Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Geórgia » Tbilisi

Percorrendo a Estrada Militar Georgiana, de Tbilisi a Kazbegi

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Geórgia Tbilisi
Atualizado em 24.12.2022 | Tempo de leitura: 7 minutos

Fortaleza de Ananuri, Geórgia
Fortaleza de Ananuri, localizada a 66km de Tbilisi

Estrada Militar Georgiana (Georgian Military Highway) é o nome historicamente atribuído a uma rota estratégica com 212km de extensão que liga Tbilisi, na Geórgia, a Vladikavkaz, na Ossétia do Norte, Rússia, através da região montanhosa da Kazbegi.

Para além do significado histórico e comercial, a Estrada Militar Georgiana atravessa paisagens de montanha incrivelmente cénicas. Percorrê-la no trecho entre a capital e Kazbegi é, pois, um dos melhores passeios para fazer desde Tbilisi. Por tudo isso, é uma das atrações mais emblemáticas do país e merece, na minha opinião, estar incluída em qualquer roteiro na Geórgia.

Entre as paragens mais populares ao longo da estrada contam-se a Fortaleza de Ananuri, o Monumento à Amizade Rússia – Geórgia e, claro, a Igreja da Trindade de Gergeti, já em Kazbegi (oficialmente conhecida como Stepantsminda). Essas foram exatamente as paragens que fiz – num dia longo, intenso e muito preenchido.

Abaixo, descrevo o que visitei ao longo da Estrada Militar Georgiana. No regresso, ainda fui visitar Mtskheta antes de ir descansar para Tbilisi.

Fortaleza de Ananuri

Lago Zhinvali
O castelo fica junto ao reservatório de Zhinvali

Saí muito cedo de Tbilisi, direto à Fortaleza de Ananuri. Localizada junto ao reservatório de Zhinvali, que abastece Tbilisi de água potável, a fortaleza é, muito provavelmente, um dos castelos mais fotogénicos de toda a Geórgia.

Infelizmente, talvez por ser demasiado cedo, a porta da Igreja da Assunção estava fechada. Na impossibilidade de entrar na igreja, fui explorar toda a parte exterior do mosteiro.

O que ver na Estrada Militar Georgiana: Ananuri
Vistas a partir de uma das torres da fortaleza de Ananuri

Primeiro, desfrutei das incríveis vistas sobre o reservatório de Zhinvali a partir de um pequeno miradouro.

Depois, e apesar da chuva que começava a cair, explorei totalmente as zonas exteriores da fortaleza.

E, finalmente, caminhei pelas ameias e subi a uma das torres, que oferecia vistas ainda mais espetaculares sobre a albufeira.

Igreja da Assunção, Ananuri
Interior da Igreja da Assunção, Ananuri

Preparava-me para, um pouco frustrado, desistir da visita à igreja e sair da fortaleza quando vi uma senhora a dirigir-se à porta. Por uma sorte incrível, eu estava junto à porta nesse momento, pelo que, mal ela a abriu, fui o primeiro a entrar.

E assim, por cerca de um minuto, tive a Igreja da Assunção só para mim – com frescos datados dos séculos XVII e XVIII nas suas paredes. Wow!

Frescos igreja Ananuri
Frescos no interior da Igreja da Assunção

Depois de visitar a Fortaleza de Ananuri, continuei viagem em direção à Igreja da Trindade, no Parque Nacional de Kazbegi (Stepantsminda), objetivo último do passeio. A caminho, uma paragem em Gudauri.

Miradouro Gudauri (Monumento à Amizade Rússia – Geórgia)

Miradouro Gudauri, Geórgia
Miradouro Gudauri

A avaliar pela existência de resorts de esqui em Gudauri, em plena cordilheira do Cáucaso, as temperaturas baixas e a neve são uma constante na região. Eu visitei a Geórgia na primavera mas, quando o carro parou junto ao Miradouro Gudauri, estavam um frio e uma ventania tais que a visita se tornou extremamente desagradável. Ainda assim, fui espreitar o chamado Monumento à Amizade Rússia – Geórgia. De fugida.

Tal como o nome deixa antever, o monumento – construído em 1983 – pretende celebrar as boas relações entre a Rússia e a Geórgia. Na verdade, serve para comemorar o bicentenário do Tratado de Georgievsk, e o aprofundar das relações daí decorrentes entre as então repúblicas soviéticas.

Arquitetonicamente, é um monumento de betão bastante simples, onde pontifica um mural de azulejos que retrata cenas relativas à história de ambos os países. Não fiquei muito tempo para observar com pormenor os azulejos, mas fica a referência.

Igreja da Trindade de Gergeti, em Kazbegi

Igreja da Trindade, Kazbegi, Geórgia
Vista da Igreja da Trindade de Gergeti, no Parque Nacional de Kazbegi

Objetivo principal da viagem ao longo da Estrada Militar Georgiana, eis que a povoação de Stepantsminda, mais conhecida pelo antigo nome de Kazbegi, já perto da fronteira com a Rússia, se começou a avistar.

Lá chegado, e apesar da estrada rumo à Igreja da Trindade de Gergeti estar já totalmente pavimentada, ainda havia habitantes locais a oferecer os serviços dos seus potentes jeeps 4×4 para, a preços inflacionados, levar os turistas até à igreja.

A alternativa seriam duas horas de caminhada, sempre a subir. Acabei por ir de carro até à Igreja da Trindade de Gergeti e depois descer a pé, apesar das condições climatéricas difíceis, com chuva, frio e vento.

