O Parque Nacional Thingvellir é um dos raros sítios classificados como Património UNESCO na Islândia; e esse facto, por si só, atesta bem a importância histórica do local. O parque fica localizado em pleno Círculo Dourado, a região mais visitada da Islândia.
Thingvellir tem a particularidade de misturar um relevantíssimo significado histórico com importância geológica e paisagens magníficas.
Antes de mais, Thingvellir simboliza a identidade nacional islandesa. Foi exatamente ali que foi fundado o Parlamento da Islândia, em 930 d.C. E o parlamento manteve-se a funcionar em Thingvellir, continuamente, até 1798, altura em que foi transferido para Reykjavík. Não é de admirar, portanto, que a proclamação da República da Islândia tenha também ocorrido em Thingvellir. É um local simbólico.
Mas não é tudo.
Geologicamente falando, é um dos raros lugares do planeta onde se pode caminhar entre os continentes americano e europeu. Isto porque o Parque Nacional Thingvellir está localizado entre as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia, num vale cercado por montanhas e cordilheiras vulcânicas.
Para além disso, o parque inclui vestígios de utilização agrícola dos séculos XVIII e XIX e “mostra evidências de como a paisagem foi cultivada por mais de mil anos” – as palavras são da UNESCO.
São, pois, muitos os motivos para visitar Thingvellir, o primeiro local de grande relevo a surgir no horizonte para quem se aventura pelo Círculo Dourado da Islândia.
Veja também o meu roteiro de autocaravana na Islândia e o que fazer em Reykjavik.
Mais fotos do Parque Nacional Thingvellir
Se viaja com carro alugado, saiba que o parque de estacionamento do Parque Nacional Thingvellir é pago (paguei 1.000 ISK para estacionar a autocaravana). Para mais informações consulte o site oficial do parque, acessível em www.thingvellir.is.
Dicas pata visitar Thingvellir
Onde ficar
Em Reykjavik, tive o privilégio de ficar num dos melhores hotéis da cidade, chamado Canopy by Hilton Reykjavik City Center, e só tenho elogios a fazer. Se o orçamento assim o permitir, é uma experiência que aconselho vivamente. Caso contrário, considere ficar nos mais económicos (note que não escrevi baratos!) Our House Guesthouse, Grettir Guesthouse ou Heida’s Home. Para poupar ainda mais, espreite o Reykjavik City Hostel, um excelente hostel mais afastado do centro.
Nas restantes noites, se não quiser voltar para Reykjavík e dormir no Golden Circle, considere o acolhedor (e relativamente barato) Skyggnir Bed and Breakfast. Continuando para Sul, não deixe de ficar hospedado na Hrifunes Guesthouse nos dias seguintes. É uma pousada muito acolhedora onde se sentirá como em casa, com anfitriões simpaticíssimos e comida deliciosa (e criativa).
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.