É difícil catalogar o museu SFER IK. Para mim, que adoro arquitetura, design e o trabalho fora da caixa de mentes criativas, SFER IK é um deleite visual. O paraíso. Uma obra-prima da arquitetura orgânica a fazer lembrar as obras de César Manrique em Lanzarote; porventura com uma excentricidade mais subtil do que a do catalão Antoni Gaudí, que eu também adoro. Não sei explicar, mas é absolutamente imperdível!
SFER IK Museion é uma esfera criativa interdisciplinar que compreende exposições de alguns dos melhores artistas visuais do mundo, oficinas artesanais de ponta e residências artísticas inovadoras com foco em projetos interdisciplinares que culminam em novas maneiras de experimentar e criar arte.
Como parte do esforço filantrópico de SFER IK, permitimos que as comunidades locais acessem à esfera criativa, especificamente por meio de oficinas de artes e ofícios conectadas a programas de residência artística contemporânea e programação de arte educacional, incluindo desenho e outras oficinas para crianças;
SFER IK contribui para a proteção do meio ambiente promovendo a sustentabilidade por meio do turismo significativo com foco na arte e em outros compromissos culturais.
in site oficial da SFER IK
A minha visita ao SFER IK
Antes de partir, ainda não sabia bem o que fazer em Tulum, mas tinha já uma certeza, após ter visto algumas fotografias enquanto planeava a viagem: tinha mesmo de visitar o museu SFER IK. E assim fiz.
Quando lá cheguei, e uma vez aberta a fantástica porta rodopiante que me separava do interior, fui convidado a tirar os sapatos e avisado de que não poderia utilizar a máquina fotográfica – apenas o telemóvel. A explicação não me pareceu ter muita lógica, até porque fotografar com o telemóvel já não é só coisa de amadores (na verdade, há telemóveis com câmaras incríveis!); mas a decisão estava tomada e não havia nada a fazer.
Havia alguns (demasiados!) visitantes de telemóvel em punho a fotografarem-se em vestidos rodopiantes e poses para o Instagram. Com alguma paciência, fui-me deixando estar, sentado a um canto absorvendo toda a beleza e energia do lugar. É mágico!
Não sei explicar, mas acabei por me emocionar aparentemente sem razão.
Estava a contemplar a beleza orgânica do espaço, os detalhes da estrutura, a decoração minimalista que mistura vimes e betão. E os olhos não paravam de brilhar. Comunhão entre homem e Natureza através dos materiais utilizados na chamada arquitetura orgânica? Um incrível bom gosto ao nível do design? A emoção da beleza? Não sei explicar. Sei que, entretanto, o museu ficou vazio e eu poderia ali ficar horas, sentado, a contemplar.
Quando chegou a hora de sair do museu, pensei que, para quem gosta deste tipo de ambientes criativos, poderia também valer a pena ficar hospedado no adjacente hotel Azulik. Deve ser extraordinário, especialmente a dois; mas, por qualquer motivo, as avaliações não são muito positivas e o preço da diária é proibitivo. Ou então, poderia pelo menos ir jantar ao topo do restaurante Tseen-ja, cuja cozinha apresenta uma fusão improvável entre o sushi japonês e os sabores mexicanos; mas nem me atrevi a olhar para os preços…
Ficam as memórias do design e da arquitetura orgânica do museu-galeria SFER IK. Wow!
Mais fotos do museu SFER IK
Guia prático
Como chegar a Tulum
A TAP iniciou em 2021 voos diretos Lisboa – Cancún, aeroporto a partir do qual, caso não tenha carro alugado, pode apanhar um autocarro da empresa ADO até Tulum. As viagens Cancún – Tulum são frequentes e confortáveis, duram apenas duas horas e custam cerca de 300 pesos mexicanos.
Calcular preço do aluguer de um carro
Ingressos para o museu SFER IK
Outrora de acesso livre, atualmente a entrada no museu-galeria SFER IK custa 10 USD por pessoa (preços de 2021), sendo que, quando visitei, no interior era apenas permitido fotografar com telemóvel. Agora, utilizar uma “máquina fotográfica semi-profissional” ou uma GoPro já é possível, mediante o pagamento adicional de 100 USD. Ouch!
Onde ficar
O termo Tulum refere-se tanto à cidade (mais barata) como à chamada Zona Hoteleira (na praia, mas mais cara), sendo que as duas distam cerca de 4 km uma da outra. É, pois, preciso escolher muito bem a localização do seu hotel ou pousada para ter uma boa experiência de viagem. Veja, por isso, o artigo especificamente sobre onde ficar em Tulum, em que explico as vantagens e desvantagens de cada zona e dou exemplos dos melhores hotéis e pousadas.
Em concreto, eu fiquei na cidade por duas vezes – no Hotel Los Arcos – e, para mim, foi a escolha acertada. Veja também o La Palmita Budget Boutique Hotel ou, num segmento superior, o extraordinário Hotel Una Vida. Na Zona Hoteleira, os quartos do hotel Amor podem ser uma bela opção. Seja como for, para ver todas as alternativas de alojamento em Tulum, pode também pesquisar diretamente no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.