17 coisas (imperdíveis) para ver e fazer em Abu Dhabi

Abu Dhabi
Vista das Etihad Towers a partir dos jardins do Palácio Presidencial, Abu Dhabi

Procura o que fazer em Abu Dhabi? Pois bem, recentemente tive oportunidade de voltar aos Emirados Árabes Unidos e visitar Abu Dhabi e explorar não só o seu moderno património arquitetónico como também os seus museus contemporâneos e mercados de rua, mesquitas grandiosas e bairros tradicionais. E até praias! Nomes como Corniche, Yas Marina, ilha Saadiyat, mesquita Sheikh Zayed e Museu do Louvre fizeram parte do meu quotidiano. E valeu bem a pena!

Na capital do país mistura-se modernidade e tradição, e a verdade é que não falta o que visitar em Abu Dhabi. Incluindo uma proposta invulgar para uma caminhada num passadiço de madeira sobre um lindíssimo manguezal.

Abu Dhabi
Anoitecer em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos

Eis, pois, sugestões sobre o que fazer em Abu Dhabi e onde comer bem numa escapadinha à moderna capital dos Emirados Árabes Unidos, com referência às principais atrações turísticas e a bons restaurantes para aconchegar o estômago. Depois de chegar a Abu Dhabi, o que visitar? É disso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para viagens à cidade. Vamos a isso.

O que fazer em Abu Dhabi

Visitar a Grande ⁠Mesquita Sheikh Zayed

Visitar Abu Dhabi: Mesquita Sheikh Zayed
Pormenor da Grande Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi

Seguramente a principal atração de Abu Dhabi, a Grande Mesquita Sheikh Zayed é verdadeiramente impressionante. Desde logo pelas proporções do edificado, mas também pelas mármores, pelas colunas, pelo branco imaculado de todo o complexo. É, sem qualquer dúvida, uma das mesquitas mais impressionantes do mundo árabe.

Mesquita Sheikh Zayed
Mesquita Sheikh Zayed, Abu Dhabi

Na verdade, tudo na Mesquita Sheikh Zayed impressiona pelas proporções. Dos milhares de toneladas de mármore branco utilizados na construção aos candeeiros de cristal Swarovski decorados com ouro, passando pelo gigante tapete persa, produzido no Irão, que cobre o chão da principal sala de oração da mesquita. Dele se diz, aliás, ser o maior tapete do mundo.

Pormenores arquitetónicos e decorativos à parta, manda a verdade dizer que uma das coisas que mais impressiona na Mesquita Sheikh Zayed é a cor. O branco. Tudo é de um branco tão intenso que, em dias de sol, as paredes, chão e colunas chegam a ofuscar o visitante com tanta luminosidade. É incomodativo e maravilhoso ao mesmo tempo!

Mesquita Sheikh Zayed
Mesquita Sheikh Zayed

Quanto ao turismo, todos são-bem-vindos na Mesquita Sheikh Zayed – é uma das poucas mesquitas da região onde os não-muçulmanos podem entrar. A esse respeito, note que a mesquita fica especialmente movimentada ao final da tarde, quando muitos autocarros de turismo chegam com grandes grupos.

É um daqueles locais absolutamente imperdíveis quando visitar Abu Dhabi.

Para chegar à Mesquita Sheikh Zayed em transportes públicos deve usar a linha de autocarros número 94. Por incrível que possa parecer, o acesso à mesquita faz-se através de uma galeria comercial chamada Souk Al Jadi. A entrada é exatamente nesta localização.

Apreciar Wahat Al Karama (e as vistas para a Grande Mesquita)

O que ver em Abu Dhabi: Wahat Al Karama
Wahat Al Karama, um memorial de guerra em Abu Dhabi

Localizado defronte da Grande Mesquita, o Wahat Al Karama (Oásis da Dignidade, em tradução livre), é um memorial de guerra criado pelo artista britânico Idris Khan para homenagear todos os soldados emiratis mortos no cumprimento do seu dever.

Para os turistas, e para além dos enormes pilares inclinados, o que mais chama a atenção são as magníficas vistas que se têm para a Mesquita Sheikh Zayed, especialmente ao anoitecer, com a ajuda de um espelho de água. Fica a dica.

O autocarro 94 passa tanto na mesquita como junto ao memorial. Há também um shuttle que une as duas atrações – estando na mesquita, espere pelo shuttle rumo a Wahat Al Karama exatamente nesta localização.

Visitar o Museu do Louvre Abu Dhabi

Museu do Louvre Abu Dhabi
Louvre Abu Dhabi

O Louvre Abu Dhabi é, atualmente e por mérito próprio, uma das principais atrações do emirado. Localizado no novo Distrito Cultural instalado na ilha de Saadiyata, não lhe faltam motivos de interesse.

A começar pelo edifício, uma arrojada criação artística do arquiteto francês Jean Nouvel onde sobressaem o betão, a água e o jogo de luzes proporcionado pela original cobertura do Louvre Abu Dhabi. É magnífico.

Já no que toca ao acervo em exibição, é notória a qualidade e importância artística e histórica de muitas das peças que constam das exposições. Nas palavras do museu, “o Louvre Abu Dhabi concentra-se naquilo que nos une: as histórias de criatividade humana que transcendem culturas ou civilizações individuais, épocas ou lugares. Apresentada em 6.400 metros quadrados de galerias, a crescente coleção de tesouros do museu inclui importantes obras de arte e artefactos que abrangem toda a história humana em todo o mundo. Inclui antigos achados arqueológicos, artes decorativas, esculturas neoclássicas, pinturas de mestres modernos e instalações contemporâneas”.

Museu do Louvre Abu Dhabi
Exposição permanente do Museu do Louvre Abu Dhabi

Mas, não sendo eu um crítico de arte ou especialista na matéria, confesso que as exposições me pareceram uma salgalhada. Como se o museu quisesse abordar tudo sem no entanto aprofundar nada. Pela minha parte, preferia um museu temático, mais focado num tema específico. Mas isso é, naturalmente, gosto pessoal – não haja dúvida que o Museu do Louvre merece estar na lista com o que fazer em Abu Dhabi. A visitar, portanto!

Para evitar surpresas e perder muito tempo na fila, deve comprar os bilhetes para o Museu do Louvre com antecedência.

Momento de paz na Abrahamic Family House

Abrahamic Family House, Abu Dhabi
Interior da mesquita da Abrahamic Family House, ponto de encontro de religiões

Seguramente um dos lugares mais surpreendentes que visitei em Abu Dhabi, a Abrahamic Family House é um lugar de paz e concórdia. Um ponto de encontro entre as diferentes religiões, onde coabitam uma mesquita, uma igreja católica e uma sinagoga. Confesso que não estava à espera de encontrar um lugar assim na minha viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Se não sabe o que visitar em Abu Dhabi e tem algum tempo disponível, não hesite. A Abrahamic Family House fica muito perto do Museu do Louvre.

Visitar o Palácio Presidencial (Qasr Al Watan)

O que visitar em Abu Dhabi: Palácio Presidencial
Palácio Presidencial, Abu Dhabi

Instalado no Qasr Al Watan, o imponente Palácio Presidencial dos Emirados Árabes Unidos é um magnânimo testemunho da arquitetura árabe tradicional. Destaque para o apoteótico Grande Salão, porta de entrada no palácio, onde pontifica uma cúpula central magnífica, um espetacular lustre com 350.000 peças de cristal e um chão revestido a mosaicos que lhe conferem uma dignidade extraordinária.

Do lado de fora, praticamente todo o exterior do palácio é revestido a calcário e granito brancos, fazendo com que, à semelhança da Grande Mesquita Sheikh Zayed, o branco seja a cor dominante.

Palácio Presidencial, Abu Dhabi
Interior do Palácio Presidencial, Abu Dhabi

Note que o Palácio Presidencial está aberto ao turismo apenas desde 2019, constando atualmente em todas as compilações com o que visitar em Abu Dhabi. Antes disso, era usado exclusivamente para funções oficiais, incluindo para alojar chefes de Estado estrangeiros em visita ao emirado. Mas, ao contrário do que possa imaginar, o construção do Palácio Presidencial foi concluída apenas em 2017, sendo por isso um edifício muito recente.

Embora não seja obrigatório, recomendo que compre o bilhete de acesso ao palácio com antecedência. Pode fazê-lo no site oficial acima indicado.

Fim de tarde no Qasr Al Hosn

O que fazer em Abu Dhabi: visitar Qasr Al Hosn
Qasr Al Hosn, Abu Dhabi

Construído por volta de 1790 e tido como o edifício mais antigo de Abu Dhabi, o Qasr Al Hosn abriga ainda uma torre de vigia que é considerada “a primeira estrutura permanente da cidade”. É, sem dúvida, uma das mais emblemáticas estruturas edificadas no emirado.

Para o visitante, confesso que não é daqueles locais que o vão deixar boquiaberto, embora tenha achado piada ao contraste entre a antiguidade da fortaleza e a modernidade dos arranha-céus envolventes. Mas, para mim, o melhor estava mesmo fora das muralhas – a Casa dos Artesãos.

Conhecer a Casa dos Artesãos

Visitar Abu Dhabi: Casa dos Artesãos
Casa dos Artesãos, Abu Dhabi

Parte integrante da visita ao Qasr Al Hosn, a Casa dos Artesãos fica num edifício independente nas imediações da fortaleza. Visitá-la foi outra das maiores surpresas que tive na viagem a Abu Dhabi.

Visto de fora, confesso que não dei muito por aquilo mas, assim que entrei no edifício, fiquei fascinado com o aspeto do salão e com a forma como o artesanato emirati estava apresentado.

Nas palavras oficiais, “o artesanato representado na Casa dos Artesãos celebra a relação criativa e artística entre o povo dos Emirados Árabes Unidos e os recursos naturais disponíveis localmente. Nas diversas paisagens dos EAU – desde o deserto aos oásis, à costa e ao mar – os artesãos desenvolveram competências para satisfazer as necessidades funcionais e económicas. Os artesanatos feitos por meio dessas habilidades mostram expressões artísticas e estéticas criativas. Partilhados de geração em geração, preservam não só as competências práticas, mas também os valores sociais partilhados associados à identidade dos Emirados”.

No local, havia inclusivamente artesãs a trabalhar, e periodicamente um jovem emirati iniciava uma demonstração de café no interior de uma “tenda”, preparando a bebida in loco desde o esmagamento manual dos grãos de café até ao ato de desfrutar da bebida. Por tudo isso, uma passagem pela Casa dos Artesãos é imperdível quando visitar Abu Dhabi.

Caminhar nos passadiços do Jubail Mangrove

O que fazer em Abu Dhabi: Jubail Mangrove
Passadiços no Jubail Mangrove

Provavelmente a proposta mais inesperada deste conjunto de sugestões com o que fazer em Abu Dhabi, os manguezais de Jubail ficam na homónima ilha Jubail e são uma excelente proposta para sair da malha urbana e caminhar. Trata-se de um projeto muito recente, inaugurado em janeiro de 2020, que contempla passadiços de madeira sobre uma vasta área inundada pelas marés.

Para quem quer fugir do bulício da malha urbana e passear num ambiente mais natural, os manguezais de Jubail são um local priviligiado para o fazer. Seja a pé ou de caiaque, atividade especialmente popular ao final da tarde.

Caiaque Jubail Mangrove
Passeios de caiaque no manguezal de Jubail

Lá chegados, há a opção de fazer o passeio mais curto ou mais longo, sendo que o mais longo tem apenas 2km de extensão, sempre por passadiços de madeira. O trajeto longo é a escolha óbvia para a maioria dos visitantes, e aquela que eu recomendo.

Note que a paisagem no Jubail Mangrove é mais bonita com água – ou seja, na maré alta. Deve por isso coordenar a visita com o horário das marés, sendo especialmente bonito ao amanhecer ou nascer do sol. O site oficial indica a tábua das marés da semana, pelo que vale a pena consultar.

Infelizmente, não há transportes públicos para chegar a Jubail Mangrove. Assim sendo, não tendo carro próprio, a única opção para chegar a Jubail é o táxi. Para regressar, é provável que haja taxistas à espera quando terminar a caminhada, caso contrário, pode sempre chamar um usando as aplicações Abu Dhabi Taxi, Careem ou Uber. Eu paguei 36AED em cada sentido desde Downtown Abu Dhabi.

Passear na Corniche

Visitar Abu Dhabi: Corniche
Vista da Corniche de Abu Dhabi

Se há atividades populares entre as famílias emiratis ou ocidentais a viver em Abu Dhabi, passear na Corniche é seguramente uma delas. Trata-se de um extenso calçadão no litoral da cidade, com pista para bicicletas, jardins bem cuidados e bancos com vista para o pitoresco Golfo Pérsico, várias praias de areia branca – algumas públicas, outras de acesso reservado! – e alguns cafés.

É, também, uma das regiões mais bonitas e bem cuidadas da cidade e, por isso mesmo, das melhores zonas onde ficar em Abu Dhabi.

Visitar Abu Dhabi: Corniche
Corniche, a grande marginal de Abu Dhabi

Se passear na Corniche aos sábados, reparará que há dezenas de famílias a fazer piqueniques nos parques relvados ao longo da marginal, incluindo no chamado Parque das Famílias. Por momentos parecia que estava nos parques de Esfahan, no Irão.

