Costa Rica
Costa Rica
Na mania que existe de rotular países, o epíteto que calhou à Costa Rica foi o de “Suíça da América Central”, devido ao seu estilo de vida confortável, a uma democracia estabilizada e a uma beleza natural impressionante. É uma nação pequena, mas com argumentos mais do que suficientes para atrair cerca de 1,5 milhões de visitantes por ano. O boom no turismo não tornou a Costa Rica mais acessível em termos financeiros – bem pelo contrário. Os destinos de viagem clássicos estão quase sempre lotados mas, pelo menos, o respeito pela Natureza é algo que os costa-riquenhos levam muito a sério.
Com topografia variada, é possível visitar vulcões e fazer trilhos na floresta tropical, desfrutar de uma miríade de desportos radicais e ter contacto com muita, mas mesmo muita vida selvagem – a Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central. “Pura vida“.
Pesquisar hotéis na Costa RicaAlugar carro na Costa RicaFazer seguro de viagem
Visitar Costa Rica: guia prático
Factos sobre a Costa Rica
- Capital da Costa Rica: San José
- População: 5 milhões
- Língua oficial: Castelhano
- Fuso horário: GMT -6
- Código telefónico internacional: +506
Melhor época para viajar para a Costa Rica
Sendo um país tão pequeno, chega a impressionar a diversidade de condições climatéricas que é possível encontrar na Costa Rica. Nas montanhas está muito frio; em San José e no vale central a primavera é “eterna” e, tanto na costa do Pacífico como na do Atlântico, o calor pode ser sufocante. Existe uma estação seca de novembro a abril, a que os locais chamam verano, e uma estação chuvosa entre maio e outubro.
Geralmente, a melhor altura para visitar a Costa Rica é na estação seca – termo que não significa que não chova; apenas chove menos. As escolas da Costa Rica estão fechadas a partir de dezembro e até fevereiro, e nestas alturas é sempre mais difícil conseguir reservar alojamentos. Devido ao grande número de turistas europeus e norte-americanos em julho e agosto, assiste-se a um mini pico no inverno, onde os preços voltam a atingir níveis de alta temporada.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Costa Rica ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Costa Rica
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Costa Rica.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Costa Rica
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Costa Rica.
Alugar carro na Costa Rica
Caso necessite de alugar um carro na Costa Rica, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Costa Rica
Dinheiro
Moeda: Cólon (CRC) . Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: É cada vez mais fácil encontrar Cajeros Automáticos (ATM) na Costa Rica, mesmo nas cidades mais pequenas. A rede padrão é a Visa Plus, mas as máquinas na rede Cirrus, que aceita a maioria dos cartões ATM estrangeiro, podem ser encontradas nas cidades mais turísticas. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São amplamente aceites na generalidade dos hotéis de gama média e alta, assim como nos restaurantes topo de gama, nas empresas de aluguer de automóveis e em algumas agências de viagens. Também podem ser usados em muitos bancos para fazer levantamentos de cólons ou dólares norte-americanos.
Internet e dados móveis na Costa Rica
A forma mais prática de ter acesso à internet na Costa Rica é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).