Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Europa » Islândia » Golden Circle

Parque Nacional Thingvellir: o mundo dividido ao meio

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Golden Circle Islândia Parques Naturais UNESCO
Atualizado em 20.04.2023 | Tempo de leitura: 3 minutos

Visitar Thingvellir, islândia
Início da visita ao Parque Nacional Thingvellir, localizado no chamado Golden Circle

O Parque Nacional Thingvellir é um dos raros sítios classificados como Património UNESCO na Islândia; e esse facto, por si só, atesta bem a importância histórica do local. O parque fica localizado em pleno Círculo Dourado, a região mais visitada da Islândia.

Thingvellir tem a particularidade de misturar um relevantíssimo significado histórico com importância geológica e paisagens magníficas.

Antes de mais, Thingvellir simboliza a identidade nacional islandesa. Foi exatamente ali que foi fundado o Parlamento da Islândia, em 930 d.C. E o parlamento manteve-se a funcionar em Thingvellir, continuamente, até 1798, altura em que foi transferido para Reykjavík. Não é de admirar, portanto, que a proclamação da República da Islândia tenha também ocorrido em Thingvellir. É um local simbólico.

Mas não é tudo.

Thingvellir Islândia
A paisagem em Thingvellir é avassaladora

Geologicamente falando, é um dos raros lugares do planeta onde se pode caminhar entre os continentes americano e europeu. Isto porque o Parque Nacional Thingvellir está localizado entre as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia, num vale cercado por montanhas e cordilheiras vulcânicas.

Para além disso, o parque inclui vestígios de utilização agrícola dos séculos XVIII e XIX e “mostra evidências de como a paisagem foi cultivada por mais de mil anos” – as palavras são da UNESCO.

São, pois, muitos os motivos para visitar Thingvellir, o primeiro local de grande relevo a surgir no horizonte para quem se aventura pelo Círculo Dourado da Islândia.

Veja também o meu roteiro de autocaravana na Islândia e o que fazer em Reykjavik.

Mais fotos do Parque Nacional Thingvellir

Parque Nacional Thingvellir
Turistas visitando o Parque Nacional Thingvellir
Passadiços no Parque Nacional Thingvellir
Caminhando ao longo dos passadiços de madeira no Parque Nacional Thingvellir
Öxarárfoss, Thingvellir, Islândia
A cascata Öxarárfoss, no interior do Parque Nacional Thingvellir

Se viaja com carro alugado, saiba que o parque de estacionamento do Parque Nacional Thingvellir é pago (paguei 1.000 ISK para estacionar a autocaravana). Para mais informações consulte o site oficial do parque, acessível em www.thingvellir.is.

Dicas pata visitar Thingvellir

Onde ficar

Em Reykjavik, tive o privilégio de ficar num dos melhores hotéis da cidade, chamado Canopy by Hilton Reykjavik City Center, e só tenho elogios a fazer. Se o orçamento assim o permitir, é uma experiência que aconselho vivamente. Caso contrário, considere ficar nos mais económicos (note que não escrevi baratos!) Our House Guesthouse, Grettir Guesthouse ou Heida’s Home. Para poupar ainda mais, espreite o Reykjavik City Hostel, um excelente hostel mais afastado do centro.

Nas restantes noites, se não quiser voltar para Reykjavík e dormir no Golden Circle, considere o acolhedor (e relativamente barato) Skyggnir Bed and Breakfast. Continuando para Sul, não deixe de ficar hospedado na Hrifunes Guesthouse nos dias seguintes. É uma pousada muito acolhedora onde se sentirá como em casa, com anfitriões simpaticíssimos e comida deliciosa (e criativa).

Pesquisar hotéis na Islândia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Golden Circle Islândia Parques Naturais UNESCO

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Islândia e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« The Golden Circle, o lado mais turístico da Islândia
Um dia em Reykjavík (o que fazer) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Islândia

Reserve um hotel em Islândia ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens