Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Médio Oriente

Misfat Al Abriyeen e Al Hamra, as bonitas aldeias de adobe de Omã

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Médio Oriente Nizwa Omã Aldeias
Atualizado em 1.09.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Visitar Misfat Al Abriyeen
Entrada da zona antiga de Misfat Al Abriyeen

O meu roteiro omanita contemplava um dia para explorar a zona montanhosa de Jebel Shams, incluindo duas das mais belas e intrigantes aldeias de adobe de Omã: Misfat Al Abriyeen (também conhecida como Misfah) e Al Hamra.

Assim, uma vez terminado o trekking no Balkony Walk, voltei a descer pela mesma estrada rumo a Al Hamra, mas não parei na aldeia nessa altura. Primeiro, fui visitar Misfat Al Abriyeen.

A aldeia Misfat Al Abriyeen

Aldeia Misfah
Vista geral da aldeia de Misfat Al Abriyeen

Misfat Al Abriyeen é uma pequena povoação montanhosa localizada a 1.000 metros de altitude, com uma interessante fusão entre os velhos tempos e a modernidade.

É uma aldeia muito fértil, porventura fruto do incrível sistema de irrigação tradicional, denominado falaj, comum a várias outras aldeias de Omã – como Birkat Al Mouz -, que a UNESCO classificou como Património da Humanidade.

Apesar da proximidade de Nizwa, o ambiente é totalmente rural. Para além do palmeiral, das plantações de bananas, papaias, romãs e mangas e dos pequenos becos e vielas de Misfat Al Abriyeen, o que mais me fascinou foi a serenidade da aldeia. Isso e, claro está, as casas de adobe e tijolos de argila abandonadas.

Visitar Misfat Al Abriyeen
Boa parte das casas de Misfat Al Abriyeen está em ruínas

Tenho uma atração inexplicável pelo adobe. Adoro caminhar por ambientes criados com aquele material natural e monocromático; como se houvesse um misticismo intrínseco à mistura de argila e palha usada durante milénios em locais como as mesquitas de Djenné, no Mali, e Bobo Dioulasso, no Burkina Faso; a cidadela de Bam, no Irão; o complexo arqueológico de Chan Chan, no Peru; a incrível cidade de Shibam, no Iémen; ou o belíssimo ksar de Ait-Benhaddou, em Marrocos.

Misfat Al Abriyeen é mais modesta, é certo, mas igualmente fascinante. Muitas das casas de adobe foram construídas em cima de fundações rochosas, que lhe transmitem uma altivez apenas beliscada pelo facto de boa parte estar totalmente em ruínas.

Oásis Misfat Al Abriyeen
Oásis de Misfat Al Abriyeen

Descendo até à base da aldeia, junto ao palmeiral, avistei à minha esquerda as primeiras marcações do trilho W9. Aproximei-me.

Trekking W9

O W9 é um percurso linear que liga Misfat Al Abriyeen ao ponto onde se encontram os trekkings W8 e W10a. O desnível ronda os 1.050 metros positivos, até atingir o topo de planalto, no alto dos seus 2.000 metros. O grau de dificuldade é, por isso, relativamente elevado.

Não tinha tempo para fazer a totalidade do W9, seguramente um dos melhores trekkings de Omã. Mas, estando em Misfat Al Abriyeen, local onde o percurso começa, não resisti a percorrer o início do trilho.

Trekking W9, Omã
Parte inicial do trekking W9, próximo de Misfat Al Abriyeen

Desviando-me de um falaj onde um letreiro pedia aos homens para não avançarem (zona de banhos só para mulheres), caminhei por um percurso devidamente assinalado ao longo do palmeiral. Burros carregados com grandes sacos brancos cruzaram-se comigo várias vezes, em grande velocidade, conduzidos por rapazes jovens que corriam atrás dos animais.

Adiante, o oásis terminou e o declive do trilho foi aumentando. Caminhei mais um pouco, até que decidi voltar para trás, consciente de que estava a abandonar uma das melhores caminhadas do país.

O objetivo era visitar Al Hamra com as cores quentes do entardecer.

Al Hamra

Visitar Al Hamra
Al Hamra, uma das mais bonitas aldeias de adobe de Omã (em ruínas)

Cheguei a Al Hamra com o objetivo de conhecer a zona velha da cidade, integralmente construída em adobe.

Tinha lido no blog da Carla Mota que em Al Hamra havia um museu que permitia conhecer o modo de vida tradicional omanita; mas na verdade não o encontrei. Talvez estivesse fechado dado o adiantado da hora; ou então não procurei o suficiente.

Al Hamra
Casas em ruínas no interior de Al Hamra

Estava verdadeiramente cansado. Depois de completar o trekking no Balkony Walk, de visitar Misfat Al Abriyeen e de fazer o início do trilho W9, as forças não deram para muito mais.

Regressei ao carro e rumei por fim à aldeia de Birkat Al Mouz, a base escolhida para explorar as montanhas Jebel Shams. Tinha sido um dia intenso, preenchido e cansativo, mas fabuloso.

Casas de abobe em Al Hamra
Casas de abobe em Al Hamra

Guia para visitar Misfat Al Abriyeen e Al Hamra

Como chegar

Sendo os transportes públicos virtualmente inexistentes, alugar um carro é fundamental para explorar a região montanhosa de Jebel Shams. Incluindo visitar as aldeias de adobe de Al Hamra e Misfat Al Abriyeen.

Ver preços de um carro alugado

Onde ficar

Nizwa é uma base conveniente para explorar toda a região de Jebel Shams e, caso seja essa a sua opção, recomendo os hotéis Al Diyar Hotel e Golden Tulip Nizwa (com piscina, o que é sempre agradável no fim de um dia de calor intenso).

Se preferir ficar na aldeia de adobe de Misfat Al Abriyeen, existe uma guesthouse acolhedora junto ao palmeiral, onde julgo ser magnífico ficar alojado. Chama-se Misfah Old House e tem muito bom aspeto. Apesar da aldeia ficar sem vida ao final da tarde, vale com toda a certeza a experiência!

Pesquisar hotéis em Nizwa

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Médio Oriente Nizwa Omã Aldeias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Nizwa e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Trekking em autonomia nas montanhas Tien Shan (Quirguistão)
7 Lugares especiais que tem (mesmo) de visitar em Muscat »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Nizwa

Reserve um hotel em Nizwa ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens