Moçambique
Moçambique
“Terra dos sorrisos”, diz o Turismo de Moçambique com razão. Num país com a vida selvagem do incrível Parque Nacional de Gorongosa, a ilha de Moçambique, o paradisíaco arquipélago das Quirimbas, a praia do Tofo, a cosmopolita capital Maputo, o charme de Inhambane, o arquipélago de Bazaruto, o Lago e Reserva de Niassa, a cidade costeira de Pemba e até mesmo a barragem de Cahora Bassa, não faltam motivos para se encetarem viagens a Moçambique, numa África muito alegre e colorida.
Pesquisar hotéis em MoçambiqueAlugar carro em MoçambiqueFazer seguro de viagem
Visitar Moçambique: guia prático
Factos sobre Moçambique

- Capital de Moçambique: Maputo
- População: 31 milhões
- Língua oficial: Português
- Fuso horário em Moçambique: GMT +2
- Código telefónico internacional: +258
Fronteiras terrestres: África do Sul, Malawi, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué
Melhor época para viajar para Moçambique
A melhor altura para visitar Moçambique vai de maio/junho até novembro, para aproveitar o tempo seco e mais fresco. Sol a brilhar, céu azul e temperaturas médias entre os 24 e os 27 graus são a norma ao longo de toda a costa – a exceção à regra são os meses mais chuvosos do verão, normalmente dezembro e janeiro. Nas festas de natal e ano novo, na Páscoa e em agosto, os resorts turísticos do sul de Moçambique costumam estar lotados com os vizinhos em férias da África do Sul.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para Moçambique ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Vistos para Moçambique
Desde maio de 2023 que os cidadãos portugueses com passaporte válido por mais de 6 meses estão isentos de visto de entrada em Moçambique para fins de turismo e negócios. A isenção permite múltiplas entradas e uma estadia de até 30 dias, contados a partir da primeira entrada, podendo ser prorrogada por mais 30 dias mediante justificação. Dito isto, em 2026 Moçambique lançou uma plataforma oficial de e-Visa que permite pedir visto online em poucos passos. O sistema está disponível para viajantes de 183 países — incluindo brasileiros – e permite obter vistos de turismo para estadias até 30 dias.
Seguro para viajar em Moçambique
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Moçambique.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar em Moçambique
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem em Moçambique.
Alugar carro em Moçambique
Caso necessite de alugar um carro em Moçambique, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Internet e dados móveis em Moçambique
A forma mais prática de ter acesso à internet em Moçambique é comprar um eSIM da HolaFly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).
Dinheiro
Moeda: Novo metical (MZN). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Todas as cidades, inclusive as de menor dimensão estão equipadas com ATM; mas a maior parte deles só funcionam com os cartões (de débito e crédito) da rede Visa. Considere a utilização de um cartão Revolut para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Tanto nos ATM como nas máquinas existentes em restaurantes e centro comerciais funcionam quase exclusivamente com a rede Visa. São muitos raros os locais onde é possível usar um cartão MasterCard. Se não o tem, é melhor pedir um ao seu banco.