Tomar

Tomar, Convento de Cristo
Jardins do Convento de Cristo, em Tomar

Tomar

Tomar é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na região do Ribatejo. Esta cidade Templária desenvolveu-se a partir da construção do seu castelo, mandado erguer em 1160 por D. Gualdim Pais, Grão-Mestre da ordem do Templo, e que viria a ser sede dos cavaleiros-monges em Portugal.

No perímetro urbano encontram-se diversos monumentos históricos, dos quais se destacam o Convento de Cristo, declarado Património Mundial da UNESCO em 1983, a Igreja de São João Baptista, a Igreja de Santa Maria dos Olivais (onde se encontram os restos mortais de Gualdim Pais), bem como a Ermida da Nossa Senhora da Conceição. Pode-se contar ainda com o Convento de São Francisco que tem uma capela Maneirista, o Convento de Santa Iria, e a Ermida de São Gregório que detém uma estrutura arquitetónica circular.

De quatro em quatro anos, em julho, cumpre-se a tradição através da Festa dos Tabuleiros, com origem que remonta ao culto do Espírito Santo, instituído no século XIV. Na festa, as mulheres desfilam com tabuleiros carregados de pão e flores sobre a cabeça. O colorido das flores e a alegria popular misturam-se num ambiente efervescente.