São Paulo
São Paulo
Centro económico e financeiro do Brasil, a mega-metrópole de São Paulo atrai especialmente viajantes em negócios, não sendo um destino turístico óbvio para turistas em lazer. Mas é uma cidade de que se aprende a gostar, aos poucos, com tempo.
Sampa, como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, é sofisticada e cosmopolita, tem dos melhores restaurantes da América do Sul, um profundo fascínio pela moda e design, e uma noite vibrante como poucas.
Do ponto de vista cultural, não há cidade no Brasil com maior e mais diversificada oferta. Oferece uma cena musical fervilhante, alberga alguns dos melhores museus da lusofonia, como o Museu da Língua Portuguesa ou o Museu do Ipiranga, e acolhe a influente Bienal das Artes. Tudo somado, São Paulo pode não ter o charme do Rio de Janeiro – e não tem, de facto -, mas nem por isso deixa de ter atrativos que mereçam uma visita.
Pena o trânsito caótico e a poluição em demasia, que com certeza contribuem para um maior afastamento dos turistas em relação a São Paulo, muito embora seja minimizado a partir do momento em que nos entranhamos na cidade e lhe conhecemos os segredos, como andar a pé pela Avenida Paulista, driblando o trânsito, ou dominando a rede do metro que chega, rápida e estrategicamente, a quase todos os lugares relevantes para quem está de passagem. Da Paulista ao centro, passando por Vila Madalena, está a poucas estações de distância.
Visitar São Paulo: guia prático
Se está a pensar viajar para São Paulo, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
VOOS | Comece por pesquisar voos para São Paulo. Caso lhe seja útil, veja um texto sobre como comprar voos baratos, aplicável a qualquer destino.
TRANSFERS | À chegada ao aeroporto, e como nem sempre os transportes públicos são a opção mais adequada para ir até ao hotel (se viajar em família ou aterrar muito tarde, por exemplo), deixo aqui a sugestão de um serviço de confiança onde pode reservar um transfer em São Paulo.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Leia o texto sobre onde ficar em São Paulo, onde explico com detalhe as minhas escolhas e falo das melhores regiões para dormir, incluindo as vantagens e as desvantagens das diferentes localizações. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em São Paulo a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR EM SãO PAULO | Veja abaixo os artigos já publicados sobre São Paulo, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Entre eles, comece por ver o post sobre o que fazer em São Paulo, um roteiro muito especial escrito com base na experiência no terreno.Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar São Paulo por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em São Paulo, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em São Paulo
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para São Paulo.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em São Paulo é comprar um eSIM da Holafly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).