Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Bahia

Roteiro na Costa do Descobrimento (Bahia)

Passarela do Álcool, Porto Seguro
Visão diurna da Passarela da Álcool (quer dizer… da Cultura)

Procura um roteiro na Costa do Descobrimento, na Bahia, situada entre a Costa das Baleias e a Costa do Cacau? Pois bem, com passagem por Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e ainda Santa Cruz Cabrália e duas reservas indígenas, este é um itinerário para visitar a faixa litoral chamada Costa do Descobrimento em apenas uma semana de viagem.

Naturalmente, não deu para conhecer tudo e algumas atrações ficaram de fora do meu roteiro. Não fui a Belmonte, por exemplo, que também faz parte da rota e terá com toda a certeza vários pontos de interesse. Dito isto, estou certo de que o município de Porto Seguro alberga as principais atrações turísticas da Costa do Descobrimento, com especial enfoque nos atrativos naturais – praias, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis.

Fitas do Senhor do Bonfim da Bahia, Costa do Descobrimento
Fitas do Senhor do Bonfim da Bahia, em Arraial d’Ajuda

Tudo somado, focar-me em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Caraíva – com um salto a Trancoso e outro a Santa Cruz Cabrália, e ainda duas visitas a reservas indígenas! – creio ter sido a escolha ideal para o tempo que tinha disponível para fazer a Costa do Descobrimento.

Dito isto, partilho neste artigo o meu roteiro de viagem à Costa do Descobrimento, dia a dia, para que possa adaptar o itinerário aos seus gostos pessoais, número de dias disponível e objetivos da viagem. E ainda sugestões dos melhores hotéis e pousadas para se hospedar em cada destino – Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva – e como se deslocar durante o roteiro. Vamos a isso.

Costa do Descobrimento: roteiro de 7 dias

Dia 1: Arraial d’Ajuda

Miradouro da Fitinha, Arraial d'Ajuda
Miradouro da Fitinha, na parte alta de Arraial d’Ajuda

Atravessando de balsa para a outra margem do Rio Bunharém, o visitante deixa o bulício de Porto Seguro par atrás e entra literalmente num outro mundo: Arraial d’Ajuda!

A histórica Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda (tida como a primeira igreja do Brasil) e todo o ambiente da Praça Brigadeiro Eduardo Gomes; as vistas do Miradouro da Fitinha e o belo Mosaico Güyrá na Escada da Santa; a Praia do Mucugê; as lojas da Bróduei e os restaurantes da Rua Mucugê; os eventos culturais no Espaço Cultura Mix e as esplanadas do centro histórico. Tudo somado, há muito o que ver, fazer e visitar em Arraial d’Ajuda. Imperdível.

Dormida: Pousada Anacã, em Arraial d’Ajuda. Veja onde ficar em Arraial d’Ajuda para outras opções.

Dia 2: Praia de Pitinga e Arraial d’Ajuda

O que fazer em Arraial d'Ajuda: visitar Miradouro de Pitinga
Trilho de acesso Miradouro de Pitinga, com a praia em pano de fundo

Ao segundo dia em Arraial d’Ajuda, recomendo que aproveite a manhã para sair da vila e explorar algumas das praias da região. Se ainda não foi espreitar o areal da Mucugê, é uma boa altura para o fazer. Mas considere também ir conhecer a Praia de Pitinga (e eventualmente a Praia de Taipe, que fica perto de Pitinga), uma das praias mais bonitas que conheci nesta viagem.

Estando na Praia de Pitinga, vale a peia fazer o pequeno trilho até ao topo da escarpa para apreciar as vistas. É um pouco íngreme, é certo, mas o grau de dificuldade é bastante fácil.

Visitar Costa do Descobrimento: Arraial d'Ajuda
Arraial d’Ajuda é um lugar onde se respira arte

Voltando a Arraial d’Ajuda, aproveite para absorver o ambiente boa onda da praça da igreja, na parte alta da cidade. É hora de se deixar ficar, conhecer gente, tomar um copo, fazer novas amizades e quem sabe dar um pezinho de dança. Assim, sem grandes objetivos para além de se divertir e viver a vida. Como diria uma conhecida publicidade televisiva, porque você merece! E Arraial d’Ajuda é o local ideai para tudo isso.

Dormida: Pousada Anacã, em Arraial d’Ajuda. Conheça as melhores pousadas de Arraial d’Ajuda para conhecer outras hospedagems de qualidade.

Dia 3: Trancoso

Visitar Trancoso Bahia
Vista do Quadrado de Trancoso

Nenhuma visita à Costa do Descobrimento fica completa sem uma passagem por Trancoso. É essa aminha sugestão para o terceiro dia de viagem.

Charmosa mas muitíssimo mais elitista e – digamos! – pretensiosa do que Arraial d’Ajuda ou Caraíva, a povoação de Trancoso não tem, na verdade, – e desculpem a heresia! -, grande interesse turístico. Exceção feita, claro está, ao afamado Quadrado, um espaço público maravilhoso que vale, por si só, a viagem.

Trata-se do ex-libris da vila. Uma praça de terra e relvado cercado por pequenas mas belíssimas casas coloridas, a fazer lembrar um pacato vilarejo do interior. Já foi tempo. Agora, a maior parte são lojas de marca, restaurantes, pousadinhas, galerias, espaços de estilistas e designers de renome. E isso, naturalmente, paga-se.

O que fazer em Trancoso: fotografar Cabana do Pescador Guiu
Cabana do Pescador Guiu, na Praia dos Nativos, Trancoso

Ao fundo da praça, de costas para o mar, pontifica a Igreja de São João Batista, cenário cada vez mais procurado para casamentos da alta sociedade da Bahia – e não só. O Quadrado ganha ainda mais charme ao anoitecer, quando as luzes dos restaurantes se acendem e o ambiente parece Bali ou uma ilha Mediterrânica procurada para momentos de maior romantismo. E, talvez por isso, vale a pena pernoitar em Trancoso. É muito fácil apaixonar-se pelo Quadrado.

Durante o dia, não deixe de aproveitar para conhecer a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos, duas das mais bonitas praias de Porto Seguro.

Dormida: Pousada Anacã, caso opte por voltar para Arraial d’Ajuda. Se preferir pernoitar em Trancoso em vez de voltar a Arraial d’Ajuda, considere a Pousada Capim Santo (charme) e a Hospedaria do Quadrado (acolhedora), ou leia o artigo sobre onde ficar em Trancoso.

Dia 4: Praia do Espelho e Caraíva

Caraíva, Bahia
Caraíva, na Costa do Descobrimento, Bahia

Ao quarto dia a explorar a Costa do Descobrimento será dia de visitar Caraíva. Mas, saindo de Arraial d’Ajuda (ou de Trancoso, se for essa a sua opção), o ideal será aproveitar para conhecer algumas praias a caminho. Pelo menos a famosa Praia do Espelho, bem como as suas vizinhas Praia de Curípe e Praia dos Amores. E ainda conhecer o artesanato indígena à venda nas lojinhas de Itaporanga. Dessa forma, otimizará a viagem para Caraíva.

Uma vez chegados a Caraíva, desfrute. É uma terra para se viver devagar, tranquilamente, com pé na areia ao ritmo de um forró e uma cerveja gelada na mão.

Dormida: Pousada Vila Verde ou Pousada Ziriguidum, em Caraíva. Veja onde ficar em Caraíva para outras opções.

Dia 5: Caraíva e Praia do Satu

Roteiro na Costa do Descobrimento: Praia do Satu, Caraíva
Praia do Satu, Caraíva

Um dos passeios mais espetaculares que fiz em Caraíva foi a caminhada pelo areal até à Praia do Satu.

Olhando para a tábua das marés, a oportunidade era perfeita. A maré baixa era por volta das 11:00, pelo que dava tempo para tomar o pequeno-almoço tranquilamente, atravessar o rio de barco e começar a caminhar em direção à Praia do Satu, ao longo de um extenso areal de areia fina que oscilava entre o amarelo e o preto e falésias avermelhadas. Wow!

No total, demorei cerca de uma hora a chegar à primeira das três lagoas que embelezam a Praia do Satu. De um lado, o Oceano Atlântico; do outro, lagoas e falésias. Um cenário de beleza ímpar, que faz da Praia do Satu porventura a praia mais bonita de Porto Seguro. E, para compor o cenário, a barraca do senhor Dede oferecia pasteis saborosos e uma caipirinha maravilhosa.

Lagoa na Praia do Satu, Bahia
Vista aérea da segunda lagoa da Praia do Satu

O meu objetivo era, no entanto, chegar à segunda lagoa, tida como a mais bonita da Praia do Satu, para refrescar corpo e mente nas águas mornas da lagoa. E assim fiz. No regresso, aí sim, parei no seu Dede e tomei a auto-prometida caipirinha. Só então empreendi a viagem de regresso a Caraíva, já com a maré a encher.

Para quem procura o que fazer em Caraíva para além de se esticar na praia, anote esta ideia: caminhada até à Praia do Satu. Vai adorar! O resto do dia, esse, foi aproveitado para desfrutar do ambiente tranquilo de Caraíva. Adoro Caraíva!

Dormida: Pousada Vila Verde ou Pousada Ziriguidum, em Caraíva. Conheça outras pousadas em Caraíva para outras opções de hospedagem.

Dia 6: Reserva Indígena Porto do Boi

Visitar Reserva Indígena Porto do Boi: índio pataxó
Habitante da aldeia indígena de Porto do Boi, em Caraíva

Sem qualquer dúvida um dos pontos altos da minha viagem, a visita à aldeia Pataxó de Porto do Boi foi uma experiência tranquila, emotiva e até certo ponto desafiadora. Fica no interior de Caraíva, a poucos quilómetros de distância do vilarejo e acessível por estrada ou subindo o homónimo Rio Caraíva.

Na impossibilidade de encontrar um barqueiro disponível, acabei por viajar até Porto de Boi de buggy. Lá chegado, e ao contrário da experiência na aldeia da Jaqueira, o ambiente era tranquilo e estavam poucos visitantes.

Fui recebido por um índio que me deu as boas-vindas e me levou aos companheiros que iriam tratar da minha pintura facial. Findo esse procedimento, os visitantes reuniram-se na oca para ouvir uma palestra sobre o povo Pataxó, as suas dificuldades históricas e presentes, e um pouco das suas culturas e tradições.

Houve tempo ainda para ouvir música e assistir a uma dança tradicional. E, para quem assim quis, consagrar rapé, uma medicina sagrada para a cultura Pataxó que serve para fazer uma limpeza espiritual e do corpo, proporcionando um maior equilíbrio ao indivíduo.

Aldeia Porto do Boi
Aldeia Porto do Boi, em Caraíva

Eu aceitei consagrar rapé (por via nasal), e confesso que a experiência tem os seus desafios. Metade da cabeça parece que pica e o ar falta por alguns segundos, após o que uma estranha leveza se apodera do corpo. Nada de muito intenso, já que a dose dada aos turistas é pequena e o rapé utilizado é pouco forte.

Convém esclarecer que consagrar rapé não tem nada a ver com a experiência de tomar ayahuasca – é muito mais leve! Mas, ainda assim, não é experiência que recomende a toda a gente!

Depois, tempo para provar um delicioso peixe cozinhado numa folha gigante e, para quem quis, tomar banho de águas medicinais.

Em teoria, a descrição parece-se muito com o que se passa na Reserva da Jaqueira. Na prática, são duas experiências totalmente distintas. Escolha Porto de Boi, em Caraíva.

Dormida: Pousada Vila Verde ou Pousada Ziriguidum, em Caraíva, em Caraíva. Veja onde ficar em Caraíva.

Dia 7: Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia
Porto Seguro, Bahia

No meu roteiro na Costa do Descobrimento, fui direto de Caraíva para o aeroporto de Porto Seguro, numa viagem que implicou uma travessia de barco, uma viagem de van, uma balsa e um táxi. É exequível, mas fui avisado de que é um pouco arriscado, já que a estrada Caraíva – Arraial d’Ajuda pode ficar intransitável fruto de condições atmosféricas muito adversas.

Assim, por uma questão de segurança, recomendo que passe o último dia do roteiro em Porto Seguro. Na verdade, não falta o que fazer em Porto Seguro, incluindo explorar o centro histórico – onde se encontra o Marco do Descobrimento e o Farol de Porto Seguro! -, o Memorial da Epopeia do Descobrimento, o Mercado do Peixe de Tarifa e até a Aldeia Indígena da Jaqueira (que eu não recomendo!), entre outros atrativos.

Dormida: Pousada Cores da Passarela, em Porto Seguro. Conheça todos os hotéis e pousadas em Porto Seguro para outras opções.

Dicas para visitar a Costa do Descobrimento

Onde fica a Costa do Descobrimento?

A Costa do Descobrimento é o nome dado a uma faixa litoral no sul do Estado da Bahia, que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Situa-se entre a Costa das Baleias e a Costa do Cacau.

A esse respeito, note que, além da Costa do Descobrimento, o Estado da Bahia promove turisticamente a Costa das Baleias, a Costa do Cacau, a Costa do Dendê, a Baía de Todos os Santos e a Costa dos Coqueiros.

Qual a melhor época para visitar a Costa do Descobrimento?

Se o objetivo é fazer praia, saiba que março é considerado o melhor mês para visitar a Costa do Descobrimento. O clima está bom, com menos chuva do que em janeiro e fevereiro, sendo que em janeiro Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso estarão lotadas por causa das férias escolares. Em suma, o mês de março é a altura ideal para visitar a Costa do Descobrimento!

Alternativamente, considere os meses de agosto e setembro, outra das melhores épocas para viajar até ao sul da Bahia. São meses em que chove muito pouco e as temperaturas estão amenas.

Vistos de entrada no Brasil

Os cidadãos portugueses não precisam de pedir um visto de turismo para visitar o Brasil. Não há qualquer registo prévio de entrada obrigatório para preencher antes da viagem. À chegada ao aeroporto, o processo foi bastante simples e eficiente.

Como chegar a Porto Seguro

De Portugal, não fica muito barato voar para Porto Seguro com um bilhete corrido (os preços subiram muito no pós-pandemia). Assim, pesquise passagens aéreas no Google Flights ou Skyscanner, e caso o preço lhe pareça demasiado elevado, considere separar a viagem em dois bilhetes distintos. O primeiro para voar com a TAP de Portugal até ao Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães; e o segundo para o voo direto da Azul entre Salvador da Bahia e o aeroporto de Porto Seguro.

Note que, em termos de preço, pode valer a pena voar para Porto Seguro via São Paulo.

Pesquisar voos para Porto Seguro

Como se deslocar na Costa do Descobrimento

Como é natural, ter carro próprio ou alugado facilita muito as deslocações na Costa do Descobrimento: Mas, na verdade, não é imprescindível. Entre autocarros, vans e um ou outro passeoi organizado, dá para e deslocar entre a maioria dos locais que pretenderá visitar.

É o caso das deslocações entre Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, sendo que há vans baratas a unir todas elas. Poucas, mas há!

Onde ficar

Para um roteiro de 7 dias na Costa do Descobrimento, recomendo montar apenas duas bases para hospedagem: Arraial d’Ajuda e Caraíva. No meu caso, vindo de Portugal, tive de dormir uma noite perto do aeroporto de Salvador (no Intercity Salvador Aeroporto, em Lauro de Freitas), porque na noite em que cheguei a Salvador já não tinha ligação aérea para Porto Seguro.

Hotéis em Porto Seguro

Veja o artigo onde ficar em Porto Seguro para todas as dicas sobre os melhores hotéis onde se hospedar no vilarejo. Em jeito de resumo, parece consensual que o melhor hotel de Porto Seguro é o Best Western Shalimar, sendo que a opção barata mais extraordinária é o Hostel Terra do Sol. Contudo, manda a honestidade dizer que se eu tivesse de escolher uma pousada para ficar numa próxima viagem a Porto Seguro escolheria uma no centro (como a Cores da Passarela) ou, mais provável ainda, iria para… Arraial d’Ajuda. É muito mais a minha cara!

Procurar hotéis em Porto Seguro

Pousadas em Arraial d’Ajuda

Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Arraial d’Ajuda para todas as dicas sobre as melhores pousadas onde se hospedar no vilarejo. Em jeito de resumo, na minha opinião a Pousada Anacã é o lugar perfeito para ficar hospedado (adoro a localização na parte alta, junto à igreja!). Alternativamente, considere a Casa Cajá, que recolhe uns incríveis 9,9 de pontuação no booking.

Procurar hotéis em Arraial d’Ajuda

Pousadas em Trancoso

Consulte o artigo sobre as pousadas em Trancoso para todas as informações sobre as melhroes regiões do povoado para procurar hospedagem. Dito isto, para o meu estilo de viajante, o Quadrado é a minha região favorita onde ficar em Trancoso. Contudo, se tivesse de escolher uma pousada para ficar na minha próxima viagem a Trancoso seria a Pousada Quarto Crescente ou as Casas Santa Fé, ambas localizadas fora do Quadrado.

Procurar pousadas em Trancoso

Pousadas em Caraíva

Pode ler mais detalhes sobre as melhores pousadas de Caraíva, um artigo onde falo das melhores regiões para montar base em Caraíva – um dos lugares imperdíveis na viagem pela Costa do Descobrimento. Assim, para o meu estilo de viajante, a zona da igreja é a minha região favorita para pernoitar. Se tivesse que escolher uma única pousada em Caraíva pela sua qualidade, localização e relação custo / benefício, a minha recomendação seria a já referida Pousada Vila Verde (ou, num registo mais económico, a Ziriguidum). Vá à confiança!

Pesquisar pousadas em Caraíva

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros destinos a visitar no Brasil

Se está a pensar visitar Costa do Descobrimento, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades, ilhas e destinos turísticos do Brasil.

Arraial d’AjudaBelém do ParáBelo HorizonteCabo de Santo AgostinhoCaraívaFernando de NoronhaIlha do MarajóLençóis MaranhensesMacapáManausOlindaParintinsPorto SeguroRecifeSalvadorSão PauloTrancoso (Bahia)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.