Destino: Europa » Eslováquia » Bratislava

Bratislava por quem lá vive: João Mariano

Viver em Bratislava: João Mariano
O João Mariano em Bratislava

Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Bratislava pela mão do João Mariano. O João tem 31 anos, é Engenheiro de Telecomunicações e está a viver em Bratislava há três anos. Desafiei-o a partilhar connosco as suas experiências na capital da Eslováquia, bem como sugestões e dicas para quem quiser visitar Bratislava e conhecer um pouco melhor a cidade.

É um olhar diferente e mais rico sobre Bratislava – o de quem vive por dentro o dia-a-dia da maior cidade da Eslováquia, estando simultaneamente fora da sua “zona de conforto”, deslocado, como acontece a todos os viajantes. Este é o 54º post de uma série inspirada no programa de televisão “Portugueses pelo Mundo”.

Conteúdos do Artigo

Em Bratislava com o João Mariano (entrevista)

Define Bratislava numa palavra.

Contagiante.

Bratislava é uma cidade boa para viver? Fala-nos das expectativas que tinhas antes de chegar, e se a realidade que encontraste bateu certo com a ideia preconcebida que trazias.

A minha primeira preocupação foi o facto da Eslováquia ter temperaturas muito mais frias do que Portugal. No entanto, durante os primeiros dois anos, o frio do inverno não foi assim tão intenso. Em 2017, por outro lado, vivi pela primeira vez um inverno rigoroso, com temperaturas negativas que oscilam entre os -2ºC e os -15°C.

Interessei-me também pela gastronomia, e já sabia que tinham como pontos fortes a carne de porco e algumas variedades de queijo. O que me surpreendeu foram as sopas, que para mim são o ponto forte da cozinha eslovaca.

Em suma, pela minha experiência, considero Bratislava uma cidade boa para se viver.

E o que mais te marcou em Bratislava?

Positivamente, o que mais me marcou em Bratislava foi a localização geográfica. Conseguimos estar em vários países diferentes em muito pouco tempo: Viena (Áustria) em 50 minutos, Budapeste (Hungria) em duas horas, Praga (República Checa) em duas horas e meia, Ljubljana (Eslovénia) em quatro horas, para dar alguns exemplos.

Como caracterizas os eslovacos?

Os eslovacos inicialmente são pessoas frias e requerem algum tempo até nos aceitarem no meio. Quando se atinge um maior nível de confiança, são pessoas amigas, preocupadas e solidárias.

Como é um dia “normal” em Bratislava?

O dia começa normalmente entre as 8:00 e as 8:30, terminando por volta das 16:30. Os eslovacos têm por hábito começar cedo a trabalhar para poderem sair mais cedo, tendo assim mais tempo livre para as suas famílias e vida social.

Para além disso, fazem as refeições muito cedo em comparação com os habitantes do Sul da Europa, podendo almoçar às 11:30 e jantar às 18:30 ou 19:00.

Principalmente na primavera, após o dia de trabalho, é habitual vermos pessoas nas esplanadas perto do rio ou no centro da cidade a conviverem e a beberem cerveja ou a fazerem os mais variados desportos ao ar livre. Os eslovacos são pessoas muito ativas.

Como terminarias esta frase: “Não podem sair de Bratislava sem…”

… visitar o memorial de homenagem aos soldados russos mortos durante a 2ª Guerra Mundial e apreciar a vista sobre a cidade.

Outros pontos que devem ser visitados são as ruínas do Castelo, em Devin, e a Catedral Dom sv. Martina.

Quanto ao turismo, vamos tentar fazer um roteiro de 3 dias em Bratislava. Indica-nos as coisas que, na tua opinião, sejam “obrigatórias” ver ou fazer.

Bratislava
Bratislava

Eu aconselharia começar com uma visita ao Castelo de Bratislava para apreciar a vista sobre a cidade e sobre o Rio Danúbio. Depois, descer em direção à “Old Town” e parar na zona judia, que é uma espécie de mini Bairro-Alto. Nesse bairro, poderá aproveitar para comer comida tradicional da Eslováquia.

Na Old Town, sugiro uma visita ao Teatro Nacional (Slovak National Theater), à Galeria Nacional (Slovak National Gallery) e ao Museu Nacional (Slovak National Museum).

No dia seguinte, proponho irem conhecer a Blue Church, o Reduta (prédio histórico onde se realizam concertos de música clássica e ópera) e o Medical Garden.

Poderão também fazer uma caminhada junto ao rio e atravessá-lo pela Old Bridge.

Durante o verão devem aproveitar o sol, tanto na Maggio Beach, com vista para o castelo, como nos lagos: Zlatie piesky, Ivanka pri Dunaji, Vajnory, Drazdiak, Kuchajda, Cunovo, Kosariska, Senec (onde é possível tomar banho).

Durante o inverno, também temos o Xmas Market, que é muito giro com as suas casinhas de madeira onde se vendem artigos de Natal e comida típica da região. Acontece entre o último fim de semana de novembro e o Natal.

Veja também o post O que fazer em Bratislava.

Tens algumas dicas para poupar dinheiro em Bratislava?

