Quem acompanha este blog sabe que prefiro viajar sozinho a participar em press trips porque detesto viajar em “manada” e, regra geral, os organizadores pensam que quanto mais “atrações turísticas” mostrarem melhor, deixando pouco espaço para o contacto com as pessoas, para visitar aspetos do quotidiano como as ruas, os mercados ou, simplesmente, para sentar numa esplanada a absorver o dia-a-dia de uma localidade.
Foi por isso que, quando a simpaticíssima Sílvia Lopes, do Turismo de Marrocos em Portugal, me convidou para uma viagem à costa Atlântica de Marrocos, a primeira pergunta que lhe fiz não foi sobre detalhes do itinerário ou o alojamento mas sim sobre o número de jornalistas do grupo – porque isso influencia, e muito, as experiências de viagem. O grupo era na verdade pequeno e por isso aceitei integrar a viagem sem pestanejar, até porque andava há anos para regressar a Marrocos (a última vez que lá estive tinha sido há mais de 15 anos). Em boa hora o fiz.
Passei quatro dias na costa atlântica de Marrocos, sensivelmente entre El Jadida (antiga Mazagão) e Essaouira, com uma incursão à maravilhosa cidade de Marraquexe para fechar a viagem em grande.
Ao longo dos próximos dias vou publicar uma série de textos – chamemos-lhe Especial Costa Atlântica de Marrocos, de El Jadida a Essaouira – inspirada nesta recente viagem a Marrocos, e ficaria muito honrado se me acompanhasse:
- Essaouira em sketchs
- À descoberta de Azamor, El Jadida, Oualidia e Safi
- Velha Mazagão, um mini-ensaio fotográfico
- Um hotel numa igreja? Sim, existe. Fica em El Jadida
- Essaouira, o começo de uma grande amizade
- Porto de Essaouira, um mini-ensaio fotográfico
Escrevi também um artigo sobre o anoitecer na praça Djemaa el-Fna de Marraquexe, que lhe pode interessar.
Seguro de viagem para Marrocos
Mesmo que a viagem seja de curta duração, é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para viajar com paz de espírito. E, para mim, os seguros da IATI são os melhores e mais completos do mercado.
Entre eles, costumo recomendar o IATI Estrela - é o seguro que faço nas minhas viagens. Mas, não sendo os custos da saúde em Marrocos demasiado elevados, talvez o IATI Standard seja suficiente. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 250.000€ em gastos médicos (em vez de um milhão) e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização.
Fazer seguro para Marrocos (com 5% de desconto)
Internet e dados móveis em Marrocos
A forma mais prática de ter acesso à internet em Marrocos é comprar um eSIM da HolaFly para Marrocos (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico marroquino e tem dados móveis ilimitados.