Tudo somado, a Corniche é mais um daqueles lugares imperdíveis quando visitar Abu Dhabi. Tenha apenas cuidado com o sol escaldante, já que as sombras não abundam em boa parte do trajeto.

Dar um mergulho na Praia Corniche

Praia de Abu Dhabi
Praia Corniche, em Abu Dhabi

Se há coisas que me surpreenderam em Abu Dhabi, a qualidade das suas praias foi seguramente uma delas. Infelizmente, vários dos melhores areais de Abu Dhabi são privados (é preciso pagar para ter acesso!), mas ainda assim as praias de acesso público não lhes ficam muito atrás.

Areia branca, águas quentes e limpeza impecável são pontos a favor das praias que ficam junto à Corniche, nomeadamente a chamada, precisamente, Praia Corniche.

Praia de Abu Dhabi
Praia de Abu Dhabi

A praia, com cerca de 2km de extensão e areia branca e fina, está dividida em três secções. Uma gratuita, “perfeita para solteiros e grupos maiores”; e outras duas “ideais para famílias e crianças”, protegidas de olhares indiscretos por uma cerca – as palavras são do Turismo de Abu Dhabi. Há ainda campos de vólei e futebol, para além, claro está, das águas tépidas do Golfo Pérsico, ideais para demorados banhos de mar.

Fazer compras no Souk

Souk Abu Dhabi
Pormenor de uma loja no Souk de Abu Dhabi

Ao contrário do que o nome possa fazer crer, não é um souk tradicional. É, ao invés, um centro comercial decorado por forma a lembrar os tradicionais mercados árabes. Ou seja, uma combinação do espírito tradicional num ambiente moderno.

Achei piada ao conceito e, shopping por shopping, mais vale conhecer este quando visitar Abu Dhabi. Claro que há o Marina Mall e outros centros comerciais mais famosos, mas pela minha parte prefiro recomendar o Souk. É lá que fica o restaurante Al Mandoos, referido mais abaixo neste artigo sobre o que ver e fazer em Abu Dhabi.

Outras coisas a visitar em Abu Dhabi

Como é evidente, esta não é uma lista exaustiva com o que fazer em Abu Dhabi. Até porque, como disse, a cidade é enorme e, entre praias e museus, poderia facilmente passar uma uma semana a visitar a capital dos Emirados Árabes Unidos. Dito isto, além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), eis outras três coisas que pode fazer em Abu Dhabi e arredores. Vai gostar.

O que visitar perto de Abu Dhabi

Fazer um passeio no deserto

Safari no deserto Dubai
Apreciando a paisagem desértica dos Emirados Árabes Unidos

Tal como no Dubai, para quem procura o que fazer em Abu Dhabi, um passeio no deserto é sempre uma opção a considerar. Nesse contexto, poucos tours são tão elogiados quanto o passeio da empresa OceanAir Travels. Inclui passeio num Toyota Land Cruiser com tração às quatro rodas, sandboard nas dunas, assistir ao pôr do sol no deserto próximo a Abu Dhabi, jantar com churrasco e danças tradicionais emiratis, e ainda experimentar costumes locais como fumar narguilé ou fazer uma tatuagem de henna nas mãos.

Visitar o Dubai a partir de Abu Dhabi

Dubai Fountain
Vista da Dubai Fountain, minutos antes do espetáculo de luz e cor

Estando em Abu Dhabi, seria uma pena não aproveitar para visitar o Dubai. As duas metrópoles combinam-se na perfeição numa única viagem, pelo que recomendo vivamente que passe pelo Dubai, nem que seja num passeio de grupo organizado durante um dia bem intenso.

Estas excursões turísticas de dia inteiro saindo de Abu Dhabi passam regra geral por Dubai Marina e Burj Khalifa, o centro comercial Dubai Mall, atrações populares como Palm Jumeirah e Burj Al-Arab. Mas permitem atravessar o canal a bordo de uma abra e visitar os mercados tradicionais de Deira, incluindo o Souk do Ouro e o Souk das Especiarias. É, no fundo, uma forma de otimizar o tempo, visitando muitas das principais atrações do Dubai num único dia.

Conhecer Al Ain e o seu Mercado de Camelos

Visitar Abu Dhabi: Museu Nacional Al Ain
Museu Nacional Al Ain

Tendo mais tempo para explorar o restante território do emirado de Abu Dhabi, não deixe de visitar o mercado de camelos de Al Ain, seguramente um dos últimos souks do género nos Emirados Árabes Unidos.

Note que não é um mercado turístico, pelo que deve optar por uma postura discreta para não perturbar os negócios.

Roteiro de 3 dias em Abu Dhabi

Jubail Mangrove
Passadiços no Jubail Mangrove

Roteiro em Abu Dhabi – Dia 1

Talvez não seja mal pensado começar a viagem visitando duas das principais atrações de Abu Dhabi. Assim, de manhã, visitar o Louvre Abu Dhabi e, de seguida, a Abrahamic Family House (fica perto do Louvre). E, de tarde, conhecer a Grande Mesquita Sheikh Zayed e, se possível, ver as vistas da mesquita a partir do Wahat AlKarama.

Roteiro em Abu Dhabi – Dia 2

Visitar o Palácio Presidencial (Qasr Al Watan), o Qasr Al Hosn e a Casa dos Artesãos. Aproveitar a tarde para fazer um passeio ao longo da Corniche e para desfrutar da Praia Corniche e dar uns mergulhos nas águas quentes do Golfo Pérsico. Em função do horário da maré alta, pode ainda tentar encaixar no roteiro em Abu Dhabi uma caminhada nos passadiços no Jubail Mangrove Park – eu adorei a experiência!

Roteiro em Abu Dhabi – Dia 3

Se não conseguiu ir ao manguezal na tarde anterior por causa das marés, pode aproveitar a manhã para isso. Ou então, num registo totalmente diferente, dar um salto a Yas Marina, atualmente a principal área de entretenimento do emirado (note no entanto que é muito provável que acabe por passar o dia todo em Yas Marina). Alternativamente, para terminar a viagem a Abu Dhabi, pode aproveitar a tarde fazer o referido passeio no deserto com sandboard nas dunas e jantar.

Mapa dos lugares a visitar em Abu Dhabi

No mapa acima, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, entre atrações urbanas, museus e bairros interessantes não falta o que ver e fazer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Dicas para visitar Abu Dhabi

Onde fica Abu Dhabi?

Abu Dhabi é um dos sete emirados que integram os Emirados Árabes Unidos, localizado na costa sul do Golfo Pérsico, na península Arábica. É de longe o maior emirado do país, e faz fronteira com o Dubai e Sharjah, a norte, e ainda com a Arábia Saudita e o Sultanato de Omã.

Qual a melhor época para visitar Abu Dhabi?

A melhor época para visitar o Abu Dhabi são os meses de inverno, sensivelmente entre novembro e abril. Fora dessa janela temporal, arrisca-se a apanhar temperaturas escaldantes. Isso é especialmente verdade nos meses de verão, que se possível deve evitar.

Quantos dias são necessários para visitar Abu Dhabi?

Há quem ache que não há mais nada de interessante para ver em Abu Dhabi para além da Grande ⁠Mesquita Sheikh Zayed e do Museu Louvre. Mas eu discordo.

Assim, eu diria que é preciso 3 dias para conhecer Abu Dhabi, incluindo uma visita à Abrahamic Family House e ao Palácio Presidencial (Qasr Al Watan), à fortaleza Qasr Al Hosn e a Casa dos Artesãos, para além de desfrutar da Corniche, de uma tarde na praia e de um passeio nos passadiços do Jubail Mangrove. Isto para além da inevitável incursão ao deserto.

Dito isto, se o seu objetivo é explorar os locais de entretenimento de Yas Marina, incluindo o Ferrari World, o circuito de Fórmula 1, o parque aquático Yas Waterworld e o parque temático da Warner Bros, seguramente que precisa de mais tempo para o seu roteiro em Abu Dhabi. Neste cenário, talvez 5 dias sejam o ideal.

Como chegar a Abu Dhabi?

De avião

As principais companhas aéreas do planeta voam para Abu Dhabi, sendo que, a partir de Portugal, a Lufthansa e a Turkish Airlines costumam oferecer a melhor relação custo / benefício. Pode também voar para o Dubai e prosseguir viagem para Abu Dhabi de autocarro.

Pesquisar voos para Abu Dhabi

De autocarro desde o Dubai

Eu cheguei a Abu Dhabi vindo do Dubai. Para tal, utilizei o autocarro E101, com ligações frequentes entre a estação Ibn Battuta (Dubai) e a estação principal de autocarros de Abu Dhabi, localizada não muito longe do centro. A viagem demora menos de duas horas e custa 25AED.