Nota: desde janeiro de 2019 que a estrada está totalmente pavimentada, sendo portanto acessível a qualquer veículo. O dispendioso serviço dos jipes é, portanto, dispensável.

Visitar Kazbegi: Igreja da Trindade
Igreja da Trindade de Gergeti, Geórgia

Construída no século XIX, a igreja é daqueles casos em que a atração é ainda mais bonita à distância.

Não que o seu interior seja desinteressante; mas porque, dada a sua localização estratégica no topo da montanha, tem picos nevados – e montanhas tantas vezes envoltas em nevoeiro – como pano de fundo. Uma visão mil vezes fotografada, é certo, mas que dificilmente desilude.

Lá dentro, os habituais frescos das igrejas ortodoxas da Geórgia – de que tanto gosto.

Estrada Militar Georgiana: Igreja da Trindade, Kazbegi
O interior da Igreja da Trindade de Gergeti, Kazbegi

Veja também o post sobre o Mosteiro David Gareja.

O interior da Igreja da Trindade, Kazbegi, Geórgia
Igreja da Trindade de Gergeti

Uma vez terminada a visita à Igreja da Trindade de Gergeti, era então hora de regressar a Kazbegi. Antes disso, um taxista ofereceu-me um shot de shasha, a poderosíssima aguardente local, para aquecer o corpo e a alma. Logo a seguir, comecei então a descer para a povoação.

O trilho atravessa paisagens muito diversificadas, incluindo uma pequena parte pela estrada, uma zona florestal muito bonita e alguns descampados. Em todo o lado, havia muita lama – mas nada que impedisse de desfrutar da caminhada.

Felizmente, a chuva só se começou a fazer sentir com intensidade estava já a povoação de Kazbegi à vista. Descer a pé tinha sido uma escolha acertada.

Trilho entre Kazbegi e a Igreja da Trindade de Gergeti

O dia já ia longo e preenchido mas, no regresso a Tbilisi, ainda cheguei a tempo de ver os últimos raios de sol aquecerem as fachadas dos monumentos históricos de Mtskheta, que a UNESCO classifica como Património Mundial.

Guia prático

Como organizar a viagem

Para percorrer a Estrada Militar Georgiana (e parar onde quiser)

A melhor forma de percorrer a Estrada Militar Georgiana de forma independente é num táxi privativo. Dessa forma, poderá parar onde entender, demorando o tempo que quiser.

Peça ajuda na receção do seu hotel em Tbilisi para organizar a viagem com alguém de confiança. Antes de partir, acerte todos os detalhes (como o facto de poder mesmo parar onde quiser), incluindo o preço.

Para visitar apenas Kazbegi (e a Igreja da Trindade de Gergeti)

Para visitar a Igreja da Trindade de Gergeti a partir de Tbilisi de forma económica, há que recorrer a uma marshrutka. Um dos melhores locais para encontrar quem o leve até Kazbegi é a estação de metro de Didube. As marshrutkas saem com regularidade de Didube com destino a Kazbegi, para uma viagem de 3-4 horas através da Estrada Militar Georgiana. Normalmente há uma paragem pelo meio.

O motorista vai deixá-lo na estação de Kazbegi. Daí até à Igreja da Trindade pode ir a pé (cerca de duas horas, sempre a subir) ou contratar um habitante local para o levar. Negoceie.

Para visitar a Fortaleza de Ananuri

Caso queira apenas visitar a Fortaleza de Ananuri (a partir de Tbilisi), a estação de metro de Didube é igualmente o local onde encontrará transportes baratos. Há marshrutkas não só para Kazbegi como também para Pasanauri – peça a alguém que lhe indique uma com destino a Pasanauri.

Onde ficar

Eu não fiquei hospedado em Stepantsminda (Kazbegi), mas a verdade é que a região é lindíssima. A povoação fica a 6km da Igreja da Trindade de Gergeti e, além disso, tem opções de alojamento de grande qualidade e muito baratas. Desde logo, a acolhedora Keti Ciklauri Guest House, o bem cuidado Hotel Sunshine Kazbegi ou a familiar Guest House 15. Se preferir algo com algum luxo, não hesite em verificar o Rooms Hotel Kazbegi, de quatro estrelas; é excelente!

Ao invés, caso prefira ficar baseado na capital e ir e voltar no mesmo dia, veja o post sobre onde ficar em Tbilisi. Nesse artigo falo dos melhores bairros e hotéis da cidade, e será com toda a certeza muito útil.

Para encontrar todas as opções de hospedagem em Stepantsminda use o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Stepantsminda

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Geórgia Tbilisi

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Stepantsminda e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Património Mundial da UNESCO na Bolívia
O Museu de Josef Stalin, em Gori »

Comentários

  1. Álvaro Cabrita Vieira

    Olá Filipe, muito obrigado por ter enviado todas estas descrições sobre a viagem à Geórgia. Ao ler o resumo da viagem é uma forma de viagem sem sair de casa.
    Tenha cuidado com o covid19, Matosinhos é o 4 concelho com mais pessoas infectadas ( 798). Na Madeira é obrigatório o uso da máscara para quem circula na rua.
    Quanto à Geórgia, o local mais perto onde estive até hoje foi em Istambul em 1981.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Stepantsminda

Reserve um hotel em Stepantsminda ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens