ajuda.

Visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda; subir a Escada da Santa; contemplar as vistas do Miradouro da Fitinha; dar um mergulho na Praia do Mucugê; sair à noite na Rua Mucugê; passear na Bróduei de Arraial d’Ajuda; participar num evento do Espaço Cultura Mix; e quem sabe conhecer as praias de Pitinga e Taipe. São algumas sugestões de atividades numa deslocação a Arraial d’Ajuda.

Sim, creio que visitar Arraial d’Ajuda é das coisas obrigatórias em qualquer lista com o que fazer em Trancoso! E, na verdade, mais do que um bate-volta, vale a pena incluir um par de dias em Arraial d’Ajuda no seu roteiro de viagem. Até porque tem praias maravilhosas nas proximidades de Arraial d’Ajuda. Recomendo vivamente.

Passar um dia na Praia do Espelho

Praia do Espelho, Costa do Descobrimento
Vista aérea da Praia do Espelho, Bahia

Um areal extenso, falésias imponentes, um “espelho” de água na maré baixa (assim o vento o permita!) e palmeiras tombadas ideais para tirar aquela foto para as redes sociais.

Infelizmente, quando cheguei à Praia do Espelho a maré já tinha começado a subir há cerca de uma hora, pelo que já não fui a tempo apreciar o famoso espelho de água que dá nome à praia. Terá de ficar para uma próxima viagem pela Costa do Descobrimento. Sim, porque qualquer desculpa é um bom motivo para visitar a Praia do Espelho!

Ou seja, para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho (e também à Praia dos Amores), é preciso visitá-la na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior amplitude e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas.

Visitar Caraíva

Caraíva, Bahia
Caraíva, na Costa do Descobrimento, Bahia

Caraíva é um vilarejo de pescadores em processo de mudança. A terra perfeita para não fazer muito. Descansar, relaxar, desfrutar do estilo roots do lugar e aproveitar o ambiente maravilhoso das acolhedoras pousadas de Caraíva. Parece pouco, mas não é! A par de Boipeba e da Península de Maraú, Caraíva é dos lugares onde melhor me senti em toda a Bahia – quiçá em todo o Brasil!

Assim, apesar de Caraíva ser pequena, tem excelentes restaurantes, um bom ambiente e o ritmo lento de uma cidade do interior em pleno litoral. É certo que Caraíva atravessa um processo de gourmetização tal como aconteceu em Trancoso – como me foi referido por muitos moradores -, mas ainda é possível encontrar uma ou outra pousada em Caraíva gerido por locais e a preço justo. Não há carros. As ruas ainda são de areia. E respira-se uma boa onda difícil de descrever.

Tudo somado, é um daqueles lugares de onde não apetece sair – e onde muitos visitantes, brasileiros ou não, acabam mesmo por ficar. A visitar, portanto.

Mapa dos lugares a visitar em Trancoso

No mapa acima, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, entre praias, compras e diversão não falta o que ver e fazer em Trancoso, Bahia.

Dicas para visitar Trancoso

Onde fica Trancoso?

Trancoso é um vilarejo pacato a cerca de 40km de Porto Seguro, no sul do estado brasileiro da Bahia. Pertence à chamada Costa do Descobrimento.

Qual a melhor época para visitar Trancoso?

Se o objetivo é fazer praia, saiba que março é considerado o melhor mês para visitar Trancoso. O clima está bom, com menos chuva do que em janeiro e fevereiro, e os preços já não são tão altos como do réveillon e férias escolares.

Alternativamente, considere os meses de agosto e setembro, outra das melhores épocas para visitar Trancoso. São meses em que chove pouco e as temperaturas em toda a Costa do Descobrimento permanecem amenas.

Como chegar a Trancoso desde Porto Seguro?

Não tendo carro próprio, há duas formas de viajar entre Porto Seguro e Trancoso: autocarro e van. Em termos genéricos, o autocarro é mais barato e confortável (tem mais espaço), ao passo que a van é mais rápida. Dito isto, há vans muito frequentes entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, pelo que essa é quase sempre a opção mais prática. Regra geral, não é preciso reservar.

Alugar carro em Porto Seguro

Para quem não gosta de tours em grupo mas pretende fazer passeios às praias das proximidades, alugar um carro em Porto Seguro pode ser a alternativa mais eficiente. Até porque, mesmo em termos económicos, se ficar hospedado em Trancoso, em Caraíva, no Espelho ou em Santo André os transfers privados podem ficar mais dispendiosos do que alugar um carro. Faça contas, simulando os preços dos carros de aluguer no link abaixo. Mas não há dúvida de que, como é natural, ter carro proporciona muito maior flexibilidade no planeamento.

Calcular preço do aluguer de um carro

Onde ficar em Trancoso

Antes de maias, recomendo a leitura do artigo sobre as melhores pousadas de Trancoso, onde explico as vantagens e desvantagens de cada região. Mas, assumindo que quer ficar no Quadrado, o coração de Trancoso, recomendo sem reservas a Pousada Capim Santo (charme), a Hospedaria do Quadrado (acolhedora) ou a UXUA (luxo e requinte). Seja como for, encontra no link abaixo dezenas de hotéis e pousadas de excelente qualidade e para todas as bolsas. Experimente!

Procurar hotéis em Trancoso

Gastronomia e onde comer

Como referido, Trancoso transformou-se numa povoação muito elitista, e isso reflete-se em muitas propostas gastronómicas. Dito isto, descobri em pleno Quadrado de Trancoso um restaurante buffet ao quilo maravilhoso e despretensioso, com comida deliciosa e preço justo. Chama-se Rabanete (o mesmo que recomendo em Arraial d’Ajuda). Vá à confiança!

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens América do Sul Américas Bahia Brasil Porto Seguro

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Trancoso e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O que fazer em Arraial d’Ajuda, Bahia
Visitar a Aldeia Indígena Porto do Boi (Caraíva) »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Trancoso

Reserve um hotel em Trancoso ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens