
Se está a pensar conhecer alguns dos melhores mercados de Natal da Europa, sugiro fazer um roteiro Estrasburgo, Colmar e Basileia em 4 ou 5 dias. No limite, até daria para fazer um roteiro de 3 dias mas, com tanto para ver e fazer nessas cidades, é melhor viajar com mais calma.
Dessa forma poderá não só conhecer os mercados de Natal como visitar as principais atrações de Estrasburgo e Colmar, na Alsácia francesa, e também Basileia, já em território suíço.
Assim, partilho neste artigo o meu roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia (feito em 4 dias completos) para que possa adaptar o itinerário aos seus gostos pessoais e tempo disponível. E deixo ainda sugestões dos melhores hotéis e pousadas para se hospedar em cada uma das localidades. Vamos a isso.
Roteiro Estrasburgo, Colmar e Basileia
Dia 1: Chegada a Estrasburgo
Eu apanhei um voo muito cedo e cheguei de manhãzinha a Estrasburgo. Como não era ainda hora para fazer check-in e tinha decidido viajar apenas com uma mochila pequena, fui de imediato explorar a cidade. Sim, há muito o que fazer em Estrasburgo.
Em concreto, mal chegado à cidade fui visitar o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo. Fica perto das chamadas Pontes Cobertas e do fotogénico bairro “Pequena França”, um dos lugares mais atrativos da cidade.
De resto, o ideal é deixar-se perder pelo centro histórico. Claro que pode visitar a Igreja de São Paulo, calcorrear a histórica Rua dos Marroquinos e conhecer as praças Gutenberg e Kléber, entre outras. Ou até dar um salto à Igreja Protestante de São Tomás de Estrasburgo. Mas o importante não é seguir um roteiro específico, mas sim o seu instinto.
Com o fim da tarde a aproximar-se, era tempo de começar a visitar os mercados de Natal de Estrasburgo. A cidade intitula-se de “Capital do Natal”, pelo que tinha muita curiosidade em conhecer os mercados na Praça Broglie (Chrìstkìndelsmärik), na Praça da Catedral, na Praça Kléber e até na chamada Praça Dourada. Não fui a todos no primeiro dia do roteiro, naturalmente – tendo duas noites em Estrarburgo dá para dividir entre ambas.
Como nota final, ainda fui provar flammkuchen (uma especialidade gastronómica local) num restaurante localizado perto da Praça Broglie. Muito bom.
Dormida: Hotel Léonor ou Hotel de l’Europe by HappyCulture. Veja onde ficar em Estrasburgo para outras opções.
Dia 2: Estrasburgo
No segundo dia do meu roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia, acordei cedo para ser dos primeiros a visitar a Catedral Notre-Dame de Estrasburgo. A ideia era conhecer a catedral e, principalmente, apreciar o seu relógio astronómico. Mas também subir à “Plataforma” no topo da catedral e contemplar as vistas sobre toda a cidade.
Depois disso, fui visitar a Casa Kammerzell e decidi meio impulsivamente fazer um passeio de barco pelos canais de Estrasburgo, a bordo do Batorama. Foi assim que cheguei até ao edifício do Parlamento Europeu, cujo interior fui visitar.
De regresso ao centro histórico, tempo para conhecer o Parque do Laranjal, os Jardins da Praça da República e apreciar a arquitetura Arte Nova da Casa Egípcia. E deambular um pouco sem rumo pela cidade, antes de voltar novamente aos mercados de Natal de Estrasburgo.
Dormida: Hotel Léonor ou Hotel de l’Europe by HappyCulture. Veja os melhores hotéis em Estrasburgo para outras opções.
Dia 3: Colmar
De manhã cedo, dirigi-me à estação de caminhos de ferro e apanhei um comboio rumo a Colmar. No meu roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia original tinha decidido seguir na mesma noite para Basileia. Mas honestamente acho melhor pernoitar em Colmar.
Assim, poderá visitar Colmar com mais calma e, principalmente, terá um hotel onde deixar a bagagem. Não se vai arrepender, porque a vila é mesmo muito pitoresca. Ou, por outras palavras, um verdadeiro “conto de fadas” pela beleza extrema do seu centro histórico.
Em concreto, pode visitar a Praça da Catedral e a sua Igreja de São Martinho, fotografar a Antiga Alfândega e a Casa Pfister, ou até visitar o Museu Unterlinden. Mas acredite que os seus olhos estarão sempre a apontar para a chamada “Pequena Veneza” de Colmar, o bairro mais fotogénico da vila.
Assim, permita-se explorar essa região de Colmar com tranquilidade, enquanto se prepara para explorar o famoso mercado de Natal de Colmar, tido por muitos como o melhor entre os mercados de Natal da Europa. Ora, para além dos mercados de rua instalados em praças como a Place des Dominicains e a Place Jeanne D’Arc, não deixe de conhecer o mercado de artesanato instalado no interior da Koïfhus, a antiga alfândega.
De resto, há sempre uma roda gigante para desfrutar e barraquinhas de comes e bebes para acalmar o estômago.
Dormida: James Boutique Hotel, no centro de Colmar. Veja onde ficar em Colmar para outras unidades hoteleiras.
Dia 4: Basileia
Em função do horário do seu voo no dia seguinte (e do seu interesse em arte), pode ir mais cedo ou mais tarde para Basileia. Em teoria, pode também aproveitar a manhã para dar um salto à aldeia de Riquewihr, a pérola da Rota dos Vinhos da Alsácia, mas para isso recomendo vivamente este tour de meio dia. Eu acabei por não ir a Riquewihr.
Assim, mediante o que decidir divida estas sugestões com o que fazer em Basileia pelo quarto e quinto dias do roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia da melhor forma.
Em concreto, recomendo ver as exposições da Fundação Beyeler; visitar a Catedral de Basileia, subir à Torre e contemplar o Reno a partir do miradouro Pfalz; conhecer o Museu das Belas Artes e o Museu Tinguely. E ainda apreciar as inúmeras obras de arte urbana espalhadas pela cidade, incluindo a estátua de Janus e a fonte Tinguely.
Dito isto, não deixe, naturalmente, de conhecer os mercados de Natal de Basileia, nomeadamente aqueles instalados em Barfüsserplatz e em Münsterplatz.
Dormida: Design Hotel Volkshaus, perto do rio Reno. Veja onde ficar em Basileia para outras recomendações hoteleiras.
Dia 5: Basileia e regresso
Caso o seu voo parta só de tarde e tenha algumas horas disponíveis, para além das já referidas atrações em Basileia sugiro enfaticamente que aproveite para ir até ao Vitra Design Museum. Fica em Weil am Rhein, em território alemão, mas é de fácil acesso a partir de Basileia.
Chegada a hora, é só apanhar um transporte coletivo (recomendo o autocarro B50) até ao aeroporto de Basel-Mulhouse-Freiburg.
Dicas para fazer o roteiro Estrasburgo, Colmar e Basileia
Como chegar a Estrasburgo ou Basileia
Para não perder tempo e dinheiro em deslocações desnecessárias, o ideal é voar para Estrasburgo e regressar de Basileia. Ou vice-versa, porque este roteiro pode naturalmente ser feito em sentido inverso. Ou seja, tanto pode fazer um roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia como um roteiro Basileia – Colmar – Estrasburgo. Veja os voos em cada segmento e decida em conformidade.
Em concreto, a cidade de Estrasburgo está bem servida de ligações aéreas, incluindo de companhias tradicionais e low cost. Em concreto, e tendo Portugal como base, a Ryanair tem voos diretos do Porto para o Aeroporto de Estrasburgo (SXB) a preços muito acessíveis. Foi essa a minha escolha.
Dica Alma de Viajante. Tenha atenção que muitos voos vão para Karlsruhe/Baden Baden (FKB), que fica muito mais longe da cidade. Assim, sempre que possível escolha voar para o SXB, que fica a apenas 10km do centro da cidade.
Quanto à cidade de Basileia, há dois ou três voos diretos para Basileia por dia, de Lisboa e Porto, com a low cost easyJet. Os preços variam muito, mas tente reservar com alguma antecedência e ter flexibilidade de datas para aumentar a probabilidade de conseguir comprar voos baratos.
Como se deslocar
Assumindo que não viaja de carro alugado, a forma mais prática de fazer o roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia é usando o comboio. Foi o meio de transporte que utilizei e funcionou sempre muito bem.
Para comprar bilhetes, recomendo a utilização de um agregador de viagens como a Omio, mas também pode adquirir bilhetes nas estações. A viagem de comboio Estrasburgo – Colmar dura cerca de 30 minutos, enquanto a deslocação Colmar – Basileia ronda os 45 minutos de duração.
Onde ficar
Como referido, recomendo os seguintes hotéis para pernoitar: Hotel Léonor ou Hotel de l’Europe by HappyCulture em Estrasburgo; James Boutique Hotel em Colmar; e Design Hotel Volkshaus em Basileia. Dito isto, há muitas outras opções de alojamento, que pode encontrar a partir dos artigos respetivos mencionados no roteiro acima.
Seja como for, e dados os preços muito elevados durante os mercados de Natal, recomendo que reserve com meses de antecedência. É a melhor forma de conseguir quartos a preços aceitáveis.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.