Berat e Gjirokaster são duas cidades históricas do interior da Albânia, classificadas como Património Mundial pela UNESCO. São ambas lindíssimas e destinos que recomendo, mas a comparação entre Berat e Gjirokaster é inevitável, especialmente para quem não dispõe de muito tempo e tem de optar por conhecer apenas uma delas. Assim sendo, é melhor visitar Berat ou Gjirokaster?
Um viajante norte-americano que conheci em Ohrid e que já tinha andado a viajar na Albânia disse-me o seguinte, quando lhe perguntei se achava Berat e Gjirokaster muito diferentes:
“Gjirokaster é mais turístico; Berat é uma cidade que vai crescendo dentro de ti“.
Foi com essas palavras na cabeça que decidi incluir ambas no meu roteiro de viagem pela Albânia. Mas, se tivesse que escolher uma, o que faria?
Visitar Berat ou Gjirokaster
Não há duas cidades iguais – é uma verdade absoluta. No caso de Berat e Gjirokaster, ambas são classificadas pela UNESCO como Património Mundial; ambas têm belíssimos centros históricos, casas tradicionais, um castelo e gente muito hospitaleira. Mas não se pode dizer que sejam iguais. Longe disso.
Vejamos o que mais apreciei em cada uma delas.
Berat
O que mais gostei em Berat
- O Castelo de Berat é como uma aldeia muralhada. Não é um museu; vive gente dentro do castelo. E isso torna-o incrivelmente atraente.
- A fotogenia do bairros Mangalem (principalmente) e Gorica, com as suas ruas labirínticas e casas antigas.
- O dolce fare niente nos cafés da boulevard Republika.
- A hospitalidade da família do Hostel Mangalem, onde fiquei alojado.
Reconheço, no entanto que, Berat não é para todos. À parte o castelo, não se pode dizer que haja muitas mais atrações turísticas na cidade; e os turistas são escassos. Ainda assim (ou talvez por isso), senti-me incrivelmente bem em Berat.
Leia Berat, a cidade das mil janelas.
Gjirokaster
O que mais gostei em Gjirokaster
- A arquitetura das casas Otomanas, cujo esplendor máximo será a Casa Zekate (pode-se visitar).
- Todo o centro histórico, com suas ladeiras empedradas, é muito vibrante. E há muitas coisas para ver, como o Museu Etnográfico, um bunker da Guerra Fria, o bazar e as já referidas casas Otomanas.
- Nota-se a preocupação em preservar os edifícios seculares (mesmo que seja recuperando-os para transformar em unidades hoteleiras).
- As condições e a atmosfera do incrível Stone City Hostel, onde fiquei alojado. É daqueles lugares onde as pessoas vão ficando, ficando, ficando…
Gjirokaster é hoje mais turístico que Berat, e isso nota-se nas pequenas coisas (como um taxista mentir descaradamente dizendo que eram 6km desde o ponto onde o autocarro me deixou até ao centro histórico – a app Maps.me indicava 1,5Km). Dito isto, ainda consegue manter o charme de uma vila do interior.
Veja também o artigo Gjirokaster, arquitetura Otomana em todo o seu esplendor.
Conclusão
O melhor é visitar as duas mas, se eu tivesse mesmo que escolher uma, a decisão seria muito difícil. É certo que Gjirokaster tem mais coisas para ver e fazer (além de um hostel maravilhoso), mas eu adorei o tempo passado em Berat, mesmo sem ter grandes atrações turísticas.
Sim, tendo mesmo de optar, julgo que escolheria Berat. Talvez o norte-americano tivesse mesmo razão.
Guia prático
Transporte entre Berat e Gjirokaster
Assumindo que segue a sugestão de visitar as duas cidades. Na altura em que visitei a Albânia, havia apenas dois transportes por dia a fazer a ligação Berat – Gjirokaster.
Onde ficar
Em Gjirokaster: não tenho qualquer dúvida em recomendar o Stone City Hostel. Se preferir um hotel tradicional, veja esta lista com os melhores hotéis de Gjirokaster.
Pesquisar hotéis em Gjirokaster
Em Berat: sugiro que escolha um hotel na cidade baixa, não dentro do castelo. Eu fiquei no Hostel Mangalem, mas pode ser demasiado simples para os viajantes mais exigentes. Para outro tipo de alojamento, veja a lista com os melhores hotéis de Berat e escolha o que mais se adequar ao seu estilo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.