Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens à Rússia.
Visto de entrada na Rússia
O visto turístico de entrada na Rússia não é, nem por sombras, o de mais fácil obtenção. O melhor conselho que posso aqui partilhar é o de se tratar da aquisição do visto o mais cedo possível, sendo que o consulado russo só emite os vistos a menos de 90 dias da data de entrada no país. Além disso, é obrigatório um seguro de viagem de uma companhia seleccionada e, por algum motivo, em Portugal, a AXA Seguros aparenta ser aquela que menos objeções levanta junto dos funcionários do consulado.
Café-restaurante Apshú, Moscovo
Fundado por um grupo de escritores e intelectuais, o café restaurante Apshú é um local de convívio de ambiente informal, agradável e despretensioso. Aberto 24 horas por dia, com música ao vivo de variadas tendências e uma pequena biblioteca com exemplares em russo e inglês, é um espaço absolutamente recomendável para uma refeição ou uma bebida a preços aceitáveis, longe do ambiente de novo-riquismo instalado em muitos pontos da cidade.
Nikita, na Ilha de Olkhon, Lago Baikal
Para alguém que se desloque à Ilha de Olkhon, não há como ficar perdido ou sem alojamento. Nikita é verdadeiramente o homem da ilha, aquele que controla tudo, que sabe tudo, que distribui os viajantes pelas casas dos habitantes de Khuzhir, que providencia qualquer coisa, que desenrasca qualquer situação. Nikita, que todos na ilha conhecem, é pois o homem a encontrar mal chegados à povoação de Khuzhir. E não há como não dar com ele.
Downtown Hostel, Irkutsk, Sibéria
Sendo um viajante independente e com um orçamento modesto, o mais provável é que se opte por ficar num hostel – espécie de pousada da juventude de cariz mais pequeno e privado – não só pelo factor monetário mas também por ser um excelente ponto de encontro de viajantes, de convívio, de troca de informações úteis. Em Irkutsk, sugiro o novíssimo Downtown Hostel, simples mas acolhedor, espaço de ambiente familiar servido por pessoal de extrema simpatia e afabilidade.
Bilhetes de comboio para a linha transiberiana
Não há necessidade de comprar os bilhetes de comboio com antecedência numa “especializada” agência estrangeira. Mais vale acorrer directamente às estações de comboio locais, na Rússia. Não só porque os preços por aquelas praticados são incomparavelmente superiores aos preços reais dos bilhetes, mas também porque, regra geral, poucos viajantes planeiam delongar-se na região siberiana tempo suficiente para dela desfrutarem convenientemente. E, quando o descobrem, é demasiado tarde.
O trecho inicial de Moscovo até à primeira paragem poderá, no entanto, ser adquirido antecipadamente, para evitar demoras indesejadas em Moscovo, resultantes da possível lotação esgotada dos comboios existentes no dia pretendido. Para tal, recomenda-se o recurso a uma agência russa com presença on-line, como a WayToRussia.
Passagem da volta ao mundo pela Rússia
– Deambulações pela cidade de Moscovo, Rússia
– Vida em Movimento no Transiberiano
– Lago Baikal, Tesouro Siberiano
– Lua de invulgar mel na linha transmongol
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe um comentário