Destino: Américas » América do Sul » Brasil » São Paulo

5 lugares imperdíveis em São Paulo, por Marcio Nel Cimatti

Quer visitar São Paulo e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos o brasileiro Marcio Nel Cimatti, profundo conhecedor da cidade – onde vive – e autor do magnífico A Janela Laranja, um dos mais reputados blogs de viagem do Brasil, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em São Paulo para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em São Paulo, onde o levarás?” – eis as dicas do Marcio.

O que visitar em São Paulo com um amigo

Fiquei muito feliz quando o Alma de Viajante me convidou para partilhar alguns lugares bacanas aqui em São Paulo, minha cidade natal. Sou um grande amante de viagens e de “segredos” dos locais onde vou e tenho buscado cada vez mais explorar também a minha própria cidade.

Com toda a sua grandeza e agitação, São Paulo é um grande museu a céu aberto, com muita coisa legal para fazer em cada esquina. Pode parecer um pouco árida numa primeira impressão, com seus muitos prédios e carros, mas tem lindíssimos cartões postais, como o Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista e o Museu do Ipiranga. Há ainda bairros super bacanas, como os Jardins e a descolada Vila Madalena que também já estão na rota turística.

Mas, além destes ícones, há um número infindável de passeios escondidos que poucas pessoas conhecem. O interessante de São Paulo é que há passeios e programas para todos os perfis de viajante. O que não dá é para ficar parado. Aproveite cada minuto de seus dias por aqui!

Eis algumas opções bem bacanas para quem quer conhecer a cidade de São Paulo com um olhar diferente.

1. Fundação Ema Klabin

Visitar São Paulo: Fundação Ema Klabin
Fundação Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin fica no Jardim Europa e conta com um acervo de mais de 1.500 peças. Nesta casa morou a empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin que, ao longo da vida, reuniu diversas peças de artes raríssimas. Ao morrer, Ema fez com que a casa virasse um museu, não permitindo que nenhuma peça saísse de lá e nenhuma outra peça fosse adicionada ao acervo.

Desde então é um espaço dedicado para apresentações musicais, performances artísticas e workshops voltados para o mundo das artes. Aos fins de semana há apresentações no jardim do casarão, que tem assinatura do paisagista Burle Mark. Fica na Rua Portugal, 43.

2. Beco do Batman

O Beco do Batman fica escondido entre as vilinhas da Vila Madalena. Trata-se de uma galeria de graffiti a céu aberto. É um lugar para você visitar a pé ou em cima da bicicleta e apreciar os muros pintados com incríveis artes urbanas.

Os desenhos são renovados constantemente e a comunidade ao redor ajuda para que as paredes sejam preservadas. Quem gosta de arte urbana, precisa conhecer o Beco do Batman. E o bacana é que, como as artes são renovadas, é um passeio para se fazer sempre que estiver em São Paulo. Com certeza você encontrará novas surpresas em cada visita.

Fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, bem pertinho do Metro Clínicas.

3. Restaurante Ramona

Restaurante Ramona
Tarde de piano no Restaurante Ramona, São Paulo © Facebook do Ramona

O Ramona é um restaurante descolado localizado no centro de São Paulo, bem na Praça da República. É um lugar frequentado por jornalistas, artistas e músicos. Durante o jantar, você aprecia a incrível setlist com o melhor do rock (pense em Joy Division, Smiths, Interpol e Oasis, por exemplo).

No Romana, não deixe de provar o Bloody Mary com fatias de bacon dentro. Uma boa pedida é também o hambúrguer Rocks Off feito com queijo emmental, bacon, rúcula selvagem, jalapeños, maionese e pão de batata. Para os vegetarianos, há incríveis opções no cardápio. Fica na Avenida São Luís, 282 – Consolação.

Infelizmente, o Ramona encerou definitivamente.

4. Alberta #3

O que fazer em São Paulo: bar Alberta 3
Alberta 3

Esta balada fica ao lado do Ramona e é uma opção para quem janta e quer esticar a noite. A programação do Alberta conta com um set de músicas que vão do pop ao rock indie. O clube conta com um cardápio de drinks incríveis preparados com gin e muitas opções de cervejas e vinhos, além de petiscos típicos de bar.

O Alberta #3 é um lugar que deve agradar a quem quer apenas sentar para tomar um drink e ouvir música ou aos que querem dançar na pista com música alta e muitas luzes. Fica na Avenida São Luís, 272 – Consolação.

Infelizmente, o Alberta #3 também encerou definitivamente.

5. Ó do Borogodó

Roda de samba em São Paulo, Ó de Borogodó
Roda de samba em São Paulo com sambistas de primeira, no Ó do Borogodó

Para quem gosta de samba e quer participar de uma roda clássica com sambistas de primeira, o Ó do Borogodó é o destino. Fica na Vila Madalena e é um espaço pequeno e concorrido, por isso, vale chegar cedo.

É um lugar frequentado por muitos gringos que querem arriscar os passinhos de samba dos brasileiros. Vende cerveja de garrafa e típicas cachaças brasileiras. O samba corre solto a noite inteira e é uma opção para o sábado à noite, quando a Vila Madalena está fervendo.

Veja um roteiro em São Paulo que inclui o Ó de Borogodó.

Mapa: o que fazer em São Paulo

Se está a pensar viajar para São Paulo, conheça o excelente trabalho do Marcio Nel Cimatti em www.ajanelalaranja.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua visita à capital do estado de São Paulo, no Brasil, e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.

Pesquisar hotéis em São Paulo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.