Bratislava tem um custo de vida aceitável. Mas posso sugerir os restaurantes com menus diários com preços que variam entre os 3.60€ e os 6€, incluindo sopa e prato principal.

Sou grande apreciador da gastronomia em viagem. Na tua opinião, que especialidades gastronómicas temos mesmo de provar em Bratislava?

Em Bratislava há diversas opções com que se podem deliciar:

  • Bryndzove halusky – dumplings com queijo de ovelha e pedaços de bacon;
  • Kapustnica – sopa de couve (demolhada em vinagre) com chouriça de carne e cogumelos;
  • Lokse/potatoe – panquecas feitas de batata;
  • Zemiakove placky – pataniscas de batata com alho;
  • Slivkove gule – bolas com recheio de ameixas;
  • Buchty – bolo recheado com doce/queijo doce/coco.

Imagina que queremos experimentar comidas locais. Gostamos de tascas, botecos, lugares tradicionais com boa comida e se possível barato. Onde vamos jantar?

Para comer bem aconselho os seguintes restaurantes, que são frequentados tanto pelos locais como pelos estrangeiros que aqui vivem:

  • FlagShip – Interior histórico que cativa desde o momento em que se entra;
  • Slovak Pub – Decoração Folk e um dos locais mais frequentados;
  • Zlaty Bazant – Música ao vivo e restaurante com mesas corridas, puro eslovaco;
  • Sladovna – Esplanada, cerveja própria e boa comida tradicional;
  • Fabrika – Cerveja própria, decoração moderna e um menu de fusão americano e eslovaco;
  • Mestiansky pivovar – Cerveja caseira;
  • Divny Janko
  • Viecha U Sedliaka Pub

Uma das decisões críticas para quem viaja é escolher onde ficar. Em que bairro nos aconselhas a procurar hotel em Bratislava?

Bratislava
Bratislava

Existem diversas boas opções de alojamento, tanto no centro de Bratislava como ligeiramente mais afastadas (mas com bons acessos).

No centro eu recomendaria o Old City Hotel, cuja localização é exatamente na rua principal (Michalská). Outra opção, um bocadinho mais cara, mas também no centro, é o Hotel Skaritz. Mais afastado, mas ainda na Old Town, existe também o Radisson e, por último, o Crowne Plaza.

Caso prefira ficar alojado fora do centro, eu sugeria os seguintes hotéis, cuja ligação ao centro se faz relativamente rápida, seja caminhando ou de transportes públicos: Falksteiner, Loft Hotel ou Hotel Tatra.

Procurar hotéis em Bratislava

Escolhe um café e um museu:

Café: La Putika.

Museu: Nedbalova Gallery.

Falemos de diversão. O que sugeres a quem queira sair à noite em Bratislava?

Há muitas opções de divertimento noturno em Bratislava. Sugiro as seguintes:

  • KC Duna – Club com bar e discoteca;
  • Subclub – Discoteca underground localizada debaixo do Castelo de Bratislava;
  • Refresh – Restaurante e club;
  • BarRock – Restaurante/bar e club;
  • Babylon – Discoteca;
  • British Rock Stars – Restaurante/bar e concertos;
  • Nu Spirit – Discoteca;
  • Dole – Discoteca.

Tens alguma sugestão para quem pretender fazer compras em Bratislava? O que comprar?

Para quem visita Bratislava, antes de partir, poderá comprar as seguintes lembranças eslovacas (todas para comer ou beber):

  • Slivovica – Brandy de ameixa;
  • Marlenka – Bolo de gengibre;
  • Tatra Tea – Bebida alcoólica (60%) feita em High Tatras (a maior montanha eslovaca);
  • Korbaciky – Queijo em forma de trança;
  • Honey Wine – Licor/vinho de mel, também típico da Eslováquia.

Antes de te despedires, partilha o maior “segredo” de Bratislava; pode ser uma loja, um barzinho, um restaurante, um parque, uma galeria de arte, algo que seja mesmo “a tua cara”.

Eu gosto bastante de dois barzinhos, ambos alternativos, em que um deles vende cervejas artesanais fabricadas em Stupava, uma pequena cidade perto de Bratislava. O outro bar de que eu também gosto muito é o Kontakt. Este bar é muito frequentado tanto por locais como por estrangeiros. A oferta, a qualidade, a atmosfera e o preço são fatores que fazem deste espaço um local acolhedor e recomendável.

Por último, sugiro também, alguns locais onde pode tomar café/chá e fazer uma pausa depois de um passeio turístico pela cidade de Bratislava.

  • Gorila – Bistro integrado numa biblioteca;
  • Urban house – Bistro com estilo hipster. Brunch também disponível;
  • Saint German – Bistro;
  • Mon Dieu – Bistro;
  • Dobre dobre – Bistro com um conceito de dar emprego aos sem-abrigo;
  • Abrakadabra – Casa de chá.

Obrigado, João. Vemo-nos numa próxima viagem a Bratislava.

Guia prático

Onde ficar

Encontre os melhores hotéis e apartamentos de qualidade usando o link abaixo.

Procurar hotéis em Bratislava

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Leia os relatos de outros Portugueses pelo Mundo - os seus testemunhos sobre viver no estrangeiro são de uma riqueza extraordinária.

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário