Depois de percorrer o fantástico trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur, cresceu em mim a vontade de explorar o Parque Rural de Anaga com maior profundidade. Daí a fazer o trekking PR-TF 6, de Chamorga a Roque Bermejo, foi um pequeno passo.
Trata-se de um trilho de dificuldade intermédia, mais duro na segunda metade do caminho, quase sempre a subir. Independentemente do sentido que escolher para fazer o trilho, terá sempre de ir do nível do mar até à povoação de Chamorga, a 500 metros de altitude, em poucos quilómetros. Não é nada para quem está habituado a caminhar em ambiente de montanha, mas pode ser exigente para os menos acostumados.
Pela minha parte, custou-me mas aguentei bem (com várias paragens para descansar apreciar as vistas, claro está!). A primeira parte do caminho, porém, é extremamente fácil.
O trekking de Chamorga a Roque Bermejo
Quando cheguei à aldeia de Chamorga e estacionei o carro, encontrei umas condições climatéricas perfeitas para caminhar. Temperatura amena e céu encoberto, nem muito quente nem muito frio e a ameaça de chuva não passava de isso mesmo, uma ameaça.
Comecei a caminhada e, para ser honesto, uma certa desilusão apoderou-se de mim. O trilho não me parecia muito interessante, especialmente depois de fazer o trilho Afur – Taganana. Felizmente, assim que me afastei da aldeia e fui descendo pelo vale em direção a Roque Bermejo, essa sensação desapareceu. Aos meus olhos, o trilho foi-se tornando cada vez mais bonito!
Uma vez chegado a Roque Bermejo, o caminho fez uma inflexão e comecei a subir. E a subir. O objetivo primeiro era alcançar o chamado Farol de Anaga, estrategicamente localizado no extremo noroeste da ilha de Tenerife. E depois… continuar a subir!
Apesar da dificuldade, foi, na verdade, a secção mais extraordinária de toda a caminhada. O trilho seguia pela escarpa, com o mar sempre visível lá ao fundo, proporcionando uma paisagem cada vez mais espetacular à medida que se ia subindo. Uma espécie de recompensa pelo esforço!
Já bem perto do final, a caminhada atravessa uma pequena floresta, mais protegida dos ventos que fustigam o litoral de Tenerife, numa agradável mudança visual.
Pouco depois, chegava à aldeia de Chamorga. Entrei no restaurante Casa Álvaro, bebi uma Coca-Cola para recuperar energias, e voltei ao carro. Tinha sido um trekking exigente, mas muito agradável.
Era hora de prosseguir o meu roteiro de uma semana em Tenerife!
Mapa do percurso PR-TF 6 Chamorga – Roque Bermejo – Chamorga
O Trilho PR-TF 6 Chamorga – Roque Bermejo – Chamorga é circular e, se feito na totalidade, tem 8,7km de extensão. Eu fiz no sentido contrário aos ponteiros do relógio mas pareceu-me que o sentido recomendado é o oposto.
Guia prático
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde ficar
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.