Note que não se pode pagar o autocarro com dinheiro. Ao invés, é preciso comprar um cartão Nol (Silver Card) nas máquinas automáticas existentes nas estações de metro (no exterior de Ibn Battuta há uma). Se viajar para Abu Dhabi e voltar ao Dubai de autocarro, carregue o cartão nol com 56AED (sendo 6AED o custo do cartão).

Excursões de um dia a Abu Dhabi a partir do Dubai

Estando no Dubai e tendo pouco tempo para visitar Abu Dhabi, muita gente opta por ir a Abu Dhabi de forma organizada com guias profissionais. Regra geral, os tours permitem conhecer os locais mais emblemáticos da cidade, incluindo a Mesquita Sheikh Zayed, a Corniche, as Etihad Towers e o Palácio Presidencial (Qasr Al Watan).

Se for essa a sua opção, há várias excursões com partida do Dubai, incluindo uma que se chama Abu Dhabi Premium – Excursão turística de dia inteiro e é sem dúvida a melhor.

Como ir do aeroporto até ao centro de Abu Dhabi?

Para quem aterra no Aeroporto -internacional de Abu Dhab, há vários autocarros que ligam a diferentes zonas da cidade. Caso o seu hotel seja em Downtown, por exemplo, é provável que as linhas Al Zahiyah – A1 ou Khalifa Street – A2 sejam as mais indicadas. Seja como for, pesquise como ir do aeroporto para o centro de Abu Dhabi usando o Google Maps, e veja os horários dos autocarros no site oficial do aeroporto.

Alternativamente, se preferir mais conforto ou aterrar em Abu Dhabi já de noite, pode sempre recorrer a um serviço de transfer profissional.

Como se deslocar em Abu Dhabi

Ao contrário o Dubai, em que o metro é muito útil, em Abu Dhabi o meio de transporte que mais utilizei foi o autocarro. Há diversas linhas de autocarro que permitem chegar de forma rápida e barata à maioria dos lugares que queria visitar em Abu Dhabi.

Por exemplo, caso queira visitar as duas principais atrações de Abu Dhabi – a Grande ⁠Mesquita Sheikh Zayed e o Museu do Louvre – no mesmo dia, saiba que a linha de autocarro número 94 une os dois locais em cerca de uma hora e quinze minutos. A viagem custa 2AED.

Evidentemente, nem sempre as linhas de autocarro servem, pelo que por vezes tive de recorrer aos táxis. A esse respeito, saiba que em Abu Dhabi a app Careem é muito mais popular do que o Uber. Em todos os táxis pode pagar com cartão de crédito.

Onde ficar em Abu Dhabi

Antes de mais, veja o artigo sobre hospedagem em Abu Dhabi, para todas as dicas sobre os bairros mais indicados e os melhores hotéis de Abu Dhabi. Em jeito de resumo, para quem visita o emirado pela primeira vez, as melhores regiões são a chamada Downtown Abu Dhabi ou a Corniche. Em particular, hotéis como o excêntrico Hotel Royal Rose ou o mais discreto City Seasons Al Hamra Hotel apresentam excelente localização e boa relação preço / qualidade.

Note que não há muitos hotéis baratos na cidade, mas vale a pena reservar com antecedência para conseguir preços mais baixos. Para todas as opções de hospedagem em Abu Dhabi pesquise no link abaixo. Encontra hotéis e apartamentos para todos os gostos.

Pesquisar hotéis em Abu Dhabi

Gastronomia e onde comer

Há inúmeros restaurantes em Abu Dhabi, incluindo alguns de gastronomia emirati e centenas de pequenos restaurantes de comida indiana. Não fiz nenhuma refeição em restaurantes de luxo dos grandes hotéis; mas, entre os restaurantes que experimentei durante a minha estada em Abu Dhabi, houve dois que sobressaíram. E eram ambos bem simples.

O primeiro chama-se Al Mandoos, conheci-o quando visitei o Souk e serve deliciosa comida dos Emirados Árabes Unidos. Visto de fora, ninguém dá nada por ele (mas comi mesmo muito bem). O segundo é o restaurante vietnamita Pho Ha Noi, que ficava perto do meu hotel e onde acabei por ir três vezes – adorei. Como é evidente, não são os melhores restaurantes de Abu Dhabi, pelo que o melhor é seguir o seu instinto, entrar num restaurante que lhe pareça bem e experimentar.

Quanto a cafés, refiro a título de curiosidade o bidimensional Forever Rose Cafe. Veja as fotos e perceberá imediatamente.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.