Fui visitar o Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Na verdade, sempre que viajo, uma das coisas que procuro fazer é visitar alguns dos museus mais interessantes do destino.
E isso inclui não só museus de arte contemporânea, como o Guggenheim de Bilbau, mas também museus históricos e palacetes, de que são exemplo alguns dos melhores museus de Viena; ou até espaços estranhos como a Casa Museu Fernando de Castro, no Porto; lugares criativos como as obras de César Manrique, em Lanzarote; e mesmo alguns museus de guerra e emocionalmente mais difíceis de visitar, como o simples mas emotivo Museu de Fotografia do Tsunami, no Sri Lanka. Entre muitos outros.
Vem isto a propósito da recente visita que fiz ao Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, e de ter ficado agradavelmente surpreendido. E é sobre esse museu que hoje escrevo. Vamos a isso.
Visitar o Museu do Vinho (a minha experiência)
Cheguei a São João da Pesqueira para fazer uma reportagem para o Rostos da Aldeia e não fazia intenção de visitar a vila. Erro crasso que, felizmente, uma folga no calendário me levou a colmatar. E assim, numa nesga de tempo após passar três dias na aldeia de Trevões, resolvi dar uma volta pelo belíssimo centro histórico de São João da Pesqueira, com epicentro na Praça da República, e cumprir o objetivo – esse, sim, assumido! – de conhecer o Museu do Vinho.
Para quem nunca ouviu falar de tal obra museológica, eis as palavras da autarquia:
“O Museu do Vinho de São João da Pesqueira, cuja temática se foca no vinho e na vinha, dá ênfase aos produtos e atividades da região do Douro. A sua implantação neste concelho, e na vila de São João da Pesqueira, é resultado da sua centralidade na Região Demarcada e do seu forte contributo na produção do vinho, sendo o maior produtor da região e detentor da maior área classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Este museu, além de uma exposição permanente ligada à temática do vinho, contempla uma sala de provas, uma loja de vinhos, um wine bar e outros espaços expositivos e culturais, dando cumprimento ao desígnio do ‘museu de território’, sendo por esse motivo um nó da rede que está a ser tecida pelo Museu do Douro [, na Régua].”
in site oficial da Câmara Municipal de São João da Pesqueira
Ora, manda a verdade dizer que, além de honrar na perfeição o trabalho de todos aqueles que trabalham a vinha e o vinho nos 26 mil hectares de território classificados pela UNESCO como Património da Humanidade no Alto Douro Vinhateiro, o que primeiro me surpreendeu no Museu do Vinho foi o próprio edifício.
As fotografias tiradas pelo génio da fotografia de arquitetura, Fernando Guerra, e publicadas na Arch Daily não deixam dúvidas; mas estar lá é ainda melhor.
Quanto ao acervo em exposição, ele vai explicando, de forma didática e interativa, o muito que há para saber sobre a produção vitivinícola na região demarcada do Douro. Das castas ao engenho do homem na construção dos socalcos que marcam a paisagem duriense; passando pelas ferramentas de trabalho usadas na vinha ao longo dos tempos, de tudo um pouco se fala no Museu do Vinho de São João da Pesqueira.
Mesmo visitando o museu sem guia, como eu fiz, dá para perder muito tempo no seu interior (um funcionário do museu confidenciou-me que uma vez um turista francês passou seis horas a visitar o museu!). Isto porque, além da arquitetura sublime, o projeto museológico é igualmente excelente.
Está tudo muito bem feito!
No meu caso, terei ficado apenas uma hora no interior do museu, surpreendido e maravilhado com a qualidade do mesmo, até que cheguei ao wine bar e fui convidado a provar um excelente vinho da região do Douro. Foi a forma perfeita de terminar a visita ao Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Recomendo vivamente!
Fotografias do Museu do Vinho
Para que possa conhecer um pouco melhor o espaço, eis uma pequena seleção de fotos tiradas no interior do Museu do Vinho. Não estão ao nível das de Fernando Guerra, mas dá para ficar com uma ideia não só da arquitetura como também da exposição acessível ao público.
Outros museus do vinho em Portugal
Além do Museu do Vinho de São João da Pesqueira, existem outros museus dedicados à vinha e ao vinho espalhados pelo território de Portugal. Caso tenha curiosidade, deixo aqui referência para alguns deles:
- World of Wine, Porto – mais informações.
- Museu do Vinho na ilha do Pico, Açores – mais informações.
- Museu do Vinho de Alcobaça – mais informações.
- Museu do Vinho e da Vinha, em Loures – mais informações.
- Museu do Vinho Bairrada – mais informações.
Guia prático
Quando visitar São João da Pesqueira
Pessoalmente, tenho uma paixão especial pela região vinhateira do Douro com as cores outonais; mas pode visitar São João da Pesqueira durante todo o ano. A primavera e o verão, quando as vinhas estão verdes e pujantes, é outra altura muito bonita.
Como visitar o Museu do Vinho (localização, horários e preços)
O Museu do Vinho abre diariamente das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00; a entrada custa 4€ e inclui áudio-guia e uma prova de um vinho da região. Fica na Av. Marquês de Soveral 79, em São João da Pesqueira (ver localização no Google Maps).
Onde ficar
Se tivesse de escolher uma unidade hoteleira no concelho de São João da Pesqueira, provavelmente escolheria a Quinta do Ventozelo – é, seguramente, um dos melhores hotéis de São João da Pesqueira (e de todo o Douro Vinhateiro, aliás!). Já lá fiquei e é maravilhoso.
Alternativamente, dormir na vila de São João da Pesqueira, sede do concelho, é sempre uma opção a considerar. Veja, por exemplo, a Veloso Village Douro Valley, uma excelente unidade de alojamento local no coração de São João da Pesqueira. Se preferir, pode aproveitar para montar base na aldeia de Trevões, que integra a rede de Aldeias Vinhateiras do Douro e onde existe um alojamento de grande qualidade chamado Casas do Prior. Para outras opções de alojamento utilize o link abaixo.
Pesquisar hotéis em São João da Pesqueira
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.