São Paulo

Visitar São Paulo, Brasil
Vista noturna da metrópole São Paulo

São Paulo

Centro económico e financeiro do Brasil, a mega-metrópole de São Paulo atrai especialmente viajantes em negócios, não sendo um destino turístico óbvio para turistas em lazer. Mas é uma cidade de que se aprende a gostar, aos poucos, com tempo.

Sampa, como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, é sofisticada e cosmopolita, tem dos melhores restaurantes da América do Sul, um profundo fascínio pela moda e design, e uma noite vibrante como poucas.

Do ponto de vista cultural, não há cidade no Brasil com maior e mais diversificada oferta. Oferece uma cena musical fervilhante, alberga alguns dos melhores museus da lusofonia, como o Museu da Língua Portuguesa ou o Museu do Ipiranga, e acolhe a influente Bienal das Artes. Tudo somado, São Paulo pode não ter o charme do Rio de Janeiro – e não tem, de facto -, mas nem por isso deixa de ter atrativos que mereçam uma visita.

Pena o trânsito caótico e a poluição em demasia, que com certeza contribuem para um maior afastamento dos turistas em relação a São Paulo, muito embora seja minimizado a partir do momento em que nos entranhamos na cidade e lhe conhecemos os segredos, como andar a pé pela Avenida Paulista, driblando o trânsito, ou dominando a rede do metro que chega, rápida e estrategicamente, a quase todos os lugares relevantes para quem está de passagem. Da Paulista ao centro, passando por Vila Madalena, está a poucas estações de